Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Em Juína, primeira-dama de MT e presidente da MT Par fazem entregas do SER Família Habitação

Publicado

Trinta e três famílias foram beneficiadas com unidades habitacionais do programa SER Família Habitação, modalidade entrada facilitada, no Residencial São Tarcísio II, nesta segunda-feira (24.06). A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes liderou a comitiva juntamente com o presidente da MT Par, Wener Santos e foram recebidos pelo prefeito Paulo Veronese e a primeira-dama do município, Noemi Veronese. O deputado estadual Beto Dois a Um também acompanhou as entregas.

Além das casas, foram entregues 280 títulos definitivos pelo Governo do Estado, em parceria com Consórcio do Vale do Juruena, às famílias que esperavam pelos documentos há mais de 30 anos. Também foi assinado o termo de compromisso de uma área pública para a construção de 114 novas unidades habitacionais.

Emocionada, a primeira-dama Virginia Mendes agradeceu a recepção e o carinho da população. “Quero agradecer pelo carinho com que fui recebida, fiquei muito feliz. Acabei de passar por uma cirurgia, o médico pediu 30 dias de repouso, mas quando recebi o convite da primeira-dama Noemi e do prefeito Paulo Veronese, tocou muito meu coração, e então fiz questão de estar aqui. Para mim é uma honra participar da entrega das casas e dos títulos para famílias que esperaram pelos imóveis e títulos definitivos por muitos anos”, disse Virginia Mendes.

Ela reforçou a importância do trabalho a partir de parcerias e união de esforços. “Gostaria de lembrar que ninguém faz nada sozinho, esse era meu sonho, a entrega dessas casas, não apenas meu, mas também do presidente Wener. O Mauro é muito trabalhador, muito correto, porém ele é muito de obras, estradas, pontes, hospitais, e eu e o presidente queríamos muito tirar essas casas do papel, e conseguimos convencer o governador depois de muitos cálculos, e hoje ele está apaixonado pelo projeto, por ver que essa é uma ação que vale muito a pena”, contou a primeira-dama de MT.

Ainda na cerimônia, a primeira-dama Virginia Mendes destacou as parcerias mantidas com os deputados Estaduais deputado Beto Dois a Um e Max Russi, e também agradeceu os vereadores, a primeira-dama e o prefeito municipal.

“Beto e Max são dois grandes parceiros no social. Agradeço os vereadores, o prefeito e a primeira-dama que ajudam muito o município e trabalham pela população. Quero também agradecer a Polícia Militar, que nos ajuda muito com a segurança dos cartões, cestas de alimentos, cobertores, dentre tantas ações que chegam até os municípios; bem como o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que estão sempre prontos para nos atender no social. Tudo é uma parceria, uma união, com isso as coisas funcionam”, ressaltou Virginia Mendes.

Ela ainda lembrou alguns programas sociais idealizados por ela. “Nós temos vários programas, SER Família; SER Família Criança; SER Família Idoso; SER Família Habitação faixa 0, e outros programas desenvolvidos e idealizados por mim e desenvolvidos pela Setasc com a competência e dedicação da Secretária, Cel. Grasielle, e sua equipe”, lembrou.

Para o presidente da MT Par, o programa Ser Família Habitação tem a marca e a transparência do atual do Governo, com a dedicação incondicional da primeira-dama do Estado. “Esse programa de casas foi muito bem pensado pela primeira-dama Virginia Mendes, porque essa sempre foi uma de suas preocupações. No início do Governo, o Estado estava enfrentando muitas dificuldades, somente de unidades que estavam paradas eram dez mil unidades, então o governador Mauro Mendes priorizou regularizar essas unidades para dar inícios aos novos projetos, onde foram investidos naquela época, R$ 35 milhões para terminar as unidades paradas, onde prontamente o prefeito de Juína se colocou à disposição”, disse o Wener Santos.

Wener ainda falou sobre os títulos definitivos entregues e do compromisso do governador Mauro Mendes com famílias que aguardam os documentos. “Quero parabenizar o programa de Regularização Fundiária, somente na região mais de 12 mil famílias já receberam os documentos 100% custeados pelo Governo e entregues com os serviços de cartório, compromisso abraçado pelo governador. Esse é o grande social que a primeira-dama Virginia sabe fazer muito bem em parceria com o governador que é técnico, mas que tem o coração da primeira-dama do Estado cuidando das pessoas que mais precisam”, concluiu.

Para o deputado Beto Dois a Um o governador Mauro Mendes juntamente com a primeira-dama de MT têm transformado a vida da população com um dos maiores programas sociais do Brasil.


Jana Pessôa/Unaf-MT

“Com muito orgulho e prazer estou com você nesta missão hoje. Eu sempre vi esse brilho no olhar da primeira-dama Virginia Mendes, e a vontade de fazer a diferença. Eu sei de todas as dificuldades que ela enfrenta em sua saúde. O programa SER Família é um dos maiores programas sociais do Brasil, com tantas vertentes, e um deles é o programa SER Família Habitação. O governador Mauro Mendes é o maior gestor da história de Mato Grosso, mas isso é possível porque ele tem uma primeira-dama Virginia comprometida ao seu lado, porque ela é o coração desse Estado. O nosso povo precisa saber que a política existe para fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito Paulo Veronesa agradeceu: “É felicidade receber a senhora em nosso município, porque o nosso Estado é muito grande, e a senhora nos deixou muito feliz com sua presença. São muitos programas e todos são muito bem-vindos. Dona Virginia, de coração muito obrigada por toda sua dedicação à nós e a todo o Estado”.
Jana Pessôa/Unaf-MT

Para o presidente da Câmara, vereador Carequinha, o trabalho realizado pela primeira-dama de MT é visível em todo Estado. “Obrigado primeira-dama por essa conquista, e nós temos conhecimento do trabalho que a senhora tem feito em nosso Estado, especialmente em nosso município”.
Jana Pessôa/Unaf-MT

Padre Jeferson Slussarek , da Paróquia Santo Agostinho de Juína, está em Mato Grosso há mais de 10 anos. “Acompanho todo o trabalho da senhora e do Governo do Estado. E aqui ficou provado que é possível sim entregar e fazer o melhor, vocês têm feito a diferença na vida das pessoas”, reconheceu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Escola de Governo abre inscrições para o curso Cartilha Verde Mato Grosso

Mato Grosso

BR-163 terá interdição total para detonação de rochas em Guarantã do Norte no dia 29 de abril

Publicado

Foto- Assessoria

Na próxima quarta-feira, 29 de abril de 2026, a BR-163 terá interdição total no km 1109, em Guarantã do Norte (MT), das 10h45 às 12h45 (Horário do Mato Grosso), para a realização de detonação de rochas. O procedimento integra as obras de correção de traçado na Serra do Cachimbo, executadas pela Via Brasil BR-163.

Essa é a segunda detonação realizada durante o mês de abril, outras cinco estão previstas com intervalo médio de uma semana entre elas. Antes de cada operação, a concessionária realizará ampla divulgação das interrupções temporárias do tráfego.
A Via Brasil BR-163 reforça a importância de que os motoristas respeitem a sinalização provisória, sigam as orientações das equipes no local e evitem aglomerações nas proximidades durante a atividade. Para maior comodidade e segurança, recomenda-se o planejamento da viagem fora do período de interdição.

Sobre as obras

Com investimento de R$ 16 milhões, a obra de correção de traçado irá suavizar três curvas localizadas na Serra do Cachimbo, proporcionando maior visibilidade e segurança aos motoristas. A intervenção contribuirá para a redução de acidentes e tombamentos no trecho.

A previsão de conclusão é outubro de 2026. Fora os momentos pontuais de detonação, não haverá interdições prolongadas, e todo o trecho permanecerá devidamente sinalizado, com orientação permanente aos usuários da rodovia.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Motoristas das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido têm até o dia 28 para regularização
Continue lendo

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Dois cabos são presos suspeitos de facilitar fuga de bandidos em Brasnorte

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Sinfra-MT encaminha consulta aos municípios para realizar estudos sobre saneamento básico

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Vigia Mais MT auxilia na prisão de dois foragidos da Justiça em Cuiabá e Várzea Grande

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana