Rondonópolis
Com horário estendido e celebrações religiosas, cemitérios municipais devem receber mais de 15 mil visitantes
Os cemitérios municipais estão preparados e com horário especial para receber os visitantes neste Dia de Finados, quinta-feira (2). A expectativa do Município é que por volta de 15 mil pessoas visitem o Cemitério São João Batista – Mata Grande – e o Cemitério da Vila Paulista este ano.
Para receber o público, os cemitérios permanecem com os portões abertos das 6h às 18h neste Dia de Finados. Missas estão marcadas para acontecer às 8h no Cemitério da Vila Paulista e às 9h no São João Batista.
A Coordenação Municipal dos Cemitérios destaca que os dois espaços passaram por reformas recentes e tiveram a estrutura melhorada para receber os visitantes. No Cemitério São João Batista, o Município construiu ainda um jardim interno, e, no Cemitério da Vila Paulista, além da reestruturação total, o cruzeiro foi reformado.
Neste Dia de Finados, quem visitar os cemitérios municipais vai contar ainda com um esquema diferenciado de segurança no trânsito, com destaque para o Cemitério São João Batista, que terá apoio da concessionária que administra a MT-130, na organização dos veículos.
A orientação aos visitantes é que somente utilizem vasos com flores que contém furos para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
E para quem visitar os cemitérios nestes dias que antecedem o feriado de Finados, os portões ficam abertos das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Rondonópolis
Portões abertos, cofres públicos também: Câmara aprova R$ 2 milhões para a Exposul em Rondonópolis

Foto- Assessoria
A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 247/2026, de autoria do Poder Executivo. A matéria autoriza o município a celebrar um convênio de fomento econômico no valor de R$ 2 milhões com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis para a realização da tradicional 52ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso).
A proposta, enviada pelo Executivo em regime de urgência, teve essa primeira etapa aprovada por 14 votos favoráveis a 2 contrários, enquanto o texto-base do projeto foi aprovado por 18 votos. O principal objetivo da medida é assegurar portões abertos com entrada inteiramente gratuita para toda a população durante os dias do evento, agendado para ocorrer de 03 a 09 de agosto de 2026 no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.
Conforme o projeto, o recurso municipal se soma a outros aportes públicos e institucionais, totalizando quase R$ 7 milhões em investimentos conveniados. O Governo do Estado de Mato Grosso entra com o maior aporte, no valor de R$ 4,5 milhões. O SENAR e a APROSMAT destinam R$ 200 mil cada, enquanto a APROSOJA contribui com R$ 100 mil. O restante do valor será de responsabilidade do próprio Sindicato Rural e de parceiros privados.
“O evento vai ter um aporte de quase 7 milhões de reais de recursos públicos para custear a festa. E isso é importante porque possibilita a festa ser gratuita. A preocupação nossa dos vereadores aqui era justamente que nós não ficássemos apenas com a entrada gratuita, mas que também lá dentro o cidadão, o trabalhador, a família pudesse ter também preços acessíveis na bebida, na alimentação, no parquinho, no estacionamento. Não adianta o cidadão poder ir no evento e não poder desfrutar. Essa foi a grande discussão dos vereadores e a cobrança nesse sentido,” explicou o vereador Ibrahim Zaher.
O parlamentar também aproveitou para desmentir boatos de bastidores sobre uma possível rejeição à proposta.
“Começou um comentário de que os vereadores poderiam derrubar o projeto. Em momento nenhum nenhum vereador falou de derrubar o projeto. Na verdade, a nossa preocupação era como seria feita a cobrança dos demais serviços lá dentro”, esclareceu.
Diante das cobranças dos vereadores, Ibrahim explicou que os organizadores da Exposul formalizaram o compromisso de que os valores dos produtos e serviços internos não serão exorbitantes e que as tabelas de preços serão fixadas de modo visível logo nas entradas do parque.
Rondonópolis
Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis

Foto- Assessoria
Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Rondonópolis propõe a criação de um feriado municipal em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade. A iniciativa do vereador Professor Alikson Reis (Podemos), busca reconhecer a importância histórica, cultural e religiosa do santo para a formação da identidade do município.
De acordo com a proposta, a data passaria a integrar oficialmente o calendário de feriados municipais, possibilitando a realização de celebrações religiosas, atividades culturais e eventos voltados à valorização das tradições locais.
O autor do projeto destaca que São João Batista possui forte ligação com a história de Rondonópolis e é uma referência para milhares de fiéis que participam anualmente das festividades em sua homenagem. A medida também pretende fortalecer o patrimônio cultural e religioso do município.
Caso aprovado pela Câmara e sancionado pelo Poder Executivo, o feriado municipal passará a ser observado oficialmente em Rondonópolis, consolidando a data como um momento de celebração da fé e das tradições da comunidade local.
O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Casa antes de seguir para votação em plenário nas próximas semanas.
São João Batista
É uma das figuras mais importantes do cristianismo. Segundo a tradição cristã, ele foi o profeta que anunciou a chegada de Jesus Cristo e realizou seu batismo nas águas do rio Jordão.
Filho de Zacarias e Isabel, João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus Cristo. Sua missão era preparar o povo para a vinda do Messias, pregando a conversão, o arrependimento e o batismo.
São João Batista e Rondonópolis
São João Batista é o padroeiro de Rondonópolis. A devoção ao santo está ligada às origens do município, e sua festa religiosa é uma das mais tradicionais da cidade, reunindo celebrações religiosas, procissões e eventos culturais todos os anos.
Por sua importância histórica e religiosa, frequentemente surgem propostas para reforçar seu reconhecimento oficial, como a criação de feriado municipal em sua homenagem.
Rondonópolis
Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis realiza no próximo dia 30 de junho, às 19h, o lançamento oficial da 23ª edição do Liquidaqui 2026, uma das maiores campanhas de incentivo ao comércio local da região.
O evento marcará o início da mobilização dos empresários e comerciantes para mais uma edição da campanha, que acontecerá entre os dias 4 e 19 de setembro. O objetivo é fortalecer as vendas, movimentar a economia e valorizar o comércio de Rondonópolis, incentivando os consumidores a comprarem nas empresas participantes.
A programação de lançamento contará com a palestra “O Poder das Vendas”, ministrada por Cristiano Lopes, que abordará estratégias para impulsionar resultados, conquistar clientes e potencializar oportunidades de negócios.
De acordo com o diretor comercial da CDL Rondonópolis, Diego Pereira, o Liquidaqui chega à sua 23ª edição consolidado como uma importante ferramenta para o fortalecimento do comércio local. “A cada ano, o Liquidaqui ganha novos formatos e se moderniza para atender cada vez melhor os nossos associados. É um evento que aquece a economia local e, por isso, sempre reforçamos a importância de os comerciantes se prepararem para esse período. A CDL investe e trabalha para que a campanha seja um sucesso, mas é fundamental que os lojistas também façam a sua parte, oferecendo promoções, condições especiais de pagamento e oportunidades diferenciadas para os consumidores. Dessa forma, conseguimos criar um ambiente favorável para as vendas e tornar o Liquidaqui 2026 uma edição ainda maior”, destacou.
Neste ano, o Liquidaqui chega com uma premiação ainda mais atrativa. Serão sorteados mais de 500 vales-compras, além de 10 iPhones 17 para os consumidores que participarem da campanha.
Para concorrer, basta realizar compras nas lojas identificadas com o selo “Eu Sou Liquida”. A cada compra, o consumidor receberá cupons para participar dos sorteios, fortalecendo a relação entre clientes e empresas locais.
Mais do que uma campanha promocional, o Liquidaqui se consolidou como uma importante ferramenta de fortalecimento da economia de Rondonópolis, estimulando o consumo, gerando oportunidades para os lojistas e premiando os consumidores que escolhem comprar no comércio da cidade.
A expectativa da CDL é que a edição 2026 supere os resultados dos anos anteriores, movimentando diversos segmentos e reforçando a importância de prestigiar as empresas que investem e geram emprego e renda no município.
-
Esportes18/06/2026 - 12:48Neymar está fora do jogo contra o Haiti
-
Rondonópolis18/06/2026 - 14:09Batata quente na Câmara: vereadores vão decidir projeto que pode transferir imóveis abandonados para o município de Rondonópolis
-
Rondonópolis19/06/2026 - 15:41Prefeitura notifica familiares para retirada de idosos de instituição alvo de ação judicial em Rondonópolis
-
Esportes22/06/2026 - 09:55Semifinais do Campeonato Municipal de Escolinhas definem finalistas em Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Policial21/06/2026 - 17:41Polícia encontra corpo de estudante de Direito e aponta execução por organização criminosa
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Política MT22/06/2026 - 11:59Cláudio Ferreira e Pivetta autorizam início das obras de asfalto e drenagem no Sagrada Família






