Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Chamamento público supera expectativa inicial e amplia concorrência por recursos destinados ao Carnaval 2026

Publicado

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde registrou uma demanda superior a prevista no Edital nº 01/2026, voltado ao apoio às ações carnavalescas realizadas em espaços públicos do município. O resultado evidencia a participação ativa do setor cultural e demonstra o alcance da política pública proposta.

O edital recebeu inscrições de produtores culturais, artistas, músicos, coletivos e demais agentes ligados à cadeia produtiva do Carnaval, refletindo o interesse e a mobilização do setor artístico-cultural local. Ao todo, foram registradas quatro inscrições para duas vagas disponíveis, o que representa o dobro do número de projetos inicialmente previstos no chamamento público.

Segundo a supervisora de Fomento à Economia Criativa, Christine Rigo, o resultado confirma a efetividade da política de fomento adotada pela Secretaria. “A adesão de tantos grupos demonstra que os agentes culturais reconhecem a seriedade do processo e a disposição da Secretaria em construir políticas públicas alinhadas às reais necessidades do setor cultural, fortalecendo a economia criativa e ampliando o acesso da população à cultura.”

O edital irá selecionar dois projetos culturais, que receberão R$ 50 mil cada, totalizando R$ 100 mil em investimento público destinado ao fomento do Carnaval 2026 no município. Os recursos visam apoiar a realização de ações carnavalescas gratuitas, promovendo a cultura popular e incentivando a ocupação qualificada dos espaços públicos.

O fomento às ações carnavalescas amplia o acesso da comunidade a manifestações culturais diversas e fortalece a identidade local, além de contribuir para a valorização dos artistas e produtores culturais do município.

Veja Mais:  Semana Monteiro Lobato celebra a literatura infantil com teatro e sessões abertas ao público

A iniciativa integra as ações da Secretaria de Cultura e Turismo voltadas ao fortalecimento da economia criativa e à consolidação de Lucas do Rio Verde como uma Cidade Criativa, reconhecendo a cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico.

O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Lucas do Rio Verde

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Publicado

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.

Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.

De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.

Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.

A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.

Veja Mais:  Corrida de Primavera está com inscrições abertas em Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

Publicado

O percurso das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos”, programadas para os dias 11 e 12, respectivamente, contará com bloqueios em vias públicas e um esquema especial de organização pela Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM). Estão previstas algumas interdições no local para que a prova transcorra com segurança.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a largada e a chegada das duas provas serão realizadas na Avenida Beira Mata, na altura do Centro de Eventos Munareto. No sábado (11), a prova feminina tem início às 16h, enquanto no domingo (12) a largada da prova masculina será às 6h30.

O trajeto será o mesmo para ambas as corridas. Os participantes seguirão pela Avenida Beira Mata até a Avenida Goiás, onde entram à direita em direção ao Centro Integrado Educar. Na sequência, o percurso inclui a entrada no Parque dos Buritis, por um dos acessos próximos à unidade escolar, onde os corredores percorrem toda a extensão do parque.

Após a volta completa, os corredores saem pelo mesmo portão, atravessam a faixa de pedestres e retornam pela Avenida Goiás, na contramão, até a Avenida Beira Mata, finalizando o trajeto no mesmo ponto de largada.

No sábado, a organização também prevê alterações no trânsito devido a realização de uma partida de futebol que acontecerá no Estádio Passo das Emas, as 17h. Para garantir a segurança e o fluxo adequado, será implantado um plano especial de trânsito.

Veja Mais:  Revitalização de ginásio poliesportivo leva qualidade de vida para Itambiquara

Para tanto um trecho da Avenida Goiás, entre o estádio e o Centro Integrado Educar, será totalmente bloqueado, enquanto a via que liga a Avenida Pará ao estádio terá interdição parcial. A Guarda Municipal estará no local para orientar motoristas e pedestres, garantindo o acesso tanto dos participantes das corridas quanto dos torcedores que se deslocarem para o jogo.

Entrega dos kits de corrida

Os participantes das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos” devem ficar atentos às datas e horários para retirada dos kits de corrida. A entrega será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto.

Na quinta-feira (09), a retirada poderá ser feita das 16h às 19h. Já na sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá das 11h às 14h.

A organização reforça que não haverá entrega de kits nos dias das provas. Por isso, é fundamental que os atletas respeitem os prazos e horários estabelecidos para garantir a participação no evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Publicado

Lucas do Rio Verde segue sendo destaque em nível nacional. O município é o único de Mato Grosso a figurar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil em 2026, segundo levantamento divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU, referência global sobre qualidade de vida.

No ranking, Lucas do Rio Verde aparece na 29ª colocação, com nota 8,52, consolidando-se como destaque de desenvolvimento aliado ao bem-estar da população. O resultado reforça a capacidade do município em oferecer condições estruturais consistentes de qualidade de vida, mesmo diante dos desafios de crescimento.

O estudo foi elaborado com base em dados públicos auditáveis e comparáveis, avaliando oito dimensões fundamentais: capacidade material e segurança econômica, saúde e longevidade, apoio social, liberdade de escolha, confiança institucional, vida comunitária, segurança pessoal e qualidade dos serviços urbanos. Apenas cidades com desempenho elevado, nota igual ou superior a 8,5, foram incluídas na lista final.

(Foto: Ascom Prefeitura)

Na prática, o levantamento priorizou indicadores sólidos como renda per capita, nível de escolaridade, expectativa de vida, infraestrutura urbana, redução da desigualdade e segurança. Esses fatores ajudam a explicar por que Lucas do Rio Verde vem se destacando nacionalmente, refletindo um modelo de gestão voltado para o crescimento organizado, geração de oportunidades e qualidade nos serviços públicos.

Outro ponto relevante do estudo foi o cuidado metodológico para equilibrar diferenças entre cidades de portes distintos, evitando distorções comuns em rankings desse tipo. Isso torna ainda mais significativo o desempenho de Lucas do Rio Verde, que se posiciona entre municípios de diferentes regiões do país, muitos deles reconhecidos historicamente por seus altos índices de desenvolvimento.

Veja Mais:  Administração disponibiliza novas oportunidades de licitação no site da Prefeitura

O resultado evidencia que o município mato-grossense não apenas cresce economicamente, mas também se desenvolve e avança na construção de um ambiente equilibrado, seguro e com boas condições de vida para a população. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde como referência de desenvolvimento e bem-estar no país.

Ranking publicado, acesse aqui: https://www.revistabula.com/157681-as-30-cidades-mais-felizes-do-brasil-em-2026-ranking-brasileiro-inspirado-em-criterios-da-onu/

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana