Mato Grosso
Escola Liceu Cuiabano completa 140 anos de história e referência em educação
A mais antiga e tradicional instituição de ensino médio de Mato Grosso, a Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, completa, nesta terça-feira (03.12), 140 anos de criação. São 14 décadas de história e referência educacional, o que faz da escola uma das mais procuradas de Cuiabá.
Por ali já passaram várias personalidades ilustres de Mato Grosso, entre elas o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o ex-presidente Eurico Gaspar Dutra e os ex-governadores do Estado, Júlio Campos e Dante Martins de Oliveira.
Localizada na Avenida Presidente Marques, no bairro Quilombo, a escola Liceu Cuiabano possui uma arquitetura privilegiada e imponente. O prédio da escola foi construído em 1944 pelo interventor de Mato Grosso Júlio Muller, cuja esposa, a professora Maria de Arruda Muller, seria homenageada mais tarde com seu nome dado à unidade.
Porém, a Escola Liceu Cuiabano foi criada bem antes dessa data, no final do século 19. Antes de ganhar a sede no bairro Quilombo, a escola funcionou em outros lugares, entre eles no prédio onde hoje é o Ganha Tempo, no Centro.
Atualmente, a instituição atende cerca de 1.500 alunos no ensino médio, distribuídos nos três períodos. Para fazer esse atendimento, a escola conta com 85 profissionais, sendo 60 professores.
Segundo o coordenador pedagógico da escola, professor de geografia Francisco de Assis Ferreira, durante todo o processo de sua existência, a estimativa é de que a unidade já tenha atendido mais de 150 mil alunos.
“Acredito que o Liceu constituiu um diferencial em razão da sua proposta pedagógica, pois é uma escola que valoriza muito o ensino e a aprendizagem através dos projetos e isso é de suma importância dentro do contexto educativo da unidade”.
Para a diretora da escola, Solange Bernardes Veggi, ocupar esse cargo é uma responsabilidade muito grande, principalmente pela referência histórica e pedagógica que a unidade tem.
“Nós temos um compromisso com a comunidade que é manter a tradição de uma escola com referência em qualidade. Boa parte dos nossos estudantes são filhos de ex-alunos ou tem algum parente que já estudou aqui e eles cobram isso”.
A diretora destaca ainda sobre a arquitetura do prédio, que chama a atenção de quem passa por ali. “Além da referência na parte pedagógica, a escola é também um ponto turístico de Cuiabá, pois muitas pessoas vêm até aqui para conhecer o prédio, que é um patrimônio histórico da cidade”.
Orgulho
Professora de história Maria do Espírito Santo Ckefer lembra que foram construídas no Brasil cinco escolas Liceu Cuiabano e Cuiabá foi uma das cidades beneficiadas com essa obra, o que a torna uma escola histórica do Brasil. Em 1985 foi tombada como Patrimônio Histórico de Mato Grosso.
“Estou há 12 anos trabalhando nessa escola e pra mim isso tudo é muito rico. Aqui nós trabalhamos pautando os estudantes com conteúdos para que saiam daqui preparados para entrar em uma universidade”.
Também professora de história, Claudia Noemia Souza, que há 20 anos leciona na escola, se considera parte da história da escola. Ela conta que também foi aluna do Liceu, onde estudou da 5ª a 8ª série. Saiu de lá para fazer o ensino médio no Instituto Federal de Mato Grosso (antiga Escola Técnica) e logo depois cursou história na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após se formar, retornou para o Liceu como professora.
“Para mim comemorar 140 anos dessa instituição é muito emocionante, primeiro porque sou ex-aluna e segundo porque já vou completar 20 anos de serviços prestados aqui, onde procurei fazer o meu melhor para manter tradição da escola”.
“Trabalho nessa escola há 36 anos e aqui me sinto em casa, como numa família. É uma escola acolhedora e todos têm muito respeito uns pelos outros”, ressalta o apoio administrativo educacional Eloi Barbosa Lima.
Também servidora de carreia e prestes a se aposentar, a técnica administrativa educacional Marlene Amorim, diz que é muito gratificante fazer parte do quadro de pessoal da escola. “Trabalho aqui há 35 anos, ou seja, toda a aminha carreira pública foi dentro dessa escola e para mim foi um aprendizado. Estou muito feliz em encerrar a minha carreira aqui”.
Centro de Memórias do Liceu Cuiabano
Conforme informou o coordenador Francisco de Assis, por meio de uma emenda parlamentar da Assembleia Legislativa, a escola vai criar, este ano, o Centro de Memórias do Liceu Cuiabano.
“Todo o registro histórico que nós temos e que estão se perdendo ao longo do tempo serão recuperados e isso representa um marco para o Liceu Cuiabano enquanto instituição de ensino que foi tombada como patrimônio histórico”.
Esse trabalho, segundo o professor, será feito em parceria com a UFMT. “A história das pessoas que passaram por aqui e dessa instituição e a importância dela para o contexto do município e do Estado é algo que não podemos perder”.
Mato Grosso
Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial
Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.
Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.
Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.
O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.
As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:
https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58
Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:
Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.
Mato Grosso
Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.
Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.
“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.
As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.
Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.
Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.
“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.
De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.
O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.
Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.
“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).
A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.
De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.
Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis15/04/2026 - 13:16Prefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
-
Rondonópolis15/04/2026 - 19:09Rondonópolis|Justiça mantém ex-gestora fora do Serv Saúde e rejeita recurso do SISPMUR
-
Policial16/04/2026 - 10:29Vendas de camarotes e bangalôs para a Semana do Cavalo e o Rodeio É o Bicho começam nesta quinta-feira
-
Rondonópolis20/04/2026 - 19:17Prefeitura de Rondonópolis lança leilão público com imóveis avaliados em mais de R$ 102 milhões
-
Rondonópolis20/04/2026 - 19:30Prefeitura de Rondonópolis autoriza crédito de R$ 23,6 milhões para obras de saneamento via Novo PAC
-
Rondonópolis20/04/2026 - 19:43Prefeitura de Rondonópolis atualiza representantes no Comitê Municipal de Gestão do Fogo
-
Rondonópolis20/04/2026 - 20:13Prefeitura de Rondonópolis ratifica dispensa de licitação de R$ 6,1 milhões para manutenção de áreas verdes






