Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Escolinha de boxe inicia crianças e jovens no esporte pregando disciplina e respeito

Publicado

Um salão de paredes vermelhas. Ao centro um ringue. Nas laterais, meninos se revezam ao som dos punhos em choque contra os sacos de areia, que se movimentam. O Centro Cultural do bairro 1º de Março é arena de treinamento de cerca de 25 jovens, que liderados pela professora e ex-pugilista, Maristela Jesus Moraes Souza, aprendem sobre Boxe, mas também sobre disciplina, respeito e doação.  

Na última quinta-feira (31), o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, esteve no local para visitar o projeto. A Pasta vem mapeando aparelhos e projetos de esporte por toda Cuiabá, a fim de descentralizar e democratizar os recursos da Secretaria.

“Quando a gente vê um projeto como esse, que é um projeto social, que você atende quase 30 crianças, tirando-as da rua, fazendo sonhar, praticando uma atividade como essa que é olímpica, extremamente educativa, a Prefeitura não pode virar as costas. Vamos nos aproximar cada vez mais, ver como o projeto acontece e apoiar com material, até para ampliar o número de alunos que queiram se inscrever. Junto com a Federação criar mecanismos para trazer parcerias. Esta é a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que a Prefeitura se aproxime do cidadão, crie instrumentos para formar o cidadão, se preocupando não só com aspectos técnicos, mas com a inclusão, como observamos neste projeto, em que todos os seus atletas tem o mesmo tratamento. Isso é fazer uma gestão humanizada”, pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Veja Mais:  Pinheiro entrega mais 245 títulos definitivos de posse aos moradores da região Norte de Cuiabá

Maristela toca o projeto há cerca de 4 anos. Não recebe pelo que faz, ministra as aulas de Boxe e da vida gratuita e religiosamente. Seu santuário é o ringue e sua fé está em cada criança/jovem que entra por aquela porta, todos os dias. Chega cedo, limpa o espaço, espera os alunos. De manhã, de tarde, de noite. Essa é a rotina.

“O que me motiva hoje é pegar um menino que está perdido para algumas pessoas e transformar ele em um homem. Eu tenho alunos aqui que hoje eu já não tenho medo dele fazer coisa errada. Eu passo na rua e ele me respeita até hoje. Às vezes, não são grandes lutadores, mas se tornaram grandes homens. Isso que é satisfatório. É mais do que ensinar um esporte. É o respeito”, disse a professora e idealizadora do projeto, Maristela Souza.

Orgulhosa dos alunos, um dos sonhos como professora da modalidade é que saia de sua academia um campeão brasileiro de boxe. E como semente a vontade se espalhou e vem germinando. É só olhar os brotinhos treinando. Dentre eles está Tomas Ribeiro dos Santos, de 15 anos. O garoto que sempre praticou esportes, como futebol, encontrou no boxe o prazer em se dedicar e competir. “Antes eu treinava futebol, mas não era muito bom”, conta rindo. “Meu sonho agora é virar boxista, ser lembrado e aparecer na televisão para todo mundo ver. Eu quero ser atleta. Com a professora eu aprendi a ter disciplina, melhorei minhas notas na escola, fiquei mais comportado”, comentou o adolescente.

Veja Mais:  Prefeito concede coletiva para falar sobre novo Hospital Municipal de Cuiabá

Sempre parceira da modalidade e da Federação Mato-grossense de Boxe, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo foi apoiadora do último Campeonato Nacional de Boxe, realizado no Ginásio da Lixeira, entre 29 de junho e 07 de julho. O evento contou com a participação de cerca de 130 atletas. Dentre os medalhistas estava o adolescente Tomas, que alcançou o terceiro lugar no pódio.

“A Prefeitura é uma grande parceira, sempre apoiando os campeonatos. A Secretaria de Esporte tem nos ajudado bastante a manter projetos como esse, de grande importância para os jovens, tirando-os das ruas. Isso aqui muda a vida das pessoas”, finalizou o presidente da Federação Mato-grossense de Boxe, Sebastião Borges.

Para mais informações sobre o projeto e como ajudar a mantê-lo em funcionamento, entre em contato com a professora Maristela pelo número (65) 9214-6846.

 

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Publicado

Terá início nesta sexta-feira (03), a segunda etapa do campeonato estadual de natação e Lucas do Rio Verde sediará a competição. A abertura oficial do estadual, segundo o cronograma, será no sábado (04), as 08h15 na Escola Municipal Caminho para o Futuro.

Nesta segunda etapa do campeonato, aproximadamente 400 atletas participam do evento, das seguintes cidades: Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Sapezal, Cuiabá, Rondonópolis, Matupá entre outros municípios.

Só a equipe do programa social “Nós Podemos Nadar”, de Lucas do Rio Verde, é formada por 120 nadadores. “A nossa expectativa é fazer um excelente campeonato, buscando o melhor resultado possível, não só para o projeto como para o município e mostrar para a comunidade um pouquinho do que nossa equipe tem e os nossos atletas”, disse coordenador do projeto, Eltron Moreira.

A categoria B inicia a competição na sexta-feira, às 18h, na escola Caminho para o Futuro. Já a categoria A, disputará a partir do sábado pela manhã no mesmo local.

Toda a comunidade é convidada a prestigiar o evento. “Convidamos toda a população para prestigiar essa etapa que será fantástica, com grandes atletas que estão despontando na natação em nosso estado”, finalizou Eltron.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Caminhões hidrojatos auxiliarão no desentupimento de bocas de lobo
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo com várias ações orientativas

Publicado

Paz no Trânsito Começa por Você! Esse é o tema da campanha nacional do Maio Amarelo 2024, que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde aderiu, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com as forças de segurança. Ao longo do mês, serão realizadas uma série de ações voltadas para a conscientização e orientação dos luverdenses.

Em Lucas do Rio Verde estão previstas ações como palestras nas escolas, visitação no Espaço Saúde, teatro, pit stop e simulador de acidente que será colocado na praça dos Migrantes, no dia 10 de maio, das 7h às 15h. Também terá uma panfletagem para alunos das escolas, no período matutino no Estádio Passo das Emas.

O cronograma inclui palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras.

O prefeito Miguel Vaz, destaca a importância da ação. “Respeitar as leis de trânsito significa preservar vidas e esse é o objetivo: fazer com que as pessoas se conscientizem desse envolvimento. Temos, porém, como premissa, olhar para o tema não apenas no mês de maio, mas colocá-lo em prática o ano todo que é o que nós enquanto poder público temos feito em Lucas do Rio Verde”.

O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho – com o propósito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. A campanha visa abordar diversos temas, como a proibição de dirigir sob efeito de álcool, o uso responsável do celular durante a condução, a utilização adequada do cinto de segurança, e a importância da travessia segura nas faixas exclusivas para pedestres, entre outros assuntos.

Veja Mais:  Nesta quinta-feira (27), no Ginásio Dom Aquino, acontece a abertura da terceira edição do CECSE

“Nós contamos com a participação da população para promover a conscientização entre as pessoas do seu convívio, a sua comunidade, empresa e todos os outros locais em que você transita para propagar o real objetivo do Movimento Maio Amarelo, que é transformar a sociedade por meio da mudança do comportamento e uma conscientização abrangente entre todos os setores que compõem a nossa sociedade. Só assim, construiremos o trânsito seguro e humano que todos nós desejamos e merecemos”, explica secretário de Segurança Pública, Cel Cunha.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Proponentes assinam contratos do Projeto Habitacional Sonho Meu nesta sexta-feira (03)

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza nesta sexta-feira (03), às 15h30, a primeira etapa do Loteamento Sonho Meu, que contempla 107 lotes que fazem parte do Programa Ser Luverdense Habitação. Os proponentes assinarão os contratos para dar início ao processo de construção das futuras moradias.

A cerimônia contará com a presença de autoridades municipais e será realizada na rua Pau-brasil, bairro Primaveras III.

O Município colocou à disposição dos selecionados dois projetos arquitetônicos para sua escolha, sendo opções com 2 quartos ou 3 quartos. Os terrenos terão metragem variada entre 160 m² e 180 m².

O loteamento contará com toda a infraestrutura: asfalto, passeio público, iluminação, rede de água e esgoto. O Projeto Habitacional Sonho Meu é destinado para famílias luverdenses com renda mensal bruta entre R$ 1.500,00 a R$ 4.000,00.

Serviço:
Entrega da primeira etapa do Loteamento Sonho Meu
Data: 03/05/2024.
Horário: 15h30.
Local: Rua Pau-brasil, bairro Primaveras III.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Ambientalista fará palestra no Rally Ecológico
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana