Política MT
Celebração ao Dia da Mulher reúne colaboradoras no gabinete do deputado Eduardo Botelho na AL

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) promoveu, nesta quarta-feira (05), um momento especial de confraternização e reconhecimento às mulheres que atuam em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O encontro reuniu colaboradoras da equipe e contou com a participação da deputada estadual Janaína Riva (MDB).
Durante a celebração, Botelho destacou o papel fundamental das mulheres na sociedade, na política e também no ambiente de trabalho, ressaltando que o reconhecimento da força feminina deve ser permanente e não apenas em datas comemorativas.
“O trabalho das mulheres é essencial em todos os espaços. Aqui no gabinete, nossa grande força são as mulheres, são vocês. Eu gosto de trabalhar com mulheres, porque acredito que com mulher as coisas funcionam bem. Sempre tive uma relação de muito respeito e parceria com todas que trabalharam comigo. Quero agradecer a cada uma pelo compromisso, pela dedicação e pelo trabalho que realizam todos os dias”, afirmou o parlamentar.
Botelho também reforçou a importância de ampliar a participação feminina na política e de manter o enfrentamento constante à violência de gênero, destacando que a valorização da mulher precisa ser uma pauta permanente na sociedade. Como forma de homenagem e reconhecimento, o deputado Eduardo Botelho também entregou às colaboradoras do gabinete uma lembrança simbólica, uma rosa acompanhada de um creme para as mãos, gesto que representou carinho, gratidão e respeito pelo trabalho desenvolvido diariamente pelas mulheres que integram sua equipe.
A deputada Janaína Riva parabenizou todas as mulheres pelo mês de março e ressaltou as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas, fruto da luta e da dedicação feminina em diversos espaços da sociedade.
“Parabenizo todas nós, mulheres, pelo nosso mês. Março é um período de celebração, mas também de reflexão sobre tudo o que conquistamos. No passado, muitos espaços nos eram negados. Hoje, com muito esforço, temos avançado. Somos arrimo de família, sustentamos nossos lares e muitas vezes somos pai e mãe ao mesmo tempo. A renda das mulheres hoje é essencial dentro das casas”, destacou.
Em tom descontraído, Janaína também mencionou o aniversário de Botelho, celebrado no mesmo dia do Dia Internacional da Mulher.
“A gente sempre brinca que o deputado gosta tanto de mulher que nasceu justamente no Dia da Mulher”, disse.
Responsável pela gestão de equipes, o assessor parlamentar Ricardo Adriane também destacou a importância do trabalho realizado pelas mulheres no dia a dia das atividades legislativas.
Segundo ele, grande parte do funcionamento do gabinete passa diretamente pela dedicação e competência das colaboradoras.
“As mulheres têm um papel fundamental no funcionamento do gabinete. Elas participam ativamente da organização, da gestão e da execução de muitas das atividades que realizamos diariamente. Esse reconhecimento é mais do que merecido, porque o trabalho, a responsabilidade e o comprometimento de cada uma fazem a diferença no resultado que entregamos à sociedade”, ressaltou.
O chefe de gabinete do parlamentar, Lilo Pinheiro, também prestou homenagem às mulheres e destacou a liderança de Botelho e sua sensibilidade no trato com as pessoas.
“Quero começar falando de um ser humano incrível, extremamente atencioso, que procura sempre estender a mão e ajudar as pessoas de forma indistinta, que é o nosso deputado Eduardo Botelho. Sua liderança e seu compromisso com Mato Grosso nos motivam diariamente a trabalhar com dedicação. E o respeito e o carinho que ele tem com as mulheres, inclusive com lideranças como a deputada Janaína Riva, são um exemplo para todos nós”, afirmou.
A celebração reforçou a importância de reconhecer o protagonismo feminino em todas as áreas, destacando que a valorização da mulher, a ampliação de seus espaços de decisão e o combate à violência de gênero são compromissos que precisam ser fortalecidos durante todo o ano.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis
Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria
A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.
Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.
Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.
A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.
O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.
Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.
Política MT
E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Foto- Assessoria
A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.
Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.
O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.
Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.
A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.
E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.
A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.
Política MT
Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Foto-Assessoria
Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.
A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.
“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.
As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.
O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.
Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.
“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.






