Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Detran-MT realiza ações educativas sobre segurança no trânsito em todo o Estado

Publicado

O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, nos primeiros dez dias de maio, diversas ações educativas dentro da campanha do Maio Amarelo deste ano. Nesta edição, a campanha tem como tema esse ano: “A paz no trânsito começa por você”, e será realizada ao longo do mês de maio.

O objetivo das ações, que estão sendo organizadas pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito, é alertar sobre a violência no trânsito e a importância da educação entre condutores, pedestres e ciclistas para um ambiente mais seguro.

“Esta campanha objetiva a reflexão sobre a violência no trânsito, que é um problema real. Queremos que todos reflitam sobre isso e ajam de forma segura no trânsito. É importante perceber os riscos e adotar comportamentos seguros. A educação é muito importante para a segurança viária. Queremos que as pessoas saibam o que é certo, percebam os riscos e façam a sua parte. Nossa prioridade é orientar, para que se evite o cometimento de infrações”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

A campanha teve início em Mato Grosso no dia 02 de maio, quando foi realizado um Pit Stop Educativo, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça em Cuiabá, e cerca 640 pessoas receberam orientações sobre condutas seguras no trânsito.

Veja Mais:  Gestão de Nobres tem até o final de maio para revisar Planta Genérica

Nos dias 03, 06, 07 e 09 de maio foram realizadas palestras educativas em empresas de Cuiabá. Cerca de 221 colaboradores de uma empresa receberam orientações sobre temas referentes à legislação e segurança no trânsito. Também no dia 03 de maio, a Escola Estadual Arena Pantanal recebeu um circuito de palestras educativas, que contou com a participação de 500 alunos. Entre os assuntos abordados estão: fatores de riscos que causam acidentes de trânsito, importância da sinalização de trânsito e de atravessar na faixa de pedestre e uso do cinto de segurança.

Já em Várzea Grande, no dia 04 de maio, foi realizada a ação “Amigo da Rodada” no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), onde 250 pessoas foram abordadas com a intenção de sensibilizar sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção. No dia 06 de maio, foi realizada palestra para 200 colaboradores de uma empresa em Várzea Grande.

Enquanto isso, no interior do Estado, a 4ª Ciretran de Cáceres realizou passeio ciclístico, no dia 04 de maio, com participação de aproximadamente 2.800 pessoas participaram da ação.

“Toda população está convidada a participar deste momento, de trazer para si essa reflexão sobre as atitudes no trânsito. Se passarem por alguma ação do Detran e ou das forças de segurança, podem parar, conversar, bater um papo, tirar dúvidas, estamos sempre à disposição para orientar a todos, especialmente neste mês”, acrescentou a coordenadora.

Veja Mais:  Deputado Dilmar Dal Bosco comemora abertura da licitação para duplicação da MT-140

Confira a programação Maio Amarelo em todo o Estado

Dia 11/05 (integral) – Evento Família na Escola no Distrito Nova Esperança
Dia 12/05 às 18h – Apresentação humorística com Nico e Lau “No trânsito, fica esperto”, em Dom Aquino
Dia 13/05 às 7h30 às 08h30 – Palestra orientativa aos colaboradores da Águas Cuiabá (Bairro Carumbé)
Dia 14/05 (integral) – Palestra e atividade lúdica na Creche Amor de Mãe
Dia 15/05 das 8h às 12h – Atendimento na empresa Solidez Transportes (Detran e Sest Senat)
Dia 15/05 das 14h às 16h – Palestra orientativa aos colaboradores da CAOA, Várzea Grande
Dia 16/05 das 8h às 9h30 – Palestra orientativa aos colaboradores da APR Energy, em Cuiabá
Dia 17/05 (integral) – Palestra orientativa na Escola Estadual Maria Muller São Vicente
Dia 18/05 às 8h às 12h – Amigo da Rodada na Rota do Peixe (São Gonçalo Beira Rio)
Dia 20/05 às 9h – Roda de conversa na pista de testes
Dia 22/05 das 8h às 12h – Atendimento na empresa Carvalima Transportes (Detran e Sest Senat)
Dia 22/05 (integral) – Palestra orientativa aos alunos da Escola Estadual Garcia Neto, em Várzea Grande
Dia 23/05 (integral) – Encontro Cetran no auditório do Detran, em Cuiabá
Dia 24/05 (integral) – Encontro PNATRANS no auditório do Detran, em Cuiabá
Dia 24/05 às 14h – Palestra orientativa com os universitários da UNIVAG, em Várzea Grande
Dia 25/05 das 8h30 às 11h30 – Abordagem ao Cidadão na concessionária Honda, em Cuiabá
Dia 26/05 às 17h – Apresentação humorística com Nico e Lau “No trânsito, fica esperto”, em Itanhangá
Dia 27/05 (integral) – Palestra aos alunos da Escola Senai, em Cuiabá
Dia 28/05 (integral) – Palestra aos alunos da Escola Senai, em Cuiabá
Dia 29/05 (integral) – Palestra aos alunos da Escola Senai, em Cuiabá

Veja Mais:  Seduc promove discussão sobre práticas do processo de ensino e aprendizagem

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Polícia Militar realiza 1º Congresso Violência Doméstica e Traumas Transgeracionais em Cuiabá

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Polícia Militar realiza 1º Congresso Violência Doméstica e Traumas Transgeracionais em Cuiabá

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Bombeiros socorrem mãe e bebê após parto inesperado em casa
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana