Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Diante de mais uma situação de abandono, gestor da Sama registra B.O.

Publicado

Um carro parte do estacionamento em frente ao parque Ecológico Municipal Claudino Francio e segue pela Avenida Imigrantes. Atrás dele, latindo e correndo desesperadamente, uma cadela parte. A cena integra mais um roteiro de abandono de animais registrado nesta manhã, 13 de março, em Sorriso. Uma tentativa de abandonar o animal dentro do próprio espaço da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), havia antecedido essa cena – inclusive registrada, mais uma vez, pelas câmeras de segurança.

De acordo com o secretário Clóvis Picolo Filho, gestor da Sama, o proprietário do animal, uma fêmea, invadiu o prédio exigindo que o animal fosse levado para o Abrigo Municipal de Cães e Gatos. “Ele estava muito agressivo, nervoso e como ele assumiu ser o proprietário explicamos que a os animais abrigados no canil municipal são animais encontrados na rua e em situação de vulnerabilidade; o canil já abriga mais de 220 animais hoje e não temos condições de receber doação de animais de proprietários que não querem mais seus pets”, frisa.

Na sequência, o homem sai do prédio, abandona o pet na rua, entra no carro e parte. É nesse momento que as câmaras flagram o desespero do animal para seguir atrás do dono.

Comunicada, a Polícia Militar registrou o abandono e prendeu o proprietário em flagrante. “E nós registramos um boletim de ocorrência (B.O.) para as medidas cabíveis, afinal, abandono de animais é crime”, destaca Picolo.

Veja Mais:  Equipe da Semed realizar visita técnica para conhecer estratégias do maior Ideb do País

O proprietário segue detido.

Já quanto à cadelinha abandonada, ela ficou desorientada e fugiu com medo. Nesse momento, a equipe que atua no do canil está vasculhando o Parque para localizá-la, após isso, ela será castrada e colocada para adoção. “Porém, desta vez, esperasse que seja uma guarda responsável”, diz Picolo.

Abandono de animais é crime

Vale lembrar que o abandono de animais é crime, sujeito a multa e até prisão, de acordo com a Lei Federal nº 14.064/2020, que endureceu as penas para maus-tratos. A população pode ajudar denunciando casos de maus-tratos e abandono. Quem presenciar qualquer situação suspeita deve entrar em contato ou com a equipe da Sama pelo (66) 35458353 ou com a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) pelo (66) 99927-2611.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Rede de energia continuará a ser limpa e ligações irregulares serão retiradas

Publicado

Coordenador do NIF detalha ao promotor Márcio Florestan os próximos passos da operação Cacicus

O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel Alves Rodrigues Neto reuniu-se, na tarde de ontem (quinta-feira, 12 de junho), com o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas. Em pauta, a continuidade da Operação Cacicus.

“A participação do Ministério Público do Estado (MPE) é fundamental neste trabalho, à medida que o promotor acompanhou todo processo administrativo, e tem trabalhado arduamente contra as várias irregularidades registradas na utilização irrestrita e clandestina, no uso mútuo dos provedores de telecomunicação, com a rede de distribuição da concessionária Energisa”, destaca Gabriel, acrescentando que a nova etapa fixa um cronograma para os próximos seis meses, quando deve ser regularizar toda esta situação do Município. “Sem a participação do MPE desde o princípio, nenhuma atividade teria sido possível”.

Sobre a Cacicus

Além da retirada de cabos e equipamentos já em desuso, por meio da operação Cacicus, a concessionária também avançou para uma nova seara: a remoção de cabos, bem como demais equipamentos, de empresas que atuam clandestinamente na prestação do serviço de fornecimento de internet.

O trabalho da concessionária de energia elétrica, a Energisa, é acompanhado de perto pelo NIF e também pelo Procon, e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.

Veja Mais:  Equipe da Semed realizar visita técnica para conhecer estratégias do maior Ideb do País

Mais do que isso, ao fiscalizar, normatizar e organizar este processo, a atividade integrada deve coibir a prática da conexão irregular.

Caso algum cliente fique sem o serviço de internet por conta da retirada dos equipamentos instalados de maneira irregular, deve procurar o Procon, visto que a instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação da relação de consumo.

Como acionar o Procon?

Para facilitar o acesso dos consumidores à unidade de fiscalização, o Procon dispõe de atendimento via Whats App pelo 66 99715 9078. Também é possível acionar a unidade do Procon pelo 3907 8014. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores.

Para acionar o NIF?

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização. Neste número, o atendimento é digital.

Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Veja Mais:  Copa Jaiyme Veríssimo de Campos Júnior de Kart é neste fim de semana

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Em respeito a Corpus Christi, Prefeitura não terá expediente nos dias 19 e 20 de junho

Publicado

Serviços essenciais seguem mantidos e rotina volta ao normal na segunda-feira (23 de junho)

Na quinta e na sexta-feira da próxima semana (19 e 20 de junho), não haverá expediente na Prefeitura de Sorriso em respeito a Corpus Christi, festa cristã celebrada 60 dias depois da Páscoa e sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

Assim como o Paço, secretarias municipais e outras repartições ligadas à Administração Municipal também estarão fechadas nestes dias, como o Ganha Tempo, por exemplo.

Confira o funcionamento por setores, lembrando que serviços essenciais seguem mantidos :

Assistência Social

As unidades da Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São José, São Domingos e Praça CEU, assim como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar, não terão expediente no feriado. No entanto, o Creas e o Conselho Tutelar poderão ser acionados pelos telefones de plantão: o 99637 7258 (Creas) e o 99915 9077 (Conselho Tutelar).

Educação

Nas unidades escolares municipais, também não haverá aula nestes dias, como já previsto no calendário escolar. No entanto, na sexta-feira, os professores estarão em conselho de classe.

Saúde

A Secretaria de Saúde (Semsa) organizou a seguinte escala de atendimento para o período:

– A Upinha da Zona Leste; a UPA Sara Akemi Ichicava; a Farmácia Central Takeo Watanabe e o SAMU seguem com atendimento 24 horas, todos os dias. Para contatar o SAMU basta ligar 192;

Veja Mais:  Prefeito busca parceria com Governo de MT para construção de Vila para profissionais de segurança pública

– Upinha Santa Clara: atendimento dia 19 e 20, das 18h à meia noite. No sábado e domingo (21 e 22), a unidade estará fechada.

– No PSF Central será ofertado plantão para atendimento odontológico nos dias 20, 21 e 22, das 7 às 19 horas;

– Vale lembrar que os 30 PSFs do Município, o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e as demais Farmácias Cidadãs voltam a atender normalmente na quarta-feira (23 de junho).

Limpeza Urbana

Na quinta-feira, não será feito nenhum tipo de coleta, mas na sexta, os serviços retornam à normalidade.

Trânsito e Defesa Civil

A Guarda Municipal de Trânsito (GM) segue com plantão pelo 153 e pelo 66 99668 2034 nas 24 horas do dia, todos os dias. Já a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) pode ser acionada, também nas 24 horas do dia, pelo 199 ou pelo 66 99668 2062.

Ruas interditadas

Vale lembrar que, por conta da tradicional procissão de Corpus Christi, algumas ruas e avenidas serão temporariamente bloqueadas para o trânsito de veículos no período da manhã da quinta-feira (19).

A região da Igreja Matriz, cujas missas estão sendo temporariamente realizadas no Ginásio de Evangelização São Pedro (Gesp), será interditada, logo no início da manhã, a Avenida Natalino Brescansin, no trecho compreendido entre a Rua Marechal Cândido Rondon, a Avenida dos Imigrantes e a Rua Rui Barbosa.

Veja Mais:  Zumba volta a agitar as praças sorrisenses

A Igreja São José, no Jardim Primavera, também realizará procissão e, por conta disso, o trânsito ficará fechado na região das ruas Floriano Peixoto, São João, Travessa das Orquídeas e Perimetral Noroeste.

Na São Miguel Arcanjo, o cortejo sairá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi, virando e seguindo na Rua Carmem Miranda até a Rua das Videiras, novamente virando na Travessa Aquário, retornando à Avenida Luiz Amadeu Lodi, até as dependências da igreja.

Vale a recomendação de que condutores que, se possível, adotem rotas alternativas e redobrem a atenção ao passar nas proximidades destes locais, garantindo assim a plena segurança de todos.

até Perimetral Noroeste e até a Rua Lupicínio Rodrigues, retornando na Travessa Poxoréu até à porta da Igreja São José

Transporte Coletivo

Na quinta-feira (19), os ônibus do transporte coletivo não rodam, mas o serviço volta a ser ofertado normalmente na sexta-feira (20).

Comércio

Conforme prevê a Lei da Liberdade Econômica, e reforça a Lei Municipal 3.199 /2021, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir suas portas aos domingos e feriados, devendo considerar somente as questões trabalhistas, como pagamento de horas-extras, por exemplo.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Em respeito a Corpus Christi, Prefeitura não terá expediente nos dias 19 e 20 de maio

Publicado

Serviços essenciais seguem mantidos e rotina volta ao normal na segunda-feira (23 de junho)

Na quinta e na sexta-feira da próxima semana (19 e 20 de maio), não haverá expediente na Prefeitura de Sorriso em respeito a Corpus Christi, festa cristã celebrada 60 dias depois da Páscoa e sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

Assim como o Paço, secretarias municipais e outras repartições ligadas à Administração Municipal também estarão fechadas nestes dias, como o Ganha Tempo, por exemplo.

Confira o funcionamento por setores, lembrando que serviços essenciais seguem mantidos :

Assistência Social

As unidades da Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São José, São Domingos e Praça CEU, assim como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar, não terão expediente no feriado. No entanto, o Creas e o Conselho Tutelar poderão ser acionados pelos telefones de plantão: o 99637 7258 (Creas) e o 99915 9077 (Conselho Tutelar).

Educação

Nas unidades escolares municipais, também não haverá aula nestes dias, como já previsto no calendário escolar. No entanto, na sexta-feira, os professores estarão em conselho de classe.

Saúde

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) organizou a seguinte escala de atendimento para o período:

– A Upinha da Zona Leste; a UPA Sara Akemi Ichicava; a Farmácia Central Takeo Watanabe e o SAMU seguem com atendimento 24 horas, todos os dias. Para contatar o SAMU basta ligar 192;

Veja Mais:  Sorriso recebe novo chefe da Delegacia da PRF em cerimônia oficial

– Upinha Santa Clara: atendimento dia 19 e 20, das 18h à meia noite. No sábado e domingo (21 e 22), a unidade estará fechada.

– No PSF Central será ofertado plantão para atendimento odontológico nos dias 20, 21 e 22, das 7 às 19 horas;

– Vale lembrar que os 30 PSFs do Município, o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e as demais Farmácias Cidadãs voltam a atender normalmente na quarta-feira (23 de junho).

Limpeza Urbana

Na quinta-feira, não será feito nenhum tipo de coleta, mas na sexta, os serviços retornam à normalidade.

Trânsito e Defesa Civil

A Guarda Municipal de Trânsito (GM) segue com plantão pelo 153 e pelo 66 99668 2034 nas 24 horas do dia, todos os dias. Já a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) pode ser acionada, também nas 24 horas do dia, pelo 199 ou pelo 66 99668 2062.

Ruas interditadas

Vale lembrar que, por conta da tradicional procissão de Corpus Christi, algumas ruas e avenidas serão temporariamente bloqueadas para o trânsito de veículos no período da manhã da quinta-feira (19).

A região da Igreja Matriz, cujas missas estão sendo temporariamente realizadas no Ginásio de Evangelização São Pedro (Gesp), será interditada, logo no início da manhã, a Avenida Natalino Brescansin, no trecho compreendido entre a Rua Marechal Cândido Rondon, a Avenida dos Imigrantes e a Rua Rui Barbosa.

Veja Mais:  Alunos da educação infantil recebem visita de produtora de queijo do Poranga

A Igreja São José, no Jardim Primavera, também realizará procissão e, por conta disso, o trânsito ficará fechado na região das ruas Floriano Peixoto, São João, Travessa das Orquídeas e Perimetral Noroeste.

Na São Miguel Arcanjo, o cortejo sairá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi, virando e seguindo na Rua Carmem Miranda até a Rua das Videiras, novamente virando na Travessa Aquário, retornando à Avenida Luiz Amadeu Lodi, até as dependências da igreja.

Vale a recomendação de que condutores que, se possível, adotem rotas alternativas e redobrem a atenção ao passar nas proximidades destes locais, garantindo assim a plena segurança de todos.

até Perimetral Noroeste e até a Rua Lupicínio Rodrigues, retornando na Travessa Poxoréu até à porta da Igreja São José

Transporte Coletivo

Na quinta-feira (19), os ônibus do transporte coletivo não rodam, mas o serviço volta a ser ofertado normalmente na sexta-feira (20).

Comércio

Conforme prevê a Lei da Liberdade Econômica, e reforça a Lei Municipal 3.199 /2021, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir suas portas aos domingos e feriados, devendo considerar somente as questões trabalhistas, como pagamento de horas-extras, por exemplo.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana