Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

CGE monitora consumo de combustível de veículos do Estado

Publicado

O uso do sistema CGE Alerta tem gerado resultados expressivos na gestão pública estadual, especialmente no controle do consumo de combustíveis. Em apenas um mês, o número de alertas de inconsistências nessa categoria diminuiu 74%, passando de 695 em janeiro para 181 em fevereiro. O sistema, desenvolvido pela Unidade de Inteligência da Controladoria Geral do Estado, tem se consolidado como uma ferramenta essencial para a eficiência e transparência na administração pública.

A trilha eletrônica de monitoramento de combustíveis permite identificar abastecimentos acima da média de consumo, contribuindo para uma melhor alocação dos recursos públicos e ajudando os gestores a tomarem decisões mais assertivas. “Com essa ferramenta, conseguimos verificar padrões de consumo, identificar condutores e postos com possíveis distorções e comparar dados entre unidades e órgãos”, explica o superintendente de Inteligência da CGE, Aprígio Guilherme Miranda de Freitas.

A análise é feita de forma rápida e automatizada: a trilha mapeia todos os abastecimentos realizados pelos veículos do estado em um período específico, segmenta os dados por modelo de veículo e tipo de combustível, calcula a média e a mediana de consumo e indica possíveis anomalias.

Além da redução expressiva nos alertas de consumo de combustível em fevereiro, outras seis trilhas eletrônicas também apresentaram quedas significativas no volume de pendências. A inassiduidade habitual teve a maior redução, de 91,2%. As diárias sem prestação de contas diminuíram em 57%. Os convênios vencidos foram reduzidos em 47%. Já os adiantamentos sem prestação de contas caíram 42%. O número de alertas por abandono de cargo teve um recuo de 19,2%. Por fim, as férias acumuladas apresentaram uma queda de 6,6%.

Veja Mais:  Polícia Civil prende em flagrante homem que deixou seus cachorros matarem gato em Juína

Para o secretário Controlador-Geral do Estado, Paulo Farias, a ferramenta fortalece a governança pública e aprimora a gestão dos recursos. “Nosso foco principal é identificar riscos e gerar alertas para otimizar a administração pública. Além disso, o sistema também auxilia na detecção de eventuais desvios ou fraudes, que são encaminhados para auditoria específica”, afirma.

Desde sua implementação, há um ano, o CGE Alerta já emitiu 78.070 alertas, distribuídos em dez categorias. A ferramenta representa um avanço significativo na modernização dos processos de controle interno e reafirma o compromisso da Controladoria Geral do Estado com a eficiência administrativa, transparência e melhoria contínua dos serviços públicos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Primeira-dama de MT entrega primeira casa sorteada no Casamento Abençoado

Publicado

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e o presidente da MT Par, Wener Santos, realizaram, nesta sexta-feira (14.3), a entrega de um imóvel ao casal Divino Ferreira dos Santos e Antônia Pinto do Espírito Santo, moradores de Várzea Grande, sorteados na 3ª edição do Casamento Abençoado.

A doação das casas é uma parceria com as empresas que participam do Programa SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama do Estado. Essa foi a primeira entrega dos cinco casais contemplados durante o Casamento Abençoado no ano passado.

“É uma felicidade muito grande fazer essa primeira entrega. Eu também não tinha casa. Meu pai trabalhava em uma empresa que doava moradias para os funcionários. Depois, morei com uma tia aqui em Cuiabá, meu sonho era ter meu lar. Quando meu pai faleceu, minha mãe juntou dinheiro e comprou um apartamento. É uma felicidade sem fim essa conquista”, contou a primeira-dama.

Desde a 1ª edição do Casamento Abençoado, Virginia tinha o desejo de realizar uma entrega como essa. “Esse era um sonho que eu tinha e, graças aos parceiros, desta vez conseguimos realizá-lo. Desejo que dona Antônia e o senhor Divino sejam muito felizes. Eles já são abençoados, e ser madrinha deles é motivo de muita felicidade para mim”, destacou.

“Como eu sempre digo, ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço a empresa pela doação e ao presidente da MT Par pelo apoio. Ele é nosso grande parceiro no programa SER Família Habitação”, completou.

Veja Mais:  Campanha Maio Amarelo será lançada nesta terça-feira (02) em Mato Grosso

O presidente da MT PAR, Wener Santos, falou sobre a satisfação de contribuir com o Casamento Abençoado. “É motivo de muita alegria poder participar e ajudar dona Virginia a realizar o sonho dessa família. Se não fosse por esse programa SER Família, que vem do coração dela, seria muito difícil realizar uma ação como essa”, ressaltou.

Casal celebra recebimento da nova casa

O motorista Divino Ferreira e a dona de casa Antônia Pinto, juntos há 32 anos, contam que se inscreveram no último dia do Casamento Abençoado. Para eles, o que parecia impossível acabou se tornando realidade.

“Fomos um dos últimos casais a fazer a inscrição. Achamos que não passaríamos nem perto, e acabamos sendo o terceiro casal sorteado”, contou dona Antônia.

“Não sei nem como expressar de tanta felicidade. Esse é um presente de Deus e da primeira-dama, porque a gente não esperava. Que Deus abençoe nossa madrinha e que ela continue sendo essa pessoa guerreira”, disse dona Antônia.

“A ficha está caindo agora. Achei que não teríamos chance alguma, mas ganhamos. E foi muito rápido, casamos em dezembro e já estamos pegando nossa chave. Dona Virginia pensa em tudo, especialmente nas pessoas que mais precisam”, expressou Divino.

“Dona Virginia caiu do céu, Deus mandou ela para ajudar o povo, ela é de Deus”, completou Divino.

Fonte: Governo MT – MT

Veja Mais:  Polícia Civil prende em flagrante homem que deixou seus cachorros matarem gato em Juína

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil prende autor de diversos roubos em farmácias ocorridos nos últimos dias em Cuiabá

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, prendeu em flagrante, no fim da tarde de sexta-feira (14.3), um homem apontado como autor de, pelo menos, oito roubos a farmácias ocorridos nos últimos dias na Capital, sendo cinco deles, no mesmo estabelecimento.

O suspeito, de 33 anos, responderá pelo crime de roubo majorado com uso de arma de fogo e em continuidade delitiva, com pena prevista superior a 16 anos.

As diligências, que resultaram na prisão do assaltante, iniciaram a partir da comunicação de um roubo ocorrido na noite de quinta-feira (13), em uma farmácia do bairro Jardim Itália.

Imediatamente, os policiais civis da Derf Cuiabá realizaram diligências que levaram à localização e prisão em flagrante do suspeito pelo crime de roubo majorado com uso de arma de fogo. Na ação, também foi recuperado um aparelho celular subtraído da vítima, caixa do estabelecimento.

Conforme depoimento das testemunhas e análise de câmeras de segurança, foi possível verificar que o suspeito praticou, ao menos, cinco roubos no mesmo estabelecimento comercial nos últimos 30 dias. Ao todo, o preso foi identificado como autor de oito crimes de roubo.

“O suspeito agia sempre da mesma forma, se dirigia até as farmácias com arma de fogo e abordava funcionários e clientes, subtraindo dinheiro em espécie do caixa, aparelhos celulares e outros objetos, gerando grande temor nas vítimas”, explicou o delegado da Derf, responsável pelas investigações, Romildo Nogueira.

Veja Mais:  Governo de MT destina R$ 129,5 milhões em investimentos ao município de Apiacás

O delegado contou que na lavratura do auto em prisão em flagrante foi pedida a prisão preventiva do suspeito, “em razão de sua habitualidade delitiva e como forma de garantia da ordem pública e paz social”.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícias Militar e Civil prendem sete faccionados após roubo em joalheria de Nova Mutum

Publicado

Ação conjunta das equipes Polícia Militar, por meio do 26º Batalhão, Força Tática e Cavalaria, e Polícia Judiciária Civil resultou na prisão de sete faccionados, sendo seis homens e uma mulher, na noite desta sexta-feira (14.3), em Nova Mutum. A quadrilha foi presa horas após realizar o roubo a uma joalheria da cidade, a mando da facção.

De acordo com o boletim de ocorrência, a PM foi acionada, no fim da manhã, para verificar uma situação de roubo em um estabelecimento comercial. No local, o proprietário de uma joalheria relatou ter sido rendido por criminosos armados, que anunciaram o roubo e levaram diversas joias e semijoias do local.

Ainda para os militares, a vítima afirmou que os suspeitos fugiram do local em uma motocicleta. Imediatamente, as equipes militares identificaram os suspeitos, por meio de câmeras de vigilância interna, e localizaram a motocicleta usada pelos criminosos.

Já na parte da tarde, os policiais foram até o endereço informado e localizaram um homem e uma mulher, que tentaram fugir ao verem a aproximação das viaturas da PM. Os suspeitos foram detidos dentro da casa e informaram um segundo endereço onde estava o restante da quadrilha.

Diante da situação, as equipes da Polícia Militar e Polícia Civil se deslocaram até a segunda residência e flagraram mais cinco homens, que tentaram fugir e resistiram à abordagem.

Um dos homens detidos se apresentou como dono da casa e informou ter abrigado dois dos criminosos, durante a madrugada, e que eles saíram pela manhã, retornando na parte da tarde. Nas buscas pela residência, as forças policiais localizaram pares de botas, celulares e equipamentos utilizados no crime, além de um expositor de joias.

Veja Mais:  Operação Lei Seca resulta na prisão de seis motoristas e remoção de 40 veículos em Cuiabá

Para os policiais, os suspeitos afirmaram terem cometido o crime a mando de uma facção criminosa e que todo material levado no crime e a arma de fogo utilizada, haviam sido levados para Cuiabá, por outros suspeitos não identificados.

Os sete faccionados receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências.

As forças policiais seguem em diligências para recuperação dos produtos levados no roubo e detenção de demais envolvidos no crime.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana