Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Estudantes apresentam projetos em 10ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado

Projetos voltados para preservação ambiental, inovação tecnológica, saúde e bem-estar da sociedade, desenvolvidos por estudantes da rede pública e privada de Mato Grosso estão expostos na 10ª edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento faz parte da 15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e aberta ao público nesta terça-feira (17.10), na Arena Pantanal, em Cuiabá. 

Entre os trabalhos expostos na mostra está o Carregador Público para Celulares, desenvolvido pelos estudantes do 3° ano H, da Escola Estadual Liceu Cuiabano. O equipamento surgiu de uma ideia dos alunos que perceberam a grande procura por fontes de energia, para recarregar baterias de dispositivos móveis e também a proibição do uso das tomadas da unidade escolar para fins pessoais. 

“Pensamos em criar um poste utilizando a energia solar. No protótipo instalamos uma placa fotovoltaica de 12 volts, com uma torre de tomadas e instalamos próximo a biblioteca, onde o equipamento opera com melhor qualidade”, explicou o estudante Luan Fabricio Correia de Souza, um dos 38 alunos idealizados do projeto. 

Os alunos levaram dois meses na criação e instalação do carregador, que também leva uma bateria estacionária para manter o equipamento funcionando no período noturno, atendendo todos os estudantes da escola. 

Segundo a coordenadora de projetos da escola, Edenilzes Vaillant, o trabalho dos estudantes merece nota mil. “É uma grande satisfação participar da exposição com este e mais outros dois projetos. Toda a escola está feliz com o resultado alcançado pelos alunos”, ressaltou.  

Veja Mais:  Nota de Esclarecimento

Já o estudante do curso de informática, da Escola Técnica de Alta Floresta, Daniel Fagundes dos Santos, criou o Sistema Automático de Irrigação, para facilitar o trabalho dos pais na plantação de laranja, limão e mexerica. 

“O equipamento faz o monitoramento automático da úmida do solo, ativando o sistema de irrigação assim que necessário. Além disso, fiscaliza a possibilidade de chuva e a luminosidade e temperatura do ambiente, disponibilizando todos esses dados pela internet”, disse o jovem. 

Para construir o protótipo, Daniel investiu R$150 e levou cinco meses para concluir o sistema, que já está em teste no sítio onde mora. “Estou orgulho com o resultado, porque criei um equipamento para ajudar a minha família e colaborar na preservação ambiental, ajudando a economizar água”, destacou. 

Outro projeto da feira veio do município de Campo Verde. Os relatos de um amigo cadeirante que se sentia infeliz devido suas limitações, principalmente dentro de casa, motivaram o estudante Samuel Guizzo, a se reunir com outros colegas da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco, localizada na zona rural da cidade e desenvolver o Varal Utilitário.

“O varal é um mecanismo criado para ajudar cadeirantes e pessoas com nanismo nas realizações de tarefas domésticas mais comuns”, disse Guizzo. 

O equipamento foi desenvolvido em 2016 e vem sendo aperfeiçoado até hoje, segundo o estudante. “Neste ano, o varal recebeu um motor elétrico, permitindo baixar a grade para estender as roupas até a altura que o cadeirante ou o anão desejar”, destacou Samuel, completando que o Varal foi recebido pelo amigo cadeirante como muita felicidade.

Veja Mais:  Obra do Hospital Central já está 80% concluída

A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secitec, Lecticia Figueiredo, explicou que a Mostra tem 53 projetos inscritos, representando 40 municípios. 

“Realizar a décima edição da Mostra é uma conquista para a ciência em Mato Grosso. Todos os anos as escolas já esperam e se organizam para realizar suas feiras e projetos para concorrer e vir à Semana Nacional. Em uma época em que os investimentos estão escassos é crucial, cada vez mais, incentivar a criação de projetos, e garantir que as escolas possam trabalhar a pesquisa científica como alternativa até mesmo para as desigualdades sociais”, destaca Lectícia, que coordena a semana.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Obra do Hospital Central já está 80% concluída

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Faccionado de alta periculosidade é preso pela Polícia Civil em Sinop

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Cáceres institui programa para fomento da cidadania fiscal

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Obra do Hospital Central já está 80% concluída
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana