Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Criminoso que liderou extorsão a comerciantes circulava em veículos de luxo, aponta investigação da Polícia Civil

Publicado

O integrante de uma facção criminosa, preso nesta semana pela Polícia Civil por liderar um esquema de extorsões e ameaças contra comerciantes em Várzea Grande, acumulou patrimônio incompatível, entre eles veículos de alto padrão, uma vez que não tinha efetivamente um trabalho formal.

A investigação da Gerência e a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (GCCO/Draco) apontou que O.R., 35 anos, conhecido pelo apelido de Shelby, circulava com veículos como um Jeep Compass, um Land Rover Evoque e um Mercedes Benz. Ele usava o apelido do personagem de uma série policial a fim de esconder sua identidade e intimidar as vítimas extorquidas.

O investigado foi visto dirigindo o Mercedes que, assim como os modelos Evoque e Compass, estava registrado em nome da esposa, também alvo da operação. A decisão do juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais da capital determinou o sequestro dos veículos.

Depois que a Polícia Civil iniciou a investigação para apurar o esquema de extorsão contra comerciantes de peças de veículos, no camelódromo de Várzea Grande, o casal trocou constantemente de veículos, a fim de despistar e evitar que os carros fossem objeto de medidas judiciais.

As investigações da GCCO, iniciadas em novembro do ano passado, levantaram que Shelby e um comparsa, também preso na operação, extorquiram lojistas a pagar uma taxa de 5% sobre o faturamento mensal sob ameaças de morte, violência física e de terem seus estabelecimentos incendiados, em caso de recusa. As represálias violentas se estendiam ainda a funcionários e familiares das vítimas.

Veja Mais:  Polícia Civil prende motociclista por conduzir veículo embriagado em Confresa

A estratégia criminosa de extorsão é a mais recente usada pela facção criminosa para captar recursos ilícitos, chamada de ‘taxa de funcionamento’. Para forçar os comerciantes a pagar as taxas, os criminosos monitoravam as rotinas das vítimas e mantinham presença constante nos estabelecimentos. Além disso, Shelby fazia chamadas de vídeo para intimidar as vítimas, definindo os valores exigidos e os métodos de pagamento, ao que chamava de ‘projeto’ e alegava ter contato direto com criminosos presos que seriam seus líderes.

Shelby responde a ações penais pelos delitos de homicídio, furto, roubo e integração de organização criminosa.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Rede Cidadã ganha sede própria e aumenta em quase 100% o número de vagas em Rondonópolis

Publicado

A unidade do Rede Cidadã de Rondonópolis (230 km de Cuiabá), programa social da Secretaria de Segurança Pública, ganhou sede própria e deu início, nesta segunda-feira (17.03), às atividades de 2025 com 165 estudantes matriculados.

Instalado no complexo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Padre Lothar, na região da Vila Operária, este ano o Rede Cidadã pode atender até 220 estudantes das escolas públicas em cursos extracurriculares. Em relação a 2024, o aumento do número de vagas é de quase 100%.

No novo local, os alunos podem escolher frequentar atividades esportivas e culturais como jiu-jítsu, natação, vôlei, futsal e violão. Exceto para natação, que não há mais vagas, os pais podem matricular os estudantes nas demais modalidades. Em todas elas, o início das aulas é imediato.


Além das atividades na nova sede, o programa social da Sesp também continua ofertando aulas de futsal e violão em duas escolas municipais, a Gildazia de Souza Pirozzi, no bairro Ipanema, e Rosalina Antônio da Silva, no bairro Iguaçu, respectivamente. Até ano passado, por falta de uma sede, o atendimento do programa se limitada as essas duas unidades escolares.

A coordenadora, capitã Wilma Camilo, explica que a instalação do Rede Cidadã no Complexo SCFV é resultado da parceria firmada entre a Sesp-MT e a Prefeitura de Rondonópolis.


O prefeito Cláudio Ferreira, entendendo a importância do programa social para os estudantes em situação de risco e vulnerabilidade, assinou o termo de cooperação técnica que autoriza o uso do complexo municipal social e esportivo, informa a coordenado, capitã Wilma.

Veja Mais:  SES capacita 450 profissionais para atendimento à saúde do homem

Nesta segunda-feira (17.3), Cláudio Ferreira e a capitã Wilma Camilo fizeram a abertura oficial das atividades na nova sede.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Escola Pública de Trânsito realiza workshop sobre preenchimento de Auto de Infração de Trânsito

Publicado

A Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou, nesta terça-feira (18.03), um workshop sobre preenchimento de Auto de Infração de Trânsito.

A capacitação ocorreu no auditório da sede da Autarquia, em Cuiabá, e envolveu 99 participantes entre servidores do Detran que atuam na fiscalização de trânsito, policiais rodoviários federais (PRF), policiais militares e agentes municipais de trânsito do Estado.

Ao longo do dia foram realizadas palestras com os temas: amparo legal para a lavratura do Auto de Infração de Trânsito, requisitos necessários para a lavratura do Auto de Infração de Trânsito, defesa de autuação, aplicação de penalidades, base legal utilizadas para análise dos processos (recursos em 1ª instância) e a efetividade da fiscalização de trânsito.

Conforme a coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT, Renata Freitas, a realização do workshop deu-se pela necessidade de padronização, capacitação e redução de erros de preenchimento do Auto de Infração de Trânsito, além da atualização sobre normas e legislação de trânsito.

“A correta lavratura dos Autos de Infração é fundamental para garantir a eficácia da fiscalização e a legalidade das penalidades aplicadas, visando a garantia do trânsito seguro ao cidadão”, observou.

A diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito, Adriana Carnevale, destaca que o workshop é importante para a padronização dos procedimentos de registro de autuações entre as forças de segurança que atuam na fiscalização de trânsito no Estado.

Veja Mais:  TCE-MT emite parecer prévio favorável à aprovação das contas de Feliz Natal

“O workshop irá proporcionar a efetividade do trabalho dos profissionais do sistema nacional de trânsito em prol da segurança viária em todo Estado”, reforçou a diretora.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Obras do BRT na Avenida do CPA são retomadas por Consórcio

Publicado

As obras de implantação do Sistema BRT foram retomadas nesta semana pelo Consórcio BRT. Os trabalhos são realizados no trecho que está sob responsabilidade do consórcio, ou seja, entre o Hospital do Câncer e o Viaduto da Sefaz e entre a Defensoria Pública e o CREA.

No último dia 7 de março, o Governo de Mato Grosso e o consórcio chegaram a um acordo para a rescisão do contrato. Segundo este acordo, as empresas têm um prazo de 150 dias para finalizar o trecho que foi aberto na Avenida do CPA, caso contrário, será aplicada uma multa de R$ 54 milhões. O acordo foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público para análise e validação.

Neste momento, as empresas trabalham na concretagem das pistas e terraplanagem próximo ao Viaduto da Avenida Miguel, enquanto no trecho próximo ao Hospital do Câncer é realizado o plantio de grama e a implantação da ciclovia e pista de caminhada.

A continuidade das obras do BRT será realizada por meio da divisão dos serviços em lotes, permitindo a contratação de várias empresas especializadas para cada etapa.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, essa medida tem o objetivo de agilizar os trabalhos, garantindo mais eficiência na execução, uma vez que o Estado já tem em caixa os recursos necessários para a conclusão do BRT.

Fonte: Governo MT – MT

Veja Mais:  Estado garante que dados dos consumidores ficarão protegidos

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana