Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Contribuintes podem destinar parte do IR para projetos voltados às crianças e adolescentes

Publicado

Até 3% do imposto devido por destinado ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) municipal, contribuindo para a promoção de direitos e desenvolvimento social

Com a abertura do prazo para o envio das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, ano-base 2024, que se estende até 30 de maio, contribuintes de Várzea Grande têm a oportunidade de transformar parte valores em investimentos para o futuro de crianças e adolescentes. A destinação de até 3% do imposto devido pode ser feita diretamente na declaração para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) municipal, contribuindo para a promoção de direitos e desenvolvimento social.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nelma de Oliveira Neires, destaca a importância da participação dos contribuintes: “Os recursos serão revertidos em ações concretas, promovendo o bem-estar e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes em diversas áreas, como educação, saúde, capacitação profissional e combate ao trabalho infantil”.

A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito, enfatiza que não há custo adicional para quem opta pela destinação. “Trata-se de um redirecionamento do imposto devido. Em vez de ir para o caixa único da União, o valor fica no Município e beneficia diretamente crianças e adolescentes. Queremos que todos na cidade sejam multiplicadores dessa informação”.

A secretária executiva do CMDCA e gestora do FIA, Helenita Maria Dall’Golio, reforça que a fiscalização e a prestação de contas são rigorosas: “Os recursos são administrados com transparência pelo CMDCA e direcionados às organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos nas áreas de cultura, esporte, inclusão social, educação e combate às drogas”.

Veja Mais:  Primeira-dama volta a pedir doação de medula óssea para a pequena Maria Eduarda

TRANSPARÊNCIA E IMPACTO SOCIAL – Os valores destinados ao FIA são acompanhados e fiscalizados pelo CMDCA, pelos Tribunais de Contas e pelo Ministério Público, garantindo que sejam aplicados corretamente em projetos sociais.

“Participar dessa iniciativa é uma maneira de garantir que os impostos pagos tenham um impacto direto na melhoria da vida de crianças e adolescentes em Várzea Grande. Não deixe de fazer sua parte: destine parte do seu Imposto de Renda e contribua para um futuro melhor”, convida a secretária Cristina Saito.

COMO DESTINAR PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA AO FIA? – Para fazer a destinação, o contribuinte deve optar pelo modelo de declaração por Deduções Legais (Declaração Completa). O sistema da Receita Federal calculará automaticamente o valor máximo que pode ser destinado. Após a confirmação, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) será gerado e deve ser pago até 31 de maio para que o valor seja validado.

Vale lembrar que as doações feitas diretamente na declaração dispensam a necessidade de apresentação de recibo ao CMDCA. No caso de doações feitas separadamente, é necessário solicitar o recibo emitido pelo Conselho para anexá-lo à declaração. “Ao fazer a doação, é essencial solicitar o recibo para garantir a dedução no Imposto de Renda”, lembra Helenita.

Os contribuintes que desejam doar diretamente ao Fundo Municipal da Infância e Juventude de Várzea Grande podem realizar a transferência para a conta:

Veja Mais:  Trânsito na Avenida do CPA ganhará fluidez com fechamento de contorno

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 0790

Conta corrente: 102-9

Operação: 006

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Jovens celebram conquistas no programa “Aprendiz Sorriso Legal”

Publicado

A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal” no dia internacional do jovem aprendiz

A noite de quinta-feira (24/04) foi marcada por celebração e reconhecimento no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, onde aconteceu o evento em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Aprendiz. A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Sorriso.

O encontro teve como objetivo valorizar o empenho e as conquistas dos jovens que fazem parte do programa, que oferece oportunidades de formação profissional e inclusão no mercado de trabalho. O “Aprendiz Sorriso Legal” é voltado para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, acompanhados pelos serviços da assistência social do município.

Durante o evento, os jovens participaram de dinâmicas, apresentações e momentos de confraternização, em um ambiente de troca de experiências e motivação para o futuro.

A secretária de Assistência Social, Daniela Stel, destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos participantes. “O Aprendiz Sorriso Legal é uma porta de entrada para o mundo do trabalho, mas também um espaço de crescimento pessoal. Hoje é dia de reconhecer o esforço desses jovens que estão aproveitando as oportunidades que podem transformar suas vidas”, disse.

O programa é realizado em parceria com instituições formadoras e empresas locais, que acolhem os jovens aprendizes, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Veja Mais:  Primeira-dama volta a pedir doação de medula óssea para a pequena Maria Eduarda

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

ACE e ACS passam por capacitação do programa “Mais Saúde com o Agente”

Publicado

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) passaram por uma capacitação na tarde de ontem (25), na sala de Formação da Secretaria Municipal de Saúde. Idealizado pela Comissão de Integração de Ensino e Serviços (CIES), a iniciativa visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde por meio do programa “Mais Saúde com o Agente”.

A formação continuada foi conduzida pela enfermeira Maria Aparecida Nunes, da Atenção Básica, que abordou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e a importância do papel dos agentes nos números da saúde do Município. Os participantes também puderam interagir com questionamentos e apresentação de suas áreas de coberturas.

“É uma capacitação de extrema importância para melhorar o atendimento prestado à nossa comunidade, além de apresentarmos as maiores dificuldades e sugestões que possam contribuir para a resolução dos problemas”, pontuou o Agente Comunitário de Saúde, Zaqueu Souza Farias.

Ao final, foram distribuídos os trabalhos realizados pelos profissionais em atividades anteriores relacionadas ao PSE, promovendo a troca de experiências e a valorização das práticas desenvolvidas nas comunidades.

“A intenção é unir as duas categorias profissionais nessa formação continuada para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população. Os agentes são peças fundamentais na promoção da saúde do Município”, declarou a enfermeira Maria Aparecida Nunes.

Veja Mais:  Assistência Social fecha 2019 com saldo positivo das ações e mais de 100 mil atendimentos

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Palestra aborda os cuidados e a prevenção do Câncer de Esôfago

Publicado

Ação integra a Campanha Abril Azul Claro

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviços (CIES), Ambulatório Médico Especializado (AME), e em parceria com a Câmara Municipal, realizaram na manhã desta sexta-feira (25), uma palestra sobre a Campanha Abril Azul Claro. Ministrada pelo oncologista Mário Bernardes, a ação destacou os fatores de risco, sintomas, diagnóstico precoce e formas de prevenção do Câncer de Esôfago, classificados como carcinoma epidermoide ou adenocarcinoma.

A campanha Abril Azul Claro faz parte de um conjunto de ações voltadas à prevenção de cânceres menos conhecidos, mas igualmente graves, buscando fortalecer a atenção primária por meio da educação em saúde. A iniciativa faz um alerta para o diagnóstico precoce, que pode ser feito por meio de endoscopia, biópsia e exames de imagem. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dessas abordagens, dependendo do estágio da doença.

“Muitas pessoas não têm conhecimento sobre esse tipo de câncer, e a conscientização pode salvar vidas. O diagnóstico precoce realmente faz toda a diferença nas chances de sucesso do tratamento”, disse a coordenadora da CIES, Silvia Gehring.

O vereador Brendo Braga, autor do projeto de lei Nº 3.648/2025, que busca implementar no calendário oficial, à campanha do Abril Azul Claro, ressaltou a importância do trabalho de conscientização e prevenção realizada entre o Executivo e o Legislativo. “O câncer de esôfago tem uma taxa de mortalidade muito alta e quando descobre muitas vezes já é tarde. E essa parceria com entidades e órgãos do Município no trabalho de prevenção é fundamental para incentivar consultas regulares e exames periódicos entre a população”, pontuou.

Veja Mais:  Trânsito na Avenida do CPA ganhará fluidez com fechamento de contorno

Estudos mostram que o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres. Essa diferença pode estar relacionada a hábitos como o maior consumo de cigarro e bebidas alcoólicas entre os homens, além de fatores hormonais e genéticos, como destaca o Dr. Mário.

“O câncer de esôfago é um dos tipos de tumores mais preocupantes. Nós estamos falando de mais de oito mil novos casos todos os anos dessa doença. É um tumor que afeta o tubo muscular responsável por levar alimentos da boca ao estômago, que diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores”.

Dr Mário ressalta ainda que o câncer de esôfago está muito relacionado ao tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, refluxo gastroesofágico crônico.

“A prevenção inclui evitar qualquer forma de consumo de tabaco e de nicotina. Seja o cigarro, cigarro eletrônico, vape, pendrive, narguilé, entre outros que potencialize algum alarme, algum sintoma que salta aos olhos, como por exemplo a perda de peso. Chamou sua atenção, busque o médico o mais rápido possível para realizar os exames necessários”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana