Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

CST do Esporte é instalada na ALMT

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quinta-feira (9), a Câmara Setorial Temática (CST) do Esporte, requerida pelo deputado Beto Dois a Um (União). A CST tem 180 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogada por igual período. Na oportunidade, o parlamentar entregou três moções de aplausos a campeões do atletismo.

Durante sessão de instalação, o deputado Beto Dois a Um disse que a cultura e o esporte são pautas importantes para a sociedade. “Essa CST do Esporte é inédita aqui na ALMT. Estamos instalando ela hoje e será um fator de transformação social sendo discutida, para que políticas públicas permanentes se façam presentes em nosso estado e, assim, o esporte continue crescendo e avançando cada vez mais”, enfatizou o parlamentar.

O 2º vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Carlos Alberto Eilert, falou da importância desta CST que poderá defender as pautas do esporte. “Hoje temos mais de 10 mil profissionais de educação física registrados. Acredito que as discussões voltadas a esse tema vão alavancar, principalmente, o esporte amador. Precisamos incentivar, conversar e viabilizar fundos para que o esporte em Mato Grosso possa alcançar altos níveis de competições”, explicou Eilert.

Edson Luiz Manfrin, presidente do Conselho Regional de Educação Física, CREF 17, falou que esse momento de instalação dessa CST do Esporte é um momento inédito para Mato Grosso. “O profissional de educação física está inserido diretamente no esporte. Temos pautas importantes a serem discutidas na CST, uma delas é a prática do esporte na escola. E essas reuniões futuras serão importantes para trazermos todos esses assuntos”, completou Manfrin.

Veja Mais:  Diego critica empresa aérea Azul e defende cortar benefício fiscal

Público lotou o Plenário da Assembleia Legislativa.

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, “a CST vai possibilitar dar voz ao esporte de todos os setores. Vamos debater aqui, por exemplo, a lei do Bolsa Atleta, para que possamos aperfeiçoar e dar mais alcance, além de ouvir os segmentos, os treinadores, árbitros e os atletas. Assim poderemos avançar no esporte máster, no profissional e no amador”.

Maurren Maggi, a primeira mulher brasileira a ter conquistado uma medalha de ouro olímpica em provas individuais, em 2008, em Pequim, recebeu moção de aplausos do deputado Beto Dois a Um.

“Agradeço a homenagem recebida hoje na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Além disso, as discussões do esporte, da educação, têm que continuar em qualquer plataforma governamental. Isso precisa ser pensado como uma política de Estado e de uma forma que gere desenvolvimento na economia. Cuiabá é uma das principais metrópoles que recebem o esporte de uma maneira nacional. Tivemos no ano passado o Troféu Brasil de Atletismo, esse ano o Campeonato Ibero-Americano, que está sendo agora este final de semana, e são competições importantes que podem dar visibilidade mundial para o esporte local”, explicou Maurren.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Deputado Romoaldo requer cumprimento da Lei Complementar de Atenção Integral à Saúde Mental
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Diego critica empresa aérea Azul e defende cortar benefício fiscal

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  ALMT aprova propostas de Moretto que reconhecem lideranças e história da região Oeste

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana