Mato Grosso
Deficientes físicos recebem cadeiras de rodas motorizadas no Cridac
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) entregou, durante os dias 29, 30 e 31 de outubro, cadeiras de rodas motorizadas aos pacientes que solicitaram auxílio do equipamento de locomoção na unidade.
Ao todo, 40 cadeiras foram entregues. A iniciativa faz parte de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), e o Ministério da Saúde, que viabilizou a compra do equipamento para as pessoas com deficiência.
“Por meio de ações como essa, o Governo do Estado leva mais qualidade de vida às pessoas que precisam de uma cadeira de rodas motorizada. A SES-MT e a valorosa equipe do Cridac buscam transformar, para melhor, a vida desses pacientes”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Para otimizar o fluxo de entrega e organizar o processo, a unidade dividiu o número total de pacientes em grupo de 10 pessoas e por cada período. A logística foi necessária para ofertar uma atenção especial a cada paciente que recebeu a cadeira.

Um dos pacientes beneficiados com a cadeira de rodas é Luis Lopes Neves, artesão de 55 anos, morador da cidade de Guiratinga (a 332km de Cuiabá). Ele disse que o equipamento chegou em boa hora e relatou os benefícios que a cadeira motorizada vai proporcionar na sua rotina diária.
“A partir de agora, muda tudo na minha vida. É como se você tivesse renascendo para a vida, vou ter o direito de fazer tudo o que não conseguia fazer. Sem a cadeira motorizada, eu dependo da minha esposa para me levar, empurrar minha cadeira para os locais mais longes. Hoje, com a motorizada, estou livre. É como seu tivesse saído de uma prisão para uma liberdade, autonomia total da minha vida”, disse.
Após receber a cadeira, todos passam por um treinamento básico para receber as orientações técnicas de pilotagem, com atenção especial ao comando de botões do painel de controle.
A diretora do Cridac, Patrícia Dourado, explicou que essa instrução de pilotagem é realizada nas rampas dos corredores que fica dentro da própria unidade e que, na fase final do processo, o cadeirante recebe uma declaração que está apto para pilotar a cadeira.
“Eles passam por um treinamento e vão receber orientações sobre o manuseio da cadeira, o carregamento das baterias e o funcionamento total dela. Depois, eles passam por um treinamento, vão subir, vão descer rampa e fazer todo o movimento necessário. Após esse processo, os pacientes recebem uma declaração de que estão aptos, livres para andar com essa cadeira”, explicou.
O equipamento é movido à bateria recarregável por energia elétrica e possui autonomia para 30 quilômetros. Ainda de acordo com a diretora do Cridac, está prevista a entrega de mais cadeiras, visto que “a unidade ainda possui cerca de 30 processos para serem avaliados”.

Atualização de dados pessoais do paciente
Uma das dificuldades enfrentadas pela equipe do Cridac é a localização dos pacientes que aguardam a convocação para receber as cadeiras. Os números mostram que um total de 200 pessoas fizeram o cadastro para receber o equipamento, mas não foram encontradas.
Essa situação ocorre porque o paciente trocou de número e não informou o seu novo contato. Pacientes que estiverem nesta situação devem procurar o Cridac para solicitar atualização dos dados pessoais no sistema ou ligar para a unidade.
Serviço
O Cridac é uma unidade especializada no atendimento de pessoas com deficiência. O prédio fica localizado na Rua G, s/n – Bloco A – Centro Político Administrativo. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3613-1928.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis03/08/2026 - 08:12Exposul começa hoje com expectativa de recorde de público
-
Rondonópolis03/08/2026 - 12:43Liquidaqui consolida Rondonópolis em uma grande campanha de consumo local
-
Rondonópolis03/08/2026 - 15:45Rondonópolis|Após apenas uma empresa se cadastrar e estar inapta, licitação terá que ser remarcada
-
Agro News03/08/2026 - 13:43Falta de aviso sobre seguro agrícola pode gerar indenização ao produtor
-
Artigos03/08/2026 - 14:08A cidade começa na calçada
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano








