Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Do origami a artes generativas; confira a programação do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser

Publicado

Estudante de 10 anos se prepara para organizar sua primeira exposição de artes

O estudante sorrisense Mateus Cordeiro Guimarães tinha apenas sete anos quando teve o primeiro contato com a milenar arte do origami.

Incentivado pelos pais, Rui Freire e Sonia Cordeiro Guimarães, e com auxílio de tutoriais que encontrou na internet, ele aperfeiçoou uma técnica própria para dar formas geométricas aos recortes de papel.

Meses depois, o jovem artista já estava ministrando palestras para alunos da rede municipal de ensino. Desde então, seu acervo pessoal foi visto por dezenas de pessoas, incluindo crianças e adolescentes da aldeia Mirassol, da etnia Aweti, do município de Gaúcha do Norte.

Agora, com 10 anos, Mateus organiza sua primeira exposição de arte. O melhor de tudo é que ela será realizada no ‘quintal’ de sua casa, no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, na Praça da Juventude, em Sorriso.

“O talento dele [Mateus Cordeiro Guimarães] é algo que merece ser compartilhado e admirado pelo maior número possível de visitantes. Pela beleza do trabalho, estamos confiantes de que a exposição de origami inspirará tanto o público infantil quanto o público adulto”, avalia Maria Amélia, coordenadora do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser.

A mostra reunirá em torno de 70 peças catalogadas no acervo pessoal do origamista que, na oportunidade, além de expô-las, também irá auxiliar os visitantes a produzirem suas próprias dobraduras de papel.

Veja Mais:  Capacitação aborda uso de BTi e armadilhas ovitrampas no combate à dengue

Gostou da dica? Então anote em caixa alta na sua agenda que é para não esquecer. A Exposição de Origami acontece entre os dias 6 a 13 de novembro, nos respectivos horários:

Segundas e terças-feiras – 7h às 19h

Quartas às sextas-feiras – 7h às 22h

Sábado – 18h às 22h

Domingo – 7h às 11h e das 18h às 22h

Sobre o origami

Palavra composta do verbo dobrar e do substantivo papel, o origami foi introduzido no Japão por monges budistas coreanos, em torno de 610 d.C.

A inspiração dos origamistas está intrinsecamente ligada aos elementos da natureza e nos objetos do nosso cotidiano. Para eles, o ato de dobrar o papel simboliza a transformação da vida humana.

Restrita ao público adulto devido o alto custo do papel, à época, em 1876 o origami passou a ser ensinado nas escolas e, desde então, faz parte da educação e cultura do povo japonês. Mas recentemente a técnica ultrapassou fronteiras e ganhou apreciadores em todo o mundo.

Exposição “True Face”

E nem bem termina uma exposição, outra já entra em cena. Entre os dias 13 novembro a 13 de dezembro as atenções estarão voltadas para a mostra “True Face” da artista plástica, restauradora e professora de artes Wellen Galvan.

A artista será a primeira a exibir suas obras no contexto do Edital 002/2023 (Festival da Cultura) o qual prevê a destinação de R$ 490 mil para fomentar os mais variados projetos culturais em Sorriso.

Veja Mais:  Saúde reforça cuidados para eliminar criadouros e evitar casos de arboviroses

A exposição, representa um diálogo único entre meio, artista e suas obras; combinando estilos e técnicas aprimoradas por meio de estudos e criações produzidas por Wellen Galvan e alguns de seus alunos, no período que compreende os anos de 2017 e 2023.

Exposição Interativa da História de Sorriso

Dando continuidade a programação de final de ano, o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, apresenta simultaneamente (entre os dias 27 de novembro a 11 de dezembro) a Exposição Interativa da História de Sorriso.

Idealizada pelo Rotary Clube Joia do Cerrado e Rotary Ouro Verde, a mostra reunirá passado, presente e o futuro de Sorriso. Para alcançar o resultado proposto, os organizadores utilizarão tecnologias audiovisuais imersivas.

“Nesta exposição, a ideia é valorizar e honrar a rica trajetória do Município, desde os primórdios até os dias atuais, reconhecendo e enaltecendo o papel desempenhado por empresários e famílias pioneiras que contribuíram com o desenvolvimento de Sorriso”, reforça Maria Amélia, coordenadora do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser.

Exposição Bondade Generativa

De 12 de dezembro a 1º de janeiro, o artista multimídia e documentarista Carlos Eduardo Franco traz uma análise de arte interativa inédita que celebra a junção de tecnologia e inteligência artificial em um espetáculo multicolorido.

A experiência imersiva promete envolver todos os sentidos dos espectadores, fundindo a beleza da arte visual com a inteligência artificial.

“As cores vibrantes se fundem com sons fascinantes, envolvendo você em um espetáculo que é tanto uma experiência visual com uma viagem sensorial. Um mundo onde a arte ganha vida através da tecnologia que é tão cativante quanto o inovador”, descreve Carlos Eduardo Franco.

Veja Mais:  Capacitações da Saúde encerram com a temática "Cuidando de quem cuida"

“São quatro exposições que trazem abordagens únicas. Sentimentos abstratos de artistas distintos, e que são exteriorizados em forma de arte. Essa rotatividade define bem a importância cultural desse espaço”, assinala a secretaria municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), pasta responsável pela gestão do centro cultural, Marisa de Fátima Netto.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Município encerra Outubro Rosa reforçando o cuidado, a prevenção e a valorização da vida

Publicado

Celebrando à vida e à determinação das mulheres

Para consolidar a mensagem de que o autocuidado deve ser um compromisso contínuo, a campanha Outubro Rosa foi selada nesta sexta-feira (31), em Sorriso, com uma Roda de Conversa especial, conduzida pela enfermeira e secretária-adjunta de Saúde, Ana Claudia Ferraz, e participação da Dra. Stephanie Pelicioni e da servidora pública, Solange Prestes.

Transmitido ao vivo pelo canal do CITS (Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso), o encontro, abriu espaço para o diálogo e a escuta empática, valorizando o apoio emocional como parte essencial do tratamento.

Solange compartilhou sua história de superação, relembrando a luta contra o câncer de mama em 2018 e, no mesmo período, o diagnóstico inicial de um câncer de colo do útero — ambos descobertos em exames de rotina. Emocionada, a servidora pública relatou o impacto do diagnóstico e o quanto o apoio da família e dos amigos foi determinante para atravessar o tratamento com coragem e esperança.

Segundo ela, o suporte emocional foi uma parte essencial da cura, um verdadeiro combustível para seguir em frente. “O que mais me tranquilizou quando descobri a doença foi saber que, além de confiar na ciência e manter a fé, eu podia contar com uma rede de apoio que me sustentou nos momentos mais difíceis. Minha família foi o meu alicerce, a minha força e a minha coragem para lutar”, disse.

Durante o bate-papo, a representante da Secretaria de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, apresentou um balanço positivo das ações realizadas durante o Outubro Rosa em Sorriso, que envolveram centenas de atendimentos entre consultas, exames e orientações. O mês foi marcado por uma ampla mobilização voltada à conscientização, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, alcançando mulheres em diferentes bairros e comunidades através da busca ativa de pacientes, realizada pela atenção primária.

Veja Mais:  Para evitar acidentes com abelhas, Samatec orienta a população anão visitar o Parque Ecológico nesta terça-feira, dia 15

“Encerramos mais uma campanha com um sentimento de dever cumprido e de esperança renovada. Nosso maior objetivo foi romper barreiras de acesso e fazer com que cada mulher se sentisse acolhida e confiante para buscar o cuidado que merece. Queremos reforçar todos os dias a importância do autocuidado, da prevenção e do acompanhamento regular”, destacou.

Dra. Stephanie trouxe esclarecimentos mais técnicos e aprofundados sobre as duas doenças, explicando de forma acessível os principais sinais de alerta, fatores de risco e métodos de prevenção. Ela enfatizou que a detecção precoce continua sendo o maior aliado na cura, já que o tratamento é muito mais eficaz quando a doença é identificada nas fases iniciais.

“O diagnóstico precoce salva vidas, e o conhecimento é a primeira forma de prevenção. Fatores como a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e tabaco, são algumas medidas que também ajudam a reduzir significativamente o risco de desenvolvimento dessas doenças”, pontuou.

Integração e conscientização ampliada

Além dos atendimentos diretos nas UBS, a campanha promoveu uma série de ações educativas e de apoio especializado em horários alternativos:

No horário estendido do dia 22 de outubro, os atendimentos foram concentrados em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abriram as portas das 17h às 21h, resultando em um total de 922 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos incluíram exames preventivos (Papanicolau), consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas, atualização do Bolsa Família, além de momentos de acolhimento e distribuição de brindes.

Veja Mais:  Capacitações da Saúde encerram com a temática "Cuidando de quem cuida"

Já no sábado, 25, a ação especial foi realizada em mais cinco UBSs que funcionaram das 13h às 17h. NO total, foram realizados mais 236 atendimentos.

Houve integração com o Ambulatório Médico Especializado (AME) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida, que realizaram Rodas de Conversa focadas no bem-estar mental e autocuidado, abrangendo tanto as equipes de saúde quanto os usuários.

Palestras Educativas e Parcerias: profissionais de saúde e acadêmicos da Faculdade Anhanguera uniram forças para levar palestras, orientações e demonstrações práticas de autoexame em empresas (como a Fernandes Construções, Central Municipal de Triagem de Recicláveis, PARTNERSHIP, entre outros setores), SAMU, e nas unidades de saúde, reforçando que o autoexame é um aliado, mas não substitui a mamografia e a avaliação médica.

Diálogo com especialistas: foi realizada uma transmissão ao vivo no canal do Centro de Inovação em Telessaúde (CITS) com a participação de especialistas como a Dra. Denise Borba (médica ginecologista, obstetra e mastologista) e enfermeiras, discutindo prevenção e diagnóstico.

Dra. Stephanie Pelicioni, destacou que o testemunho de Solange foi uma das maiores conquistas da campanha e como a detecção precoce foi importante na busca pelo tratamento adequado.

“O testemunho da Solange é o encerramento mais poderoso que poderíamos ter. Não há dados mais convincentes do que a prova de que a doença pode ser superada e de que há vida plena após o câncer. Queremos que a voz da Solange ecoe, incentivando cada mulher a não negligenciar a mamografia e o preventivo. O nosso objetivo é que todas as mulheres de Sorriso se sintam encorajadas a cuidar da vida com a mesma força e determinação da Solange.”

Veja Mais:  Saúde reforça cuidados para eliminar criadouros e evitar casos de arboviroses

A Semsa reitera que, apesar do encerramento da campanha, as UBSs do Município permanecem abertas durante todo o ano para acolhimento, exames preventivos (Papanicolau) e orientações, com a solicitação da mamografia sendo realizada mediante avaliação e indicação médica.

“O Outubro Rosa se encerra, mas o cuidado continua. Queremos que cada mulher de Sorriso saiba que não está sozinha e que nossos serviços estão de portas abertas para acolher, orientar e cuidar” finalizou a secretária-adjunta Ana Claudia Ferraz.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Marco Zero recebe apresentação musical gospel neste sábado, dia 1º

Publicado

A noite de louvor inicia às 19h

Com apoio da Prefeitura de Sorriso através da Secretaria Municipal de Cultura, o Marco Zero será palco, neste sábado (1º), às 19h, de uma apresentação musical gospel com o Grupo Harmony aberta ao público e com entrada gratuita.

O evento tem o objetivo proporcionar momentos de louvor e adoração a Deus. Toda a comunidade está convidada para participar do show em um ambiente de comunhão, fé e gratidão. A proposta é oferecer uma experiência musical espiritualizada, com repertório voltado à mensagem cristã.

Além da atração principal, o público poderá prestigiar apresentações de convidados locais, entre eles o grupo de Libras e outros músicos da cidade, promovendo inclusão e diversidade e integração entre diferentes expressões artísticas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Confira as salas da prova do processo seletivo da saúde
Continue lendo

Sorriso

Sorriso FC enfrenta o Cuiabá pelas quartas de final do Mato-grossense Sub-15

Publicado

Neste domingo (2), às 18h, o Estádio Egídio José Preima recebe o jogo de ida das quartas de final do Campeonato Mato-grossense Sub-15. O confronto será entre Sorriso Futebol Clube e Cuiabá.

A partida de volta está marcada para o sábado seguinte, dia 7, às 15h, no Centro de Treinamento Manoel Dresch, em Cuiabá. Caso o Sorriso avance, os jogos da semifinal estão previstos para os dias 15 e 22 de novembro.

O Campeonato Mato-grossense Sub-15 é realizado pela Federação Matogrossense de Futebol (FMF) e reúne equipes de todo o estado na disputa pelo título da categoria. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vice-prefeito recebe empresários do setor imobiliário de São Paulo e apresenta potencial de Sorriso
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana