Policial
Criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de MT segue para etapa final

Avançando na criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de Mato Grosso, o Comitê de Integridade se reuniu, nesta segunda-feira (28.4), na sede da Diretoria Geral, em Cuiabá, para finalizar a construção das ações que serão propostas como estratégia de “compliance” institucional.
Estão sendo avaliadas, pela equipe do Comitê, as questões relacionadas aos riscos e vulnerabilidades quanto à ética e moral da Polícia Civil para a elaboração do Plano de Integridade, que estabelecerá quais serão os mecanismos adotados quanto as medidas preventivas e corretivas.
A elaboração do plano de integridade tem como objetivo prevenir, detectar, responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, bem como a busca pela mudança de cultura.
Como estratégia de “compliance”, o trabalho visa implementar procedimentos de práticas éticas e cumprir os objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso, que tem como meta garantir que a administração pública estadual mantenha seu propósito de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.
Após finalização o Plano de Integridade será apresentado à Diretoria Geral da Polícia Civil para apreciação e aprovação da proposta.
Comitê de Integridade
A Portaria nº 2025.10.317, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de fevereiro de 2025, institui o Comitê de Integridade para atuar na estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, em conformidade da Lei nº 10.691/2018 – Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso.
O Comitê de Integridade coordenará os trabalhos relacionados ao gerenciamento de riscos para a integridade, realização de orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas do Programa de Integridade, além de promover outras ações relacionadas à implementação do programa institucional.
A proposta do Plano de Integridade da Polícia Civil será submetida à aprovação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Integridade e Compliance
Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol) a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.
Com 20 horas/aula, a disciplina foi instituída por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética, Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; a Lei Complementar nº 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), além de outras resoluções e leis ligadas às atividades da instituição policial.
Programa
O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Polícia Militar liberta mãe e filhos mantidos reféns e prende homem foragido da Justiça

Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 24º Batalhão da Polícia Militar prenderam em flagrante um homem, de 34 anos, por sequestro e cárcere privado, na tarde desta segunda-feira (28.4), em Cuiabá. Na ação, as forças de segurança libertaram uma mulher e três crianças mantidas reféns e cumpriram um mandado de prisão em desfavor do suspeito.
Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 16h, a equipe do 24º BPM foi acionada para cumprir um mandado de prisão contra um homem, após receberem informações sobre a sua localização via setor de inteligência. De acordo com as denúncias recebidas, o homem estaria escondido no bairro Pedra 90.
Os policiais se deslocaram ao endereço informado e localizaram o homem. Ao se aproximar para abordagem, os militares viram o homem fugindo do local onde estava e invadindo uma residência.
Dentro da casa, estava uma mulher, de 26 anos, e seus três filhos, incluindo uma criança de colo, que foram rendidos e mantidos como reféns pelo suspeito, sob posse de uma faca.
Diante da situação, a equipe de negociação tática do Bope foi acionada e compareceu ao local para fazer as tratativas com o suspeito. A negociação policial durou por pouco mais de 1 hora e meia, momento em que o homem libertou a mulher e os filhos dela e se entregou para a Polícia Militar.
O suspeito estava com mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e lesão corporal, expedido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Cuiabá. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes da Capital para registro da ocorrência e entregue à Polícia Judiciária Civil para demais providências.
As vítimas receberam atendimento médico, sendo constatado que não sofreram nenhum tipo de lesão.
Também participaram da ocorrência as equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática do 1º Comando Regional, Diretoria da Agência Central de Inteligência e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Polícia Civil prende dois foragidos por homicídio em Cuiabá e Várzea Grande

A Polícia Civil, em ação conjunta com a Polinter e a Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu, nesta segunda-feira (28.4), dois foragidos da Justiça pelo crime de homicídio.
A ação teve início após troca de informações entre os delegados Caio Albuquerque e Silvia Pauluzi, titulares da DHPP e da Polinter respectivamente, que designaram equipes para realizar as prisões.
O primeiro suspeito, de 43 anos, foi preso no bairro Jardim Paula I, em Várzea Grande. Além do crime de homicídio, ele possui várias passagens pela polícia, como tráfico de drogas, roubo, corrupção de menores e ameaça.
No mesmo dia, outra equipe da Polinter prendeu um suspeito de homicídio, de 38 anos, no bairro Parque Atalaia, em Cuiabá. Além do crime de homicídio, ele possui diversas passagens por lesão corporal, furto, ameaça e dano.
“Essas prisões são muito importantes, porque retiram das ruas pessoas com crimes graves”, destacou o delegado Caio Albuquerque.
Os presos foram levados para audiência de custódia na Capital.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Homem é detido por suspeita de estupro de vulnerável ¿¿¿¿¿¿¿

Um homem, de 24 anos, foi preso pela Polícia Civil em Comodoro por suspeita de estupro de uma menor de 13 anos de idade. A ação criminosa teria ocorrido nesta segunda-feira (28.4), no bairro Cristo Rei, no município.
A prisão decorreu de uma diligência realizada pela equipe policial da unidade. Na ocasião, três homens foram abordados por atitude suspeita. No momento da abordagem, todos estavam sem documento de identificação. Um deles teria dito que a identidade estaria em casa. Os policiais acompanharam até o local, quando se depararam com a menor.
Na oportunidade, foi feita entrevista com a adolescente, informando que havia mantido relação sexual com o respectivo jovem. Diante das circunstâncias, todos foram conduzidos até a delegacia para os devidos esclarecimentos e demais procedimentos legais cabíveis.
Após checagens, os outros dois indivíduos foram liberados, o suspeito foi mantido detido para o prosseguimento dos procedimentos flagranciais. A menor foi acompanhada pelo Conselho Tutelar.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Saúde24/04/2025 - 15:48
Horário de sono irregular aumenta risco de hipertensão
-
Policial22/04/2025 - 12:00
Polícia Militar prende homem por agressão contra mulher em Jaciara
-
Rondonópolis22/04/2025 - 20:00
Rondonópolis terá 1º leilão online de madeiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
-
Sorriso22/04/2025 - 14:00
ASF Sorriso enfrenta Magnus nas oitavas da Copa do Brasil de Futsal
-
Policial23/04/2025 - 12:30
Polícias Militar e Civil prendem suspeitos de sequestro e morte de adolescente encontrada em poço em Cuiabá
-
Política MT22/04/2025 - 22:30
Municípios relatam prejuízos e pedem apoio da Assembleia após extinção do Fethab Diesel
-
Rondonópolis24/04/2025 - 12:30
Habitação convoca cadastrados para regularização de pendências nos documentos
-
Política MT22/04/2025 - 16:00
Max Russi transforma o Abril Laranja em política pública permanente para o combate à crueldade animal