Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Ceope realiza mais de 32 mil procedimentos odontológicos em 2025

Publicado

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 32.481 procedimentos odontológicos em 2025.

Os serviços mais realizados na unidade foram raspagem corono-radicular, com 2.831 procedimentos; aplicação tópica de flúor, com 1.870 procedimentos; profilaxia e remoção de placa, com 1.701 procedimentos; e raspagem e polimento de supra gengival, com 1.504 procedimentos.

A unidade especializada também é referência para a avaliação pré-transplante renal: ao longo deste ano, já foram realizados 275 atendimentos em três mutirões.

“O Ceope cumpre um papel fundamental na rede estadual de saúde ao oferecer atendimento odontológico especializado e humanizado para os pacientes que mais precisam. A atuação da unidade, especialmente na avaliação pré-transplante renal, garante mais segurança e qualidade de vida aos pacientes”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Os mutirões de atendimentos de pacientes que precisam realizar transplante renal são essenciais para garantir que estejam com a saúde bucal em dia. Toda e qualquer infecção bucal em pacientes com insuficiência renal apresenta maior risco.

No primeiro mutirão de 2025, entre procedimentos odontológicos, consultas e solicitação de exames foram realizados 60 procedimentos. No segundo, foram 121 procedimentos, e no terceiro, 94 procedimentos realizados no Ceope.

A diretora da unidade, Martha Aquilino, destacou o trabalho realizado pela sua equipe e a importância do atendimento odontológico especializado para pacientes.

Veja Mais:  Atletas da Rede Cidadã conquistam medalhas na 2ª Etapa do Campeonato de Jiu-Jitsu Esportivo

“A equipe do Ceope trabalha com dedicação e responsabilidade para garantir um atendimento qualificado e seguro aos nossos pacientes. Os resultados alcançados refletem o empenho dos profissionais e a importância do trabalho integrado na preparação para o transplante renal. Os mutirões ampliam o acesso e reduzem riscos à saúde bucal deste público específico”, afirmou.

Mais sobre a unidade

O Ceope é um Centro de Especialidades Odontológicas, credenciado junto ao Ministério da Saúde, que oferta atendimento nas especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, dentística, prótese (total ou parcial removível) e odontopediatria.

A unidade também oferta diagnóstico para detecção precoce do câncer bucal e capacitação em diagnóstico de câncer bucal.

Todos os atendimentos ofertados pelo Ceope são disponibilizados via Sistema de Regulação (Sisreg).

*Sob supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil de MT prende quarto envolvido no homicídio de cozinheira no Garimpo São Benedito no PA

Publicado

A Polícia Civil prendeu o quarto investigado de envolvimento no homicídio da cozinheira Inglidy Suhian da Silva Fernandes, de 31 anos, ocorrido em 25 de outubro de 2025, em uma área de garimpo ilegal, situada no trecho que separa os rios São Benedito e Teles Pires, conhecida como “Garimpo São Benedito”, na divisa entre o norte de Mato Grosso e sul do Pará.

A captura foi realizada, na segunda-feira (20.1), pela Delegacia de Paranaíta, em uma área rural localizada nos arredores dos municípios de Apiacás e Paranaíta. A ação policial ocorreu em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Paranaíta.

De acordo com a investigação, desencadeada pela Delegacia de Paranaíta, o investigado estaria dentro do barco e teria descido na balsa.

“É a quarta prisão que realizamos, demonstrando o avanço das investigações para responsabilização de todos os participantes do homicídio”, destacou o delegado responsável pela condução das investigações, Matheus Oliveira.

O investigado foi encaminhado à Delegacia de Paranaíta e permanece à disposição da Justiça.

Histórico das prisões

O investigado como principal executor do homicídio que vitimou Inglidy Suhian da Silva Fernandes foi preso em 8 de novembro de 2025, na cidade de Sinop (MT).

Outros dois investigados de envolvimento no crime foram presos um dia após a prisão do executor, em 9 de novembro de 2025.

Um deles seria o piloto da embarcação que transportou os executores até o local do crime. O outro investigado também estaria presente na embarcação durante toda a ação criminosa, caracterizando participação no crime em concurso de pessoas.

Veja Mais:  Ações do projeto PlanificaSUS fortalecem a atenção primária à saúde no Sul de MT

O crime

O homicídio ocorreu no dia 25 de outubro, por volta das 16h30, em uma balsa localizada no Rio São Benedito, onde a vítima trabalhava como cozinheira.

Três homens teriam chegado ao local em um barco, abordado a vítima e efetuado cerca de 20 disparos de arma de fogo contra ela. Em seguida, teriam fugido, levando dois aparelhos celulares da vítima.

As investigações apontaram que a execução estaria relacionada a disputas territoriais entre facções criminosas rivais que atuam na região dos garimpos.

O caso é investigado pela Delegacia de Paranaíta, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em razão de o local do crime ser uma região limítrofe, o STF determinou que, mesmo sendo no Pará, o Sul de Jacareacanga (PA) fica a cargo da Polícia Civil de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Licitação para construção de terminais do BRT não teve propostas apresentadas

Publicado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a licitação realizada nesta quarta-feira (21.1) para construção de terminais do BRT não recebeu nenhuma proposta. Ou seja, ela foi considerada deserta.

A licitação tinha um valor de referência de R$ 111,5 milhões. Estava prevista a contratação integrada de uma empresa para construir os terminais do BRT em Várzea Grande, no CPA e no Porto, incluindo também o Centro de Controle Operacional.

O Terminal de Várzea Grande está previsto para ser construído em área próxima ao Aeroporto Marechal Rondon, em continuidade a Avenida João Ponce de Arruda. O Terminal terá 9.700,3 m² de área construída, com espaço para embarque de passageiros e também para recarga dos veículos elétricos.

O Terminal do CPA, por sua vez, será construído em uma área em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Rubens de Mendonça.

Já o Terminal do Porto está localizado na Avenida XV de Novembro, próximo ao supermercado Atacadão. Junto a este terminal será instalado o CCO do BRT, lugar onde funcionará todo o comando da operação do Sistema de Transporte.

Os terminais do BRT são parte fundamental para a operação do Sistema, uma vez que ficam em locais projetados para receber um maior número de passageiros, permitindo a integração com outras linhas de ônibus que alimentarão os corredores de transporte.

Veja Mais:  Empresas de todas as regiões do Estado são premiadas no Inova Mato Grosso

A Sinfra-MT irá agora avaliar as alternativas para a continuidade do processo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

PM prende duas pessoas por roubo em farmácia e recupera 42 medicamentos em Cuiabá

Publicado

Policiais militares do 1º Batalhão prenderam um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 51 anos, suspeitos por roubo a uma farmácia, na madrugada desta quarta-feira (21.1), em Cuiabá. As equipes recuperaram um celular e 42 medicamentos injetáveis, utilizados para o controle da diabetes tipo 2 e perda de peso, de diversas marcas.

As equipes foram informadas sobre a ação criminosa, no bairro Jardim Itália. Na ocasião, o suspeito levou o celular de uma das vítimas. De acordo com as informações, a localização do aparelho indicava para um endereço, no bairro Jardim Renascer.

Os policiais militares se deslocaram até o endereço e realizaram abordagem na residência. Um homem foi detido em flagrante, após ser localizado escondido de baixo da cama. A suspeita também foi abordada e detida na casa.

Em buscas pelo imóvel, os militares encontraram o aparelho celular em cima do telhado. Ainda no local, as equipes identificaram diversos medicamentos de origem ilícita, com códigos de barra da referida farmácia, em uma geladeira.

Os suspeitos e todo material apreendido foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governador vistoria obra do Hospital Central em Cuiabá: "Vai ser, disparado, o maior e melhor de Mato Grosso"
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana