conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Encontro de clarinetistas reúne mestres do instrumento em concertos, palestras e aulas

Publicado

A partir de terça-feira, de 16 a 18 de abril, ocorre em Cuiabá o I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso. Gratuito, o evento que reunirá grandes mestres da clarineta no Brasil, professores e artistas mato-grossenses, conta com apresentações pelos palcos da capital, aulas e palestras abertas a toda a comunidade.

O encontro trará a participação dos professores Luís Afonso Montanha (USP), Joel Barbosa (UFBA), Paula Pires (OSTNCS) e Jussan Cluxnei (UFG), além do quinteto de clarinetes Viajando pelo Brasil.

Com shows e palestras entre o Teatro da UFMT, FCA/UFMT e Sesc Arsenal, o I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso é uma parceria entre o Departamento de Artes da FCA-UFMT e o Instituto Ciranda – Música e Cidadania.

“O encontro visa o despertar da atividade voltada à prática clarinetística no Estado de Mato Grosso, o afloramento de ideias musicais, culturais e artísticas. É uma oportunidade de valorização e prática do instrumento”, ressalta Jessica Gubert, uma das clarinetistas organizadoras.

O Instituto Ciranda em Cuiabá é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Inscrições

Aos interessados, as inscrições, totalmente gratuitas, seguem até segunda-feira (15) e serão realizadas pelo link disponível na fanpage do evento no Face Book (I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso).

São duas categorias: Clarinetistas que participarão ativamente das masterclasses e de toda programação do encontro; e músicos que participarão como ouvintes de toda programação. Tudo bem explicadinho na fanpage.

Veja Mais:  Forças policiais apreendem aeronave com mais de 490 quilos de drogas

Programação 

Data: terça-feira (16/04)

Horários: 9h às 12h (FCA UFMT – Mastercasses); 12h às 13h30 (almoço); 13h30 às 15h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Palestra Música Contemporânea: técnicas e discurso na visão do performer com Luis Afonso Montanha (USP); 16h às 17h (Teatro da UFMT) – Concerto Prof. Luis Afonso Montanha e prof. Joel Barbosa; e 20h (Teatro da UFMT) – Concerto Ocam-UFMT.

Data: quarta-feira (17/04)

Horários: 9h às 12h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT – Masterclasses); 12h às 13h30 (Almoço); 13h30 às 15h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Palestra Bacharelados, licenciaturas e pós-graduação em clarineta: contribuições profissionais, educacionais, sociais, culturais e artísticas com Joel Barbosa (UFBA); 15h às 16h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Mesa Redonda: Formação profissional em clarineta e o mundo do trabalho com Joel Barbosa (UFBA). Composição da mesa: Jessica Gubert (Instituto Ciranda), Paula Pires (EMESP), Bruno Avoglia (UFMT), Efraim Santana (GURI); 16h às 17h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Concerto com professor Jussan Cluxnei (UFG); e 20h (Sesc Arsenal) – Concerto Viajando pelo Brasil convida Estela Ceregatti e Caroline Brandalise.

Data: quinta-feira (18/04)

Horário: 9h às 12h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT – Masterclasses); 12h às 13h30 – almoço

13h30 às 15h – (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Palestra Música e cena: um pensar sobre a performance musical com a professora Paula Pires (OSTNCS); 16h às 17h (Teatro da UFMT) – Concerto com a professora Paula Pires (OSTNCS); e 20h (Teatro da UFMT) – Concerto da Orquestra Sinfônica CirandaMundo

Veja Mais:  MT Hemocentro destaca importância da doação para tratamento de anemia e leucemia

Serviço

O I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso ocorrerá entre 16 e 18 de abril, com atividades na UFMT e Sesc Arsenal, outras informações: (65) 99965-3125.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Forças policiais apreendem aeronave com mais de 490 quilos de drogas

Publicado


.

Ação conjunta das forças de segurança de Mato Grosso, Polícia Federal e Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, no início da tarde desta sexta-feira (05.06), uma aeronave com mais de 490 quilos de cocaína. A droga foi carregada na Bolívia e o piloto não tinha plano de voo autorizado.

A aeronave adentrou o território mato-grossense e quando passava por Primavera do Leste (a 242 km ao Sul de Cuiabá), foi dada ordem de descida, o que foi descumprido. Neste instante, um tucano, A-29 da FAB começou a seguir e, somente no município de Fernandópolis, em São Paulo, que o piloto pousou a aeronave.

Os suspeitos e os bens apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Jales, Estado de São Paulo. Os presos devem responder por tráfico internacional. As investigações vão apurar qual o destino da droga.

A ação contou com o trabalho do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron-MT) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  CGE divulga inscrições deferidas no seletivo para as Unidades de Correição
Continue lendo

Mato Grosso

Sefaz faz alerta a comerciantes e empresários sobre falsos fiscais

Publicado


.

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta aos comerciantes e empresários para uma ação de falsos fiscais na região Norte do Estado. Os estelionatários têm abordado contribuintes para vender assinaturas e espaços publicitários em uma suposta revista com o antigo nome do sindicato da categoria – Revista Sintafe.

Durante a abordagem, os falsos fiscais coíbem as vítimas com ameaças de possíveis fiscalizações e retenções de mercadorias em barreiras e postos fiscais. O valor cobrado pelo espaço para anúncio na revista seria de R$ 2.000.

É importante ressaltar que o sindicato que representa os fiscais de tributos estaduais é o Sindifisco-MT. O nome Sintafe deixou de ser utilizado pela entidade em 2014, o que reafirma o golpe aplicado.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, afirma que o caso será repassado para os órgãos competentes para que seja investigado e os golpistas identificados. “Precisamos alertar os empresários: nem o sindicato, nem a Sefaz, pedem patrocínio. Esse caso já está com a Polícia. São estelionatários usando o nome do sindicato e da Sefaz. Serão punidos.”, assinalou.

De acordo com o presidente do Sindifisco-MT, João José de Barros, a entidade não realiza nenhuma cobrança aos contribuintes, o seu vínculo é exclusivamente com os fiscais de tributos da Sefaz. “Queremos deixar claro que o Sindicato nunca cobrou, não cobra e nem vai cobrar nada de contribuintes. Se alguém fizer isso é golpe”.

Veja Mais:  Energisa doa vacina contra a gripe ao SAE

A Sefaz ressalta que não tem qualquer ligação com as ações praticadas e reitera a orientação para que o contribuinte chame a Polícia Militar quando receber este tipo de abordagem ou, se não houver a presença da pessoa, que encaminhe uma denúncia para Ouvidoria da secretaria.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

MT Hemocentro destaca importância da doação para tratamento de anemia e leucemia

Publicado


.

O MT Hemocentro, banco de sangue público estadual, destaca neste mês de junho a importância de doação de sangue e de seus componentes para o tratamento de pessoas com doenças hematológicas e oncológicas, também conhecidas como anemia e leucemia. 

O chamado Junho Laranja é considerado o mês voltado para a conscientização da população sobre as doenças ligadas ao sangue, que se referem aos distúrbios dos componentes sanguíneos, podendo ser hereditárias ou adquiridas. 

As anemias são caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção de hemácias. Dentre as principais anemias, existem as chamadas Talassemia e doença falciforme, as não oncológicas.

A talassemia é causada pela deficiência na produção dos glóbulos vermelhos e a doença falciforme é quando os glóbulos vermelhos apresentam formato anômalo. As duas doenças são transmitidas de pais para os filhos.

A leucemia é uma doença dos glóbulos brancos e sua origem está na medula óssea. É uma doença hematológica oncológica, que está entre os 10 tipos de câncer mais comuns no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Tratamentos pelo SUS

O tratamento das doenças do sangue é realizado por médico hematologista, junto com uma equipe multidisciplinar, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela. Mas o componente principal para o tratamento dos pacientes é o sangue e seus derivados, o que somente pode ser obtido por meio de doação voluntária de sangue e por aférese. 

Veja Mais:  Mato Grosso simplifica processos administrativos e amplia oferta de serviços digitais

O serviço ambulatorial que atende aos pacientes funciona no MT Hemocentro, com sede em Cuiabá, na Rua 13 de Junho, n º 1.055, bairro Centro Norte. Na unidade especializada, são realizados também os serviços de coleta de doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea. 

O MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e o telefone para contato, informações e agendamentos é o (65) 3623-0044.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana