Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Cuiabá recebe mais de 100 obras e projetos no tricentenário

Publicado

Cuiabá completa 300 anos nesta segunda-feira (8) com mais de 100 obras e projetos em andamento. Capital do agronegócio, Cuiabá atravessa a crise econômica do país de forma diferenciada.

Os servidores públicos recebem dentro do mês trabalhado, o Reajuste Geral Anual (RGA) é pago todos os anos aos efetivos e comissionados, e a cidade segue como ‘canteiro de obras’, com diversas obras em andamento e projetos para serem executados na infraestrutura, educação, cultura, esporte, assistência social e principalmente na saúde, onde já foi inaugurado e no próximo mês, começa a funcionar 100% do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que abrigará o novo Pronto-Socorro da Capital.

No momento em que diversas cidades fecham hospitais públicos, Cuiabá abre um novo hospital, com novos equipamentos e toda estrutura, e ainda amplia o trabalho na atenção básica, com a reforma e inauguração de novas unidades.

Somente nos últimos dois anos, na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além da entrega do novo hospital na área da saúde, 15 Centros de Saúde e PSFs passaram por reforma e ampliação, construção de 6 Unidades Básicas de Saúde porte 3, investimentos em sistematização e novos equipamentos, abertura de mais 20 leitos no Hospital Municipal São Benedito, além da realização de mutirões de cirurgias, consultas e exames. Nas comunidades rurais e terapêuticas, foram mais de 22 mil atendimentos.

“Sairemos da gestão dos 300 anos com mais foco e preparados para o futuro, e sempre valorizando a nossa história”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.   

Na educação, o prefeito Emanuel já entregou cinco CMEIs e mais duas estão em fase de conclusão. Nos últimos anos, as escolas municipais de Cuiabá vêm apresentando um crescimento constante no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), a capital superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC). A média das escolas municipais foi de 5,7, enquanto a meta estipulada pelo MEC era de 5,3.  Com esse desempenho, Cuiabá ultrapassou a proposta do Ministério para 2019, que é de 5,6.

Veja Mais:  Prefeitura divulga convocação de candidatos aprovados na função de Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI)

As matriculas já são feitas pela internet, evitando filas para os pais, mais de 3.800 vagas nas unidades de creche e CMEI foram criadas. Mais de 52 mil kits escolares completos foram entregues para os alunos da rede municipal de ensino neste ano. O programa Hora Estendida também foi criado para atender principalmente as mães das crianças que trabalham fora. Sete unidades educacionais foram revitalizadas, além do retorno do programa de atividades esportivas no contraturno escolar “Bom de Bola, Bom de Escola”, que atendeu mais de 400 alunos no ano passado e neste ano irá receber mais de 700 crianças e adolescentes.  

Mesmo não sendo uma atribuição do município, a Prefeitura de Cuiabá firmou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Segurança Pública, onde nas horas livres, os policiais atuam no programa “Anjos da Guarda”, com a missão de proporcionar segurança e reforçar a relação entre educação e cidadania nas unidades escolares.Com mais de 600 mil habitantes, Cuiabá cresce diariamente em população e na construção civil, novos bairros, casas e condomínios vão surgindo constantemente. E, por isso, a cidade precisa acompanhar nas obras estruturantes. Duas importantes obras que estão em fase de licitação vão ajudar a desafogar o trânsito: o viaduto liga a avenida Beira Rio à Ponte Sérgio Motta, e o elevado permite o acesso da Avenida das Torres à Avenida Itália.

Veja Mais:  Prefeito lamenta morte de ex-procurador do Estado, José Vitor Gargaglione

Obras como o contorno leste, considerada como rodovia da integração sai do Distrito Industrial e abrange 29 bairros, vai beneficiar 270 mil pessoas. Somente no programa “Minha Rua Asfaltada”, mais de 40 bairros estão sendo atendidos, e vai asfaltar aproximadamente 200 km da malha viária nos quatro anos de gestão do prefeito Emanuel. Mais de R$ 4 milhões foram investidos na construção de pontes de concreto na zona rural, além da reforma das pontes de madeira.  

Já nos pontos históricos da Capital, são várias obras para os cuiabanos e turistas aproveitarem e conhecerem as belezas de Cuiabá, como as obras do Mercado do Porto, Cais e Orla do Porto 2. Mais de 50 praças públicas já foram reformadas em dois anos e a meta para este ano ainda é totalizar a entrega de mais 50. O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) já foi reformado e na próxima semana, será entregue pelo prefeito o Parque da Família, e outros estão em fase de construção como o Nascentes (Morada do Ouro), dos Trabalhadores (Distrito Industrial).

Na mobilidade urbana, Cuiabá foi destaque em todo o Brasil com as paradas de ônibus sustentáveis. Recentemente, foi entregue a Estação Ipiranga, a cidade já recebeu a Estação Alencastro. Já os pontos de ônibus são feitos em contêineres, que contam com placas solares para iluminação e possuem pontos de USB para recarga de celulares, biblioteca com livros. Mais 82 deste formato serão construídos, e serão trocados primeiramente no centro histórico. Três ônibus articulados com capacidade para transportar 152 pessoas já estão em circulação na Capital, novos ônibus foram colocados em funcionamento para atender a população, e a licitação do transporte coletivo vai prever a renovação da frota de ônibus.

Veja Mais:  Camisetas dos 300 anos que têm vendas destinadas à AACC podem ser retiradas nesta quinta-feira

O prefeito Emanuel entregou somente em um ano, 11 mil títulos de regularização fundiária para moradores da Capital. Somente nos dois meses de comemoração dos 300 anos de Cuiabá, mais de 3.700 títulos estão sendo entregues pelo gestor. Em apenas dois anos, a meta é entregar 25 mil títulos definitivos. Na assistência social, são várias ações que contam com a atuação da primeira-dama Marcia Pinheiro, como do Qualifica Cuiabá, lançado recentemente e que vai ofertar cursos para mais de 700 mulheres que desejam se qualificar, e os cursos são realizados nos 14 Cras espalhados pela cidade. “Tivemos grandes ações em todas as áreas. Na gestão, avançamos muito com o Taxi Pref, o Cuiabá Prev é destaque para todo o Brasil. Ampliamos a transparência na nossa gestão com o novo Portal Transparência, na agricultura, habitação, temos resultados fantásticos de atendimento ao cidadão. Quero ser lembrado como um dos prefeitos que mais trabalhou por Cuiabá”, analisou Emanuel.

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitura dá início à segunda rodada da Coleta de Resíduos Sólidos

Publicado

Participação da comunidade é fundamental para prevenir focos de dengue

Atenção! Fez a faxina no quintal? Trocou a geladeira? Vai dar fim ao sofá em que o cachorro fez xixi e não tem mais salvação? Pois é! Saiba que cada resíduo tem um destino específico. Para recolher móveis e eletrodomésticos inservíveis, restos de jardinagem, e demais “cacarecos sem serventia alguma”, a Prefeitura disponibiliza a coleta de resíduos sólidos volumosos.

De janeiro até agora, as equipes já percorreram todos os oito setores, garantindo o destino adequado aos inservíveis e restos de jardinagem.

Na próxima semana, de 13 a 17 de abril, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra) cortam estrada para fazer a coleta nos distritos de Caravágio e Primavera. “Já peço aos moradores dos dois distritos que disponham os resíduos para coleta nas calçadas, de forma a não atrapalhar o trânsito de pedestres”, solicita o titular da pasta, Milton Geller, reforçando que a participação de todos é fundamental neste processo e que dispor os resíduos fora do período correto pode gerar multa.

A partir do dia 22 de abril, as equipes da Sintra dão início à segunda rodada da coleta de volumosos, pelo Setor 1. O calendário pode ser conferido aqui.

“Mais que organização e beleza, a limpeza urbana é uma questão de saúde pública – e manter quintais livres de objetos que possam acumular qualquer quantidade de água é a forma mais eficaz de combatermos doenças como a dengue, por exemplo”, complementa o gestor.

Veja Mais:  Secretaria de Educação anuncia entrega do segundo lote de uniformes para este mês de abril

Para seguir reduzindo a geração de resíduos, a Administração Municipal optou por continuar com o calendário de coleta de resíduos volumosos somente na versão digital, disponível no site da Prefeitura.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Veja Mais:  Prefeitura cobra retomada da obra do córrego Mané Pinto

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso realiza V Fórum Municipal de Cultura e Feira do Livro com presença do poeta Bráulio Bessa

Publicado

Evento acontece de 16 a 18 de abril com programação cultural diversificada e eleição do Conselho Municipal de Cultura

Sorriso promove, entre os dias 16 e 18 de abril, o V Fórum Municipal de Cultura e a Feira Municipal do Livro 2026. O evento será realizado na Praça da Juventude e reunirá artistas, escritores, produtores culturais e a comunidade em geral em uma programação voltada ao fortalecimento da cultura local.

Um dos grandes destaques desta edição é a presença do poeta Bráulio Bessa, conhecido nacionalmente por sua atuação na valorização da literatura popular nordestina e por suas participações em programas de televisão. Com linguagem simples e forte apelo emocional, Bessa se tornou referência na poesia contemporânea, aproximando o público da leitura e da cultura. Ele ministrará palestra na noite de abertura e também participará de atividades com escritores locais.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Marisa Neto, o evento é um espaço de construção de políticas culturais, diálogo e planejamento. “O Fórum é um momento fundamental de escuta, diálogo e planejamento das políticas culturais do nosso município. É essencial que a população e os produtores culturais participem, contribuindo com ideias”, disse.

Ainda, durante o evento, serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Sorriso.

Confira a programação oficial:

16 de abril (quinta-feira – noturno)

  • 18h30 – Credenciamento
  • 18h45 – Abertura oficial com autoridades
  • 19h00 – Apresentação cultural – Orquestra Municipal
  • 19h15 – Apresentação da Secretaria Municipal de Cultura (Marisa Neto e Francisco Guimarães)
  • 19h40 – Fala de representantes da Secretaria Estadual de Cultura
  • 20h00 – Coffee break
  • 20h20 – Apresentação cultural
  • 20h30 – Palestra com o poeta Bráulio Bessa
  • 22h00 – Encerramento
Veja Mais:  Secretaria de Educação anuncia entrega do segundo lote de uniformes para este mês de abril

17 de abril (sexta-feira – matutino)

  • 08h00 – Abertura da Feira do Livro com autoridades e presença de Bráulio Bessa
  • 08h15 – Apresentação cultural – Trupe Trikelê
  • 08h30 – Visita aos estandes
  • 09h00 – Divulgação dos selecionados do Concurso de Poesias e declamações
  • 09h30 – Roda de conversa com escritores locais e Bráulio Bessa (Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato)
  • 09h30 – Apresentações culturais
  • 11h00 – Encerramento

17 de abril (sexta-feira – vespertino)

  • 13h30 – Abertura da Feira do Livro
  • 13h45 – Apresentação cultural – Trupe Trikelê
  • 14h00 – Visita aos estandes
  • 14h30 – Divulgação do Concurso de Poesias com declamações
  • 15h30 – Apresentações culturais
  • 17h00 – Encerramento

17 de abril (sexta-feira – noturno)

  • Sessão Solene da Câmara de Vereadores
  • 19h00 – Abertura das homenagens aos autores e escritores do município
  • 19h30 – Apresentação cultural
  • 19h45 – Lançamento de livro
  • 21h00 – Entrega de honrarias
  • 21h30 – Autógrafos e fotos
  • 22h00 – Encerramento

18 de abril (sábado – matutino)

  • 08h30 – Abertura com o projeto “Sebo Literário”
  • 08h45 – Apresentação cultural
  • 09h00 – Visita, compra, troca e doação de livros
  • 10h30 – Encerramento

18 de abril (sábado – vespertino)

  • 15h00 – Homenagens ao Dia Nacional do Livro Infantil e à Biblioteca Monteiro Lobato
  • 15h15 – Apresentação cultural e corte do bolo
  • 16h00 – Show com a cantora infantil Italy e banda
  • 18h00 – Eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura
  • 19h00 – Encerramento do Fórum e da Feira do Livro
Veja Mais:  Prefeito lamenta morte de ex-procurador do Estado, José Vitor Gargaglione

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Publicado

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.

Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.

De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.

Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.

A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.

Veja Mais:  Prefeitura divulga convocação de candidatos aprovados na função de Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana