Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Cridac entrega 402 próteses ortopédicas e 1.729 cadeiras de rodas em 2025

Publicado

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), concedeu 402 próteses ortopédicas sob medida, 1.729 cadeiras de rodas e 685 órteses pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de janeiro a 15 de dezembro de 2025.

Também foram entregues 340 meios auxiliares de locomoção, 2.818 aparelhos auditivos e 22 implantes cocleares (dispositivos implantáveis).

A unidade realizou 202.839 procedimentos de reabilitação e 23 procedimentos medicamentosos de usuários com Atrofia Muscular Espinhal (AME) no ano passado. Em parceria com o Hospital Estadual Santa Casa, os médicos do Cridac operaram 19 pacientes com pé torto congênito.

Os resultados superaram a meta estabelecida no plano de trabalho da Secretaria para o ano inteiro, que era de realizar 118.800 procedimentos de reabilitação, e entregar 2.220 aparelhos auditivos e 2.200 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção da oficina ortopédica.

“No início do mês de dezembro foi comemorado o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Então podemos comemorar os números do Cridac pelo excelente atendimento que presta aos pacientes de todo o Estado”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Desde o início da gestão, em 2019, já foram concedidas 1.719 próteses sob medida, 3.586 órteses sob medida, 7.631 cadeiras de rodas e 12.640 aparelho auditivo. Também foram realizados 865.480 procedimentos de reabilitação nos últimos sete anos.

Veja Mais:  Prefeitos são multados em 11 UPFs por descumprirem determinações do TCE

Segundo a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves, a equipe do Cridac presta assistência integral aos pacientes, desde a entrega de materiais, em que os pacientes são acompanhados em cada fase do processo, até a emissão de laudos.

“Sempre realizamos mutirões, com o apoio das prefeituras para a logística de transporte e acomodação de pacientes, para conseguirmos fazer este grande volume de entregas à população. Os equipamentos e aparelhos podem ser solicitados nos postos de saúde, nas Unidades de Reabilitação (UDR) dos municípios e depois entregues no Cridac”, explicou.

Localizado no Centro Político Administrativo (CPA), ao lado do novo Hospital Central do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, o Cridac passa por uma reforma de modernização, com investimento total previsto de R$ 17 milhões.

“Esta obra é fundamental para atender os pacientes com mais qualidade e eficiência em uma estrutura de excelência, com ambiente acolhedor, como eles merecem. Recebemos pacientes do Estado inteiro em busca de uma prótese ou órtese que trará mais qualidade de vida e independência em seu dia a dia”, afirmou a diretora do Cridac, Suely Souza.

Saiba mais sobre o Cridac

O Cridac comemorou, em julho, 49 anos de atendimento especializado às pessoas com deficiência. Referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso, oferece serviços nas especialidades física, auditiva, intelectual, para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências múltiplas.

Veja Mais:  PM recupera quatro veículos roubados

Além disso, a unidade é responsável pela concessão de tecnologias assistivas (órtese, prótese, meio auxiliar e aparelho auditivo). Os pacientes passam por avaliação da equipe multiprofissional do Cridac, que conta com fisioterapeuta, psicólogo, ortopedista, fonaudiólogo e assistente social.

A unidade concede cadeira de rodas motorizada para quem apresenta uma condição médica com Classificação Internacional de Doenças (CID) específica, que necessite do equipamento, e é confeccionada sob medida para regular encosto, profundidade, largura e altura.

“São pacientes que perderam força nos membros superiores e tem dificuldade de se locomover em uma cadeira de rodas convencional”, concluiu a diretora.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil prende dois foragidos da Justiça durante operação em Nova Xavantina

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (20.1), a Operação Ordem Cumprida, para cumprir dois mandados de prisão contra foragidos da Justiça que estavam residindo em Nova Xavantina.

A primeira prisão ocorreu mediante troca de informações entre os policiais civis de Mato Grosso e do Amapá, que indicaram a localização de um homem, de 39 anos, que estaria morando em Nova Xavantina.

Após diligências investigativas, o endereço do suspeito foi identificado, o que possibilitou o cumprimento do mandado de prisão definitiva.

A segunda prisão foi resultado de uma ação conjunta entre as Polícias Civis das cidades de Canarana e Nova Xavantina. O suspeito, de 22 anos, possuía mandado de prisão em aberto, em razão de sentença condenatória definitiva pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, ameaça e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, com pena superior a nove anos de reclusão.

Após o cumprimento das ordens judiciais, os dois presos foram encaminhados à delegacia, para a realização dos procedimentos legais e, posteriormente, apresentados em audiência de custódia, permanecendo à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil cumpre buscas e prende mais um envolvido em roubos em lojas de cosméticos
Continue lendo

Mato Grosso

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteada dos 9 aos 13 anos

Publicado

A Polícia Civil prendeu, nessa segunda-feira (19.1), um homem, de 41 anos, suspeito de estupro de vulnerável contra a própria enteada, hoje com 13 anos, de forma contínua desde que a menina tinha apenas nove anos.

As investigações tiveram início após a mãe da vítima procurar a delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Segundo o relato, a filha quebrou o silêncio após anos de abusos e contou que o padrasto, com quem a mãe é casada há 10 anos, era o autor dos crimes.

A dinâmica dos abusos

Segundo relato da vítima, o suspeito aproveitava os momentos em que a família dormia para ir até o quarto da menina durante a madrugada. A vítima relatou que o homem abaixava suas roupas, praticava atos libidinosos e a observava.

A denúncia aponta ainda que os abusos ocorriam também no momento do banho da adolescente. Ela relatou que não contou para a mãe os fatos devido ao padrasto ser muito alto e forte e bater nela e nos irmãos, e não queria apanhar mais.

Confiança rompida

A mãe informou às autoridades que jamais desconfiou do companheiro, com quem tem outros três filhos. A relação familiar era descrita como harmônica e a vítima, filha de um relacionamento anterior, chamava o suspeito de “pai”.

A comunicante notou que, há um certo tempo, o comportamento da filha havia mudado drasticamente. No entanto, ela atribuiu o distanciamento e as alterações de humor à fase da “pré-adolescência”, sem imaginar que a menina estava sendo vítima de violência sexual dentro da própria casa.

Veja Mais:  Bombeiros combatem incêndio em terreno baldio próximo ao Fórum de Cuiabá

Procedimentos Legais

Após realização de escuta especializada da vítima, a delegada Renata Evangelista, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso (DEDMCAI) de Sinop, representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça, e a equipe da Delegacia deteve o suspeito em seu local de trabalho.

Ele deverá responder pelo crime de estupro de vulnerável, cuja pena varia de 8 a 15 anos de reclusão.

“O abuso sexual infantil muitas vezes acontece no ambiente familiar. Se você suspeita de algum caso, denuncie! O sigilo é garantido”, afirmou a delegada Renata Evangelista.

• Disque 100: Direitos Humanos
• 181: Polícia Civil

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil identifica casal responsável por falsa divulgação de toque de recolher em Cáceres

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso identificou, nesta terça-feira (20.1), um casal responsável pela divulgação de um comentário com informação falsa sobre um suposto toque de recolher imposto por facção criminosa no município de Cáceres.

O homem de 28 anos e a mulher, 21 anos de foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimento e responderão a Termo Circunstanciado de Ocorrência por apologia ao crime. As investigações continuam para apurar o envolvimento deles com possível crime de integrar organização criminosa.

As investigações, realizadas por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Cáceres, iniciaram no dia 17 de janeiro de 2026, quando passou a circular nas redes sociais a imagem de um comentário publicado em um perfil de notícias local, informando que uma organização criminosa teria determinado toque de recolher à população cacerense.

Assim que tomou conhecimento da publicação, a Draco Cáceres instaurou procedimentos para apurar as informações e identificar os responsáveis pela divulgação do conteúdo. No curso das investigações, verificou-se, preliminarmente, que a postagem foi realizada por um único perfil, de forma isolada, com o intuito de causar pânico e desinformação na população local.

Diante dos elementos apurados, foi possível chegar ao casal envolvido na divulgação da Fake News. A delegada responsável pelas investigações, Bruna Caroline Fernandes de Laet, ressalta a importância de que a população e os veículos de comunicação busquem informações em fontes oficiais e evitem a propagação de conteúdos não verificados, que podem gerar insegurança social.

Veja Mais:  PM recupera quatro veículos roubados

“A Polícia Civil atuará fortemente no combate a toda e qualquer prática de apologia ao crime, seja no meio virtual ou outra forma de divulgação de falsas notícias”, disse a delegada.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana