Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Cláudio Ferreira pleiteia Vara Especializada Contra Crime Organizado

Publicado

Foto- Assessoria

Em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), desembargador José Zuquim Nogueira, na capital mato-grossense, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, levou nesta quarta-feira (19) importantes demandas da população local, bem como da região sudeste do Estado. Um desses pleitos junto ao TJ-MT é a instalação no Judiciário em Rondonópolis de uma Vara Especializada Contra o Crime Organizado, já existente em algumas cidades de Mato Grosso.

Conforme Cláudio Ferreira, o combate ao crime organizado, na verdade, é uma pauta hoje discutida em todo o Brasil, com o avanço das facções na sociedade. Inclusive, nesse sentido, lamentou o episódio registrado nesta terça-feira (18) em Rondonópolis, quando dois criminosos invadiram uma padaria, roubaram R$ 25 e atearam fogo no estabelecimento – um caso que assustou muito os empreendedores locais. Sobre o problema, o prefeito repassou que o presidente recebeu a demanda da gestão e que acredita que o mesmo dará a devida atenção ao pleito.

PRECATÓRIOS EM ATRASO

Outro assunto tratado pelo prefeito com o desembargador José Zuquim foi quanto à busca de conciliação em relação ao pagamento de precatórios em atraso pela gestão anterior, o que pode impedir, inclusive, o repasse voluntário de recursos da União e do Governo do Estado ao Município. Essa ameaça pode se concretizar, segundo o gestor, caso o Município não pague o débito, entrando no cadastro de inadimplentes.

Veja Mais:  Trânsito seguro-Thiago Silva propõe fazer obras estruturantes para melhorar mobilidade urbana

O prefeito informou que, inicialmente, foi verificado um valor de cerca de R$ 13 milhões em precatórios que deveriam ter sido pagos e absorvidos pela gestão anterior. “Ao nosso entendimento, o gestor anterior deveria ser penalizado caso não cumprisse com as obrigações de fazer o pagamento desses precatórios, que, inclusive, deveriam estar na LOA [Lei Orçamentária Anual] deste ano, mas a gente não verificou isso, o que é muito ruim, podendo trazer muitos transtornos, até irreparáveis”, avaliou.

A agenda em Cuiabá, dessa forma, foi justamente buscando um consenso para que o Município não seja penalizada nessa realidade. Nisso, uma audiência remota foi marcada nesta sexta-feira (21) com o TJ para tratar dessa questão dos precatórios em atraso. “Tenho certeza que vamos encontrar um ajuste para seguir adiante”, repassou o gestor.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Esporte realiza sorteio dos times que se enfrentam nos Jogos Escolares

Publicado

Foto- Ilcimar Aranhas/PORTAL MT

O sorteio dos times inscritos nos Jogos Escolares e Estudantis Municipais 2025 aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, montando os grupos por meio de um sistema online e garantindo mais segurança e transparência.

Estiveram presentes professores de educação física das escolas Marechal Dutra, São Leão Magno e Militar Tiradentes, convidados para confirmar a veracidade do processo, conforme informado no congresso técnico realizado no último dia 13. A tabela das disputas será divulgada até o dia 21.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer marcou a abertura dos Jogos para o sábado, 22 de março, às 16 horas no Ginásio Marechal Rondon, iniciando com o futsal. A primeira etapa são as modalidades coletivas: futsal, vôlei, basquete e handball.

No futsal masculino categoria “A” disputam 24 times e 22 na categoria “B”. No feminino são quatro times na primeira categoria e sete na segunda. Os jogos acontecem no Ginásio Marechal Rondon e na quadra da praça no bairro Coophalis. As disputas femininas e masculinas de ambas categorias ocorrem simultaneamente.

No vôlei há 16 times inscritos no masculino “A”, cinco no masculino “B”, 12 times no feminino “A” e nove times no “B”. Os jogos são na Escola Municipal Rosalino Antônio da Silva e no ginásio.
O terceiro esporte nas disputas é basquete com partidas na quadra da Coophalis, tendo sete times no masculino “A” e três no “B”; no feminino são dois times na categoria “A” e um time na “B”.

Veja Mais:  MDB, UB e Republicanos será que irão caminhar juntos nas eleições em Rondonópolis ?

O handebol conta com cinco times no masculino “A”, e dois no “B”, e no feminino são seis times na categoria “B” e um na “A”, que se enfrentam na quadra da Coophalis e no ginásio.

O calendário define as disputas das competições coletivas entre 24 de março e 30 de abril. Na segunda etapa acontecem as disputas individuais para os atletas de badminton, xadrez, judô, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Município terá verba para pequenos reparos em unidades de saúde

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis terá, a partir de agora, uma verba destinada para manutenção das Unidades Básicas de Saúde e demais instalações da Secretaria Municipal de Saúde. O recurso será possível graças ao projeto de lei 87/2025, de autoria do Poder Executivo, que foi aprovado pela Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (19).

Na verdade, a referida verba ficará disponível com a criação do Caixa de Pequenas Despesas, o que permitirá maior agilidade e eficiência na realização de despesas de pequeno valor voltadas à manutenção predial e conservação das instalações das unidades. O recurso deve ser usado em casos incluindo a manutenção de equipamentos utilizados nas dependências do prédio; substituição de materiais de uso cotidiano, como lâmpadas, tomadas e pequenos itens; e pequenos serviços de manutenção de jardinagem ou áreas externas.

“A criação desse mecanismo possibilita a realização imediata de pequenos reparos emergenciais, sem que as unidades fiquem paralisadas e afete o atendimento à população. Dessa forma, o Caixa de Pequenas Despesas proporciona mais autonomia às unidades para atender necessidades urgentes, ao mesmo tempo em que preserva a legalidade e a transparência na aplicação dos recursos públicos”, justifica o prefeito Cláudio Ferreira.

Conforme a propositura, a operacionalização do caixa será feita por meio de cartão corporativo, conforme regulamentado via decreto, garantindo maior controle e rastreabilidade dos gastos. Nisso, todas as despesas realizadas estarão sujeitas a rigoroso acompanhamento, com prestação de contas periódica à Secretaria Municipal de Fazenda, observando-se os princípios da eficiência, economicidade e responsabilidade fiscal.

Veja Mais:  Trânsito seguro-Thiago Silva propõe fazer obras estruturantes para melhorar mobilidade urbana

Cláudio Ferreira vislumbra que a referida medida, nesse contexto, se apresenta como de grande relevância e de impacto positivo, garantindo que os serviços essenciais de manutenção e conservação das unidades de saúde sejam realizados de forma célere e eficaz.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para a sanção do prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura marca mês do trânsito com palestras educativas e blitz orientativas

Publicado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está realizando durante toda essa semana diversas ações em alusão ao mês municipal do trânsito. Desde segunda-feira, agentes de fiscalização e também os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), parceiros no evento, estão percorrendo escolas da rede municipal e estadual e também empresas levando orientações sobre segurança no trânsito.

Nesta terça-feira (18), os agentes de fiscalização de trânsito tiveram um bate papo com os alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva que fica no jardim Maria Tereza. Assim como nas outras unidades escolares visitadas os agentes estão levando o tema da campanha ‘Desacelera’ para orientar crianças e adolescentes.

Hoje pela manhã, a palestra foi realizada para os alunos da Escola Municipal Alcides Pereira Santos. Na quinta-feira (20) será a vez dos alunos da Escola La Salle e na sexta-feira na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (Eemop).

O secretário de Mobilidade Urbana do município, Thales Tati, explicou que o tema desacelera não foi escolhido de forma aleatória, visto que, segundo ele, a maioria dos acidentes que acontecem na cidade são em decorrência de veículos trafegando em alta velocidade.

“Queremos levar essa mensagem de alerta para toda a população, os condutores e também os passageiros, como no caso das crianças que são grandes parceiros nossos”, comentou o secretário Thales.

Veja Mais:  Após servidor testar positivo para Covid-19; Câmara de Rondonópolis passa por desinfecção em combate ao Covid-19

Na sexta-feira (21) será realizado um pit stop na feira da Vila Aurora e no sábado (22) a equipe da Semob estará na praça Brasil emitindo credenciais para estacionar em vagas para portadores de espectro autista.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana