Famosos
Cena de novela do SBT gera controvérsia ao minimizar racismo
A novela “ As Aventuras de Poliana”, exibida pelo SBT, protagonizou uma grande polêmica em seu capítulo exibido na última quarta-feira (08). A cena interpretada pelas atrizes Duda Pimenta (Késsya) e Eliana de Souza (Helô) foi considerada desrespeitosa com os negros para muitos internautas.

A cena da novela do SBT
sobre racismo
protagonizada pelas atrizes negras não foi bem vista pelo público, já que no texto interpretado pela personagem Helô, deixou a entender que os próprios negros seriam culpados por sofrerem casos de preconceito.
“Sabe qual é um dos maiores culpados pelo preconceito?”, pergunta Helô. “Os racistas”, respondeu Késsya. “Não. A nossa cabeça. E para que os outros parem de ver a nós negros como diferentes, nós precisamos parar de nos ver como diferentes. Como piores ou melhores do que determinada raça”, explicou a personagem. Confira a cena:
O racismo é um sistema eficiente porque ele adapta o discurso conforme a necessidade da época.
Não me espanta a cara de pau de uma emissora, com inúmeros históricos racistas, produzir um texto deste. E o pior: numa novela que o público é infantil. pic.twitter.com/bQnRAKn4LM
— Caio César (@geocaio_) 9 de agosto de 2018
Cena sobre racismo criou revolta

A cena casou uma grande repercussão na web e muitos internautas não concordaram com o jeito que o assunto foi abordado em “As Aventuras de Poliana”. “O ano é 2018, a novela INFANTIL do SBT ensinando que o racismo está na nossa cabeça e só existe por culpa dos negros”, escreveu um.
“Tá de curtição que o SBT quer fazer uma lavagem cerebral nas crianças negras. Que lamentável. Dizer que o racismo está nas nossas cabeças é ir na contramão de uma sociedade cruel e sem escrúpulos”, comentou outro.
“Segundo a linha de pensamento do autor, o racismo seria um complexo de inferioridade que reserva estreita relação com um delírio. Ela basicamente tratou a menina como uma esquizofrênica que precisa se ajudar diante das suas próprias ideias e pensamentos”, argumentou mais um. A novela é escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos.
Gente fiquei horrizado quando vi isso. O que esse SBT ta querendo colocar na cabeça das crianças? Que racismo não existe? https://t.co/BQX5OCLOLs
— Brenno (@BrennoDuartePM) 9 de agosto de 2018
É triste ver o SBT reproduzindo o discurso que o racismo é um “Mimimi”. Novamente, reforçando ideais de que não existe uma dívida com os negros, a escravidão é algo que “deve ser deixado no passado”. Realmente são tempos sombrios, não há como negar.
— Neto Menezes Vydal (@NVydal) 9 de agosto de 2018
– Kessya, sabe qual é um dos maiores culpados pelo preconceito?
– Os racistas.
– Não. A nossa cabeça.Diálogo retirado do capítulo de hoje (08/08) de #AsAventurasDePoliana
.Como assim? Os negros são os culpados por sofrerem racismo? Quanto desserviço, @SBTonline
@sbt_poliana
! pic.twitter.com/sUDOlUrcM6— Lucas Araújo (@lucasaraujo_) 9 de agosto de 2018
Que é o argumento da criança. Texto ridículo mesmo, a menina parece mais consciente do que a adulta da história.
— ??Sheila Mello ?️? (@shemello) 9 de agosto de 2018
A página “Mãe Preta”, que tem grande popularidade no Facebook também publicou o vídeo ressaltando sua indignação com a cena. “Vídeo da cena em que a coordenadora negra ensina a menina que o racismo é culpa dos negros. A branquitude se aproveitando da nossa imagem para reproduzir e propagar o seu discurso racista, fugindo da responsabilidade pelos seus atos”, escreveram sobre a cena exibida pelo SBT.
.
Famosos
Ana Castela homenageia a mãe com mensagem emocionante: ‘Aniversário dela’
Famosos
Fernanda Paes Leme mostra rotina de pilates e brinca com seguidores: ‘Gostosa!’

Fonte: TOP FAMOSOS
Famosos
Fabiana Justus celebra renascimento após transplante e 15 anos de casamento
-
Rondonópolis13/04/2026 - 22:56Prefeitura abre licitação para obras de pavimentação e drenagem no Maria Vetorasso
-
Rondonópolis13/04/2026 - 23:05Rondonópolis|Secretaria de Educação instaura sindicância para apurar irregularidade patrimonial em escola municipal
-
Rondonópolis15/04/2026 - 13:16Prefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
-
Rondonópolis15/04/2026 - 19:09Rondonópolis|Justiça mantém ex-gestora fora do Serv Saúde e rejeita recurso do SISPMUR
-
Policial16/04/2026 - 10:29Vendas de camarotes e bangalôs para a Semana do Cavalo e o Rodeio É o Bicho começam nesta quinta-feira

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b0f0e84207c948ab8b8777be5a6a4395/internal_photos/bs/2026/P/U/0xajmBSqOPC4TxYUfnGQ/fepa.jpg)







