Lucas do Rio Verde
Esporte: Maratona de 24 horas de ciclismo será realizado em Lucas do Rio Verde
Estão abertas as inscrições para o “Desafio de Ciclismo Supere-se”, evento esportivo que acontecerá em Lucas do Rio Verde nos dias 06 e 07 de dezembro e contará com um percurso de 20 a 500 quilômetros. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
A prova terá início às 19h do dia 06 e encerramento no dia 07 de dezembro também as 19h, com largada e chegada na Avenida Brasil, no Fórum de Lucas do Rio Verde. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpMgWhsP3xM5V9LPOL5vte171jmpQmP_k0M4XwTyWKDYdGgg/viewform
“Qualquer ciclista pode se inscrever, independente da modalidade, pode ser no speed, no MTB, na bicicleta comum, na bicicleta de corrida. O importante é a pessoa ir, se desafiar e superar-se neste desafio”, explicou o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer.
Podem participar moradores de Lucas do Rio Verde e também da região. Os atletas ficarão, conforme o regulamento, responsáveis por marcar a quilometragem feita, cada um ficará responsável pela sua hidratação, alimentação durante a prova e demais equipamentos para manutenção da bicicleta utilizada no desafio.
“Teremos medalhas para todos os participantes, cada um vai poder marcar o seu tempo, pegar sua medalha e colocar nela o seu tempo de prova. Se der certo essa é uma prova que vamos fazer todos os anos, para que a população também consiga se superar no ciclismo”, completou o secretário de Esporte e Lazer, André Matto.
Prova treino
Para os atletas Ronaldo Ribeiro e Daniel de Oliveira, moradores de Lucas do Rio Verde, a meta é superar os quilômetros de percurso e servirá como um treino para uma prova que acontecerá fora do país no próximo ano. O desafio fora de casa será de cinco mil quilômetros, disputados no total de 12 dias.
“É lógico que para esses dois atletas a meta é mais elevada. Mas, para os nossos ciclistas e as pessoas que vem participar, que moram na região, o desafio está lançado e a meta é particular de cada um”, orienta Luciano Bauer.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde
Educação que transforma: rede municipal recebe capacitação para implantação do sistema apostilado de ensino em Lucas do Rio Verde
Nos dias 22 e 23 de janeiro, profissionais da rede municipal de Educação de Lucas do Rio Verde participaram de uma capacitação para a implantação do Sistema Estruturado de Ensino SIM/FTD Educação, mais conhecido como apostilado. As capacitações aconteceram no auditório da Prefeitura e no Centro de Educação Infantil Paulo Freire (C.E.I Paulo Freire) reunindo gestores, coordenadores e professores. Com foco em inovação e qualidade, o sistema abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), consolidando um modelo educacional moderno, unificado e eficiente.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância da ação como parte do compromisso com a qualidade educacional no município.
“Estamos dando mais um passo importante para a transformação da educação em Lucas do Rio Verde. O novo sistema estruturado reflete nosso esforço em preparar nossas crianças para um futuro de oportunidades, com um ensino público de qualidade e inovador”, enfatizou o prefeito.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explicou que o momento é de transição e transformação nas práticas pedagógicas das escolas municipais. “Hoje nós estamos fazendo o início de toda a capacitação do sistema estruturado. Como já mencionei, é uma mudança de ciclo, é um aprimoramento de mentalidade, de funcionamento dentro da escola, de abordagem com os alunos, abordagem com nossos colaboradores da Educação e também com as famílias. Está sendo muito proveitoso”, pontuou.
A chegada do novo sistema também recebeu apoio dos gestores escolares, que enxergam nele uma oportunidade para melhorar os índices de aprendizagem. “Eu tenho crenças de que isso vai ser muito positivo. No ano passado, nós fizemos alguns levantamentos, junto de toda a equipe gestora do Município, sobre quais seriam os próximos passos para nós avançarmos mais no IDEB e demais índices que nós tínhamos. E um deles era, sim, a entrada de um material estruturado. Haverá uma adaptação, haverá um período em que nós vamos ter que reconhecer o material, mas a nossa crença é que sim, vai ser muito positiva”, afirmou Leandro de Souza, gestor da Escola Municipal Cecília Meireles.
A gestora da Escola Municipal Menino Deus, Eloiza Vasco, reforçou sua expectativa sobre a iniciativa. “A expectativa é muito boa, porque o material é excelente, é um grupo que fornece muito. Tem toda uma capacitação. Eu espero que nos próximos anos a gente eleve os nossos números de aprendizagem e que Lucas tenha cada vez mais uma aprendizagem de qualidade e excelência”.
Já a coordenadora da Escola Municipal Marcelino Espindola Dutra, Andreia Vitto, destacou como o sistema estruturado vai de encontro aos objetivos da Secretaria de Educação. “Eu vejo que o sistema estruturado vem só auxiliar e vem de encontro com o que a Secretaria busca, que é a qualidade e a equidade no nosso ensino municipal. Então o sistema vai auxiliar professores, coordenadores e, principalmente, os alunos, que são os que têm a ganhar com todo esse material.”
Com a capacitação concluída, Lucas do Rio Verde dá início à implantação do sistema estruturado de ensino, reafirmando seu compromisso com a transformação educacional e o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos.
Ao logo da semana, outras diversas capacitações aconteceram: Cerca de 1400 profissionais da Educação foram instruídos pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, sobre primerios socorros e prevenção e enfrentamento ao gressor ativo, com o objetivo de garantir segurança no ambiente escolar. Os manipuladores de alimentos – merendeiras (os) da rede municipal, também receberam capacitação. Além disso, professores do Atendimento do Atendimento Educacional Especial (AEE) participaram de uma reunião formativa.
Lucas do Rio Verde
Saúde alerta a população para os cuidados contra o Aedes aegypti
“Dez minutos por semana, podem salvar vidas”, é com essa mensagem que a Secretaria Municipal de Saúde está orientando a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
O mosquito, que se reproduz em qualquer recipiente com água parada, é o principal responsável pela transmissão do vírus da dengue, febre chikungunya e zika.
A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, explica que o período chuvoso é o mais propício a proliferação do mosquito, mas que hábitos de limpeza podem evitar a reprodução do Aedes aegypti.
“Se as pessoas tirarem pelo menos dez minutos por semana pra olhar o seu quintal, verificar se há embalagens que possam acumular água, vamos evitar a proliferação do mosquito e com certeza, salvar vidas”.
Em 2024, o município de Lucas do Rio Verde registrou 304 casos confirmados de dengue, com um óbito e nove casos de chikungunya. Os dados são da Vigilância em Saúde.
Segundo a supervisora, somente nos 18 primeiros dias deste ano, foram confirmados 11 casos de dengue, três casos de chikungunya, e outros três ainda em investigação.
“A nossa preocupação maior, hoje, é em relação a chikungunya. São moradores de Lucas, e a maioria se contaminou em outros municípios, e podem contribuir com a transmissão do vírus”.
Mutirão de Recolhimento de Entulhos
Para reduzir os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras está realizando um mutirão de recolhimento de entulhos.
O trabalho começou em dezembro de 2024, nos bairros Jaime Seiti Fujii e Vida Nova e será finalizado na sexta-feira (24), no Industrial V (em frente a BRF).
Em 25 dias de mutirão, foram recolhidas cerca de 4.200 toneladas de entulhos, são móveis, eletrodomésticos, podas de árvore e pneus, que terão o descarte adequado.
Vacinação contra Dengue
Uma iniciativa importante na redução dos casos graves da doença é a imunização. As doses da vacina contra a dengue estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).
Inicialmente, estão sendo imunizadas as crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses.
A escolha do público-alvo foi realizada pelo Ministério da Saúde, tendo como base estudos que apontam maior risco de agravamento da doença nessa faixa etária.
A vacina apresenta mais de 80% de eficácia contra a dengue, causada pelos quatro sorotipos e também previne as formas graves da doença.
Importante
Horário de vacinação nas UBSs
De segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30 e nos finais de semana e feriados, na unidade do Tessele Junior, das 13h às 18h.
Lucas do Rio Verde
Adesão ao MEI Caminhoneiro pode ser feita até o dia 31 de janeiro
Para auxiliar os trabalhadores autônomos do ramo do transporte na adesão do MEI Caminhoneiro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Sala do Empreendedor e Sebrae, realizará os cadastros até o dia 31 de janeiro.
O MEI Caminhoneiro é uma modalidade simplificada de negócio. Com a formalização, o trabalhador passa a ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e pode emitir notas fiscais, além de ter acesso a benefícios previdenciários como auxílio-doença e pensão por morte.
As ocupações permitidas ao MEI são:
1) Transportador autônomo de carga – municipal;
2) Transportador autônomo de carga intermunicipal, interestadual e internacional;
3) Transportador autônomo de carga – produtos perigosos;
4) Transportador autônomo de carga – mudanças.
Para realizar o cadastro, os caminhoneiros devem comparecer à Sala do Empreendedor ou à sede do Sebrae de Lucas do Rio Verde, munidos do número do CNPJ e do acesso ao portal Gov.br, nível prata ou ouro. Caso tenha alguma alteração no endereço, o contribuinte deve levar um comprovante de residência para atualização no sistema.
Conforme o Governo Federal, para ser regulamentado como MEI Caminhoneiro, o interessado deve observar as seguintes condições:
– Exercer uma das ocupações da tabela B do anexo XI da Resolução 140 de 2018; (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/mei-caminhoneiro/empreendedor)
– Faturar até R$ 251,6 mil de faturamento anual (sendo este valor proporcional no ano de abertura) recolhimento de INSS 12%;
– Não ter outro CNPJ como titular, sócio ou administrador de outra empresa;
– Não ter ou abrir filial;
– Contratar no máximo um empregado, que receba o piso da categoria ou 1 salário mínimo.
A Sala do Empreendedor está localizada na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766, bairro Centro. A unidade atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h e, na sexta, das 7h às 13h. Dúvidas e informações podem ser sanadas também pelo telefone é (65) 3549-7109.
O Sebrae de Lucas do Rio Verde fica localizado na Avenida Pará, nº 484, bairro Alvorada, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Telefone para contato: (65) 4042-9464.
-
Política MT17/01/2025 - 16:30
Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
-
Política MT17/01/2025 - 16:00
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024
-
Política MT16/01/2025 - 22:30
Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Chico Guarnieri visita as cidades Rio Branco e Salto do Céu, destruídas pelas chuvas
-
Política MT17/01/2025 - 14:30
Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres
-
Rondonópolis17/01/2025 - 20:30
Chuva forte abre cratera no Jardim América. Motoristas devem optar por outras rotas
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha