Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Estudo aponta impactos na qualidade de vida, segurança e valor de imóveis nas regiões afetadas pelos trilhos

Publicado

Elaborado pela equipe técnica da Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano de Rondonópolis (Codeur), o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que visa a análise dos efeitos, tanto negativos quanto positivos, resultantes da implantação de um empreendimento ou atividade que terão influência sobre a qualidade de vida da população, foi um dos elementos fundamentais que integrou o procedimento administrativo da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, que resultou na anulação da Certidão de Uso e Ocupação de Solo da empresa Rumo para a expansão dos trilhos da ferrovia, no trecho que liga Rondonópolis a Juscimeira.

O EIV avaliou os impactos dos trilhos levando em conta a alteração no traçado, que foi reduzido em 17 quilômetros pela empresa, passando muito próximo a diversos bairros do Município. “Em 15/10/2020 foi requirido pela empresa Rumo à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) o termo de referência para a elaboração dos estudos ambientais do projeto ferroviário entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde e em 30/08/21, a empresa requereu licença prévia para instalação da ferrovia e apresentou EIA/Rima elaborado de acordo com o termo de referência. Embora após a concessão da LI 75351/2023 e emissão de pareceres favoráveis, a Rumo requereu em 03/07/2023 a alteração do traçado”, apontou o EIV.

Segundo o estudo, com a mudança, o traçado dos trilhos passaria pelo perímetro urbano de Rondonópolis rente e muito próximo de bairros da cidade já totalmente adensados, situação que pode resultar em uma série de desafios e problemas que não podem ser subestimados, como por exemplo, a marginalização das áreas próximas a ferrovia, a exposição constante ao ruído, vibrações e a poluição do transporte ferroviário. Além disso, a população que vive próxima a ferrovia pode estar em risco devido a possíveis incidentes como descarrilamentos e vazamentos de produtos químicos ou a acidentes. Ainda, a valorização imobiliária dessas áreas pode ser comprometida.

Veja Mais:  Confira a playlist exclusiva só de sucessos das atrações da 49ª Exposul

O novo traçado dos trilhos tem em sua área de influência direta o Residencial Magnólia, o Jardim Ana Carla, a Vila Olinda, o Pedra 90, o Jardim Tancredo Neves e o Parque Residencial Rosa Bororo, todos amplamente adensados. Os trilhos passariam ainda a apenas 700 metros do Parque Municipal do Escondidinho, que pertence a uma Zona de Unidade de Conservação.

Além desses, o traçado alterado afetaria diretamente áreas como o Loteamento Maria Amélia de Araújo, que é um loteamento de interesse social, destinado à população de baixa renda, com os trilhos passando dentro do residencial. O loteamento ainda está em fase de expansão, mas hoje já vivem no local cerca de 400 famílias.

O levantamento mostrou que as famílias que vivem nas áreas diretamente afetadas pela ferrovia estariam expostas a ruídos 24 horas por dia, com níveis de som, segundo aferição realiza no EIV, superiores aos limites da norma a 40, 80 e 100 metros da linha férrea. A exposição a poluição do ar também é indicada no estudo, tanto durante a construção dos trilhos como pelo transporte de grãos pela ferrovia.

O EIV trouxe ainda uma análise das vibrações causadas pelo tráfego ferroviário e indicou que edificações podem ser afetadas. A equipe técnica apontou que as vibrações da linha férrea podem resultar em danos nas estruturas de concreto armado, incluindo fissuras, deslocamento de armaduras, acomodação inadequada do concreto, dentre outras, bem como, ao longo do tempo, as vibrações podem ocasionar danos estruturais significativos com a ruptura de membros estruturais. “Essas são questões importantes a serem consideradas, requerendo medidas de mitigação adequadas”, avaliou o EIV.

Veja Mais:  Naboreiro ganha UBS de quase 250 metros quadrados

Além disso, o EIV alertou que as edificações já executadas e aquelas ainda em execução no Loteamento Maria Amélia não possuem elementos de estrutura de concreto armado suficientes para suportar as ações que serão ocasionadas pela linha férrea. “Colocaríamos em risco vidas das famílias que ali moram”, finalizou.

Em linhas gerais, o Estudo de Impacto de Vizinhança definiu que, embora haja, indiscutivelmente, impactos positivos associados a construção da ferrovia, uma vez que importadores e exportadores de commodities do Brasil apontam expectativas muito positivas com a possibilidade de aumentar o faturamento com a intensificação do transporte de cargas em Mato Grosso, há que se considerar e mitigar adequadamente os impactos negativos na qualidade de vida, na segurança e no valor das propriedades das áreas urbanas próximas, de modo a garantir uma abordagem equilibrada e sustentável ao projeto.

Confira o Estudo de Impacto de Vizinhança completo aqui.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura inaugura praça de área ambiental no Jardim Reis

Publicado

Continuando o pacote de inaugurações de obras alusivas ao aniversário de 71 anos de emancipação política da cidade a prefeitura de Rondonópolis inaugurou na noite desta quarta-feira (11), mais uma área de lazer para beneficiar a comunidade do Jardim Reis e circunvizinhança.

A nova praça que conta com uma infraestrutura grandiosa de entretenimento, esporte e lazer, recebeu o nome do pioneiro e líder comunitário Manoel de Souza Santos, pai do vereador Reginaldo Santos.

PARQUE AMBIENTAL

Com uma área de 30 mil metros quadrados, a nova praça de lazer que conta até com uma reserva florestal, e já está sendo conhecido como um Parque Ambiental de Preservação, dispõe de um campo de futebol gramado, uma quadra de areia, pergolados, um redário, play ground para as crianças, uma academia popular para exercícios físicos, uma pista de skate, pista de caminhada, mesas de jogos de tabuleiro, iluminação baixa em led; refletores do campo também em led, além de uma área livre com 9,5 mil m2 de grama, e que ao final teve um custo de R$ 3,8 milhões, provenientes de recursos próprios do município.

O homenageado Manoel de Souza, era um pioneiro muito conhecido e respeitado em Vila Operária. Homem simples, mas de um caráter irretocável, deixou um legado de trabalho e dedicação ao próximo. O evento de inauguração foi bastante prestigiado pela comunidade da região que lotou a nova praça.

Veja Mais:  Vereador trabalha para diminuir poluição visual em Rondonópolis

O filho vereador Reginaldo Santos agradeceu ao prefeito pela homenagem ao seu progenitor e revelou estar bastante agradecido e emocionado com a honraria. Por se tratar de uma extensa família da região da Vila Operária, diversas lideranças políticas como o ex-vice prefeito Manoel Machado (Maneco),e lideranças e comunitárias revelaram o prestígio que a família do homenageado goza na região.

O prefeito José Carlos do Pátio enalteceu o trabalho e o caráter do senhor Manoel de Souza, como liderança importante da região e seu comportamento exemplar de homem simples, mas honrado e respeitado por todos. Pátio externou que a homenagem é justa e ele, se sente agradecido por ter sido o responsável por eternizar a memória de Manoel de Souza, emprestando o seu nome à nova praça que vai contribuir sobremaneira com a melhoria da qualidade de vida da comunidade da região, onde a sua gestão investiu fortemente em obras estruturantes e de alcance social, como creches, PSFs, escolas, praças, asfalto, rede de esgoto, iluminação de led, e abastecimento de água entre outros.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito anuncia envio de projetos de doações de áreas a 17 instituições à Câmara

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), no Paço Municipal, representantes das instituições, órgãos e entidades que terão áreas para construção de suas sedes no Centro Político-administrativo (CPA) Parque dos Poderes Padre Lothar Bauchrovitz, além de vereadores e o presidente da Câmara Municipal, Júnior Mendonça.

O objetivo foi apresentar o projeto do Parque dos Poderes, com a infraestrutura já implantada pela Prefeitura no local, além de anunciar o encaminhamento à Câmara Municipal dos projetos de lei que oficializam as doações das áreas e estabelecem prazo de cinco anos para que as entidades e instituições façam as construções.

Ao todo, serão 17 instituições e entidades que terão áreas doadas no CPA. Dentre elas estão o Poder Judiciário, que deve construir no local um novo fórum, a Câmara Municipal, o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Federal, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, a Defensoria Pública da União, além de conselhos de classe e entidades.

O prefeito explicou que o Parque dos Poderes de Rondonópolis foi pensado para concentrar as sedes dos poderes como o Executivo Municipal, com a construção do novo Paço Municipal, do Legislativo, com a nova Câmara Municipal, e o Judiciário, bem como abrigar órgãos como as polícias e entidades. A intenção é garantir a concentração dos órgãos político-administrativos em uma única região da cidade, facilitando assim, o acesso dos cidadãos aos mais diversos serviços.

Veja Mais:  Vereador trabalha para diminuir poluição visual em Rondonópolis

Pátio destacou que a Prefeitura adquiriu a área e implantou a estrutura básica no local com a abertura e pavimentação das ruas, de avenidas de acesso, drenagem das vias, rede de água e esgoto para deixar o CPA preparado para as construções. “Nós urbanizamos a Avenida dos Estudantes, construímos a Avenida Alfredo de Castro, e entregamos ao Governo do Estado o projeto de duplicação do anel viário, já com o objetivo de garantir o acesso da população ao CPA”, disse.

Além de concentrar as sedes dos poderes e de entidades e instituições, o prefeito apresentou o projeto urbanístico do CPA que prevê ainda construção de um centro gastronômico, praças, um lago e pistas de caminhada. Na região, a Prefeitura também já doou os terrenos para a construção de hospitais e uma universidade privada também começou a construir suas instalações.

Dando prosseguimento nas medidas necessárias para que o Parque dos Poderes se torne uma realidade em breve, o prefeito ainda anunciou que os projetos de lei com as doações das áreas para 17 instituições e entidades foram enviados para a Câmara Municipal e caberá, agora, aos vereadores votarem. “Solicitei ao presidente [da Câmara Municipal) Júnior Mendonça que seja realizada uma sessão extraordinária para a votação dos projetos”, acrescentou Pátio.

O presidente da subseção da OAB de Rondonópolis, advogado, Bruno de Castro, falou em nome dos representantes das instituições e entidades que receberão as áreas doadas do Município no CPA e destacou a importância de Rondonópolis poder concentrar serviços e entidades em uma mesma região. “A gente avalia como positiva essa apresentação desse projeto do centro político-administrativo e envio dos projetos de lei para votação na Câmara Municipal, porque é importante para o desenvolvimento da cidade e importante para a população como um todo”, afirmou o advogado.

Veja Mais:  Confira a playlist exclusiva só de sucessos das atrações da 49ª Exposul

O Parque dos Poderes está localizado na região da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e de condomínios fechados, com acesso pelo anel viário e Avenida dos Estudantes. Todas as instituições que irão receber os terrenos já manifestaram previamente interesse de construir suas sedes no local.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Secretaria de Esportes inaugura a revitalização da Praça Altamirando no Colina Verde

Publicado

Construída há alguns anos, a Praça do Residencial Colina Verde passou por um processo de renovação/ampliação e modernização, tendo sido inaugurada a primeira parte no início deste ano. A segunda parte e mais complexa, que incluía o campo soçaite, a quadra de areia, o paisagismo/arborização, e iluminação foi concluída recentemente e a reinauguração aconteceu na noite desta segunda-feira (9) com um torneio de futebol.

Denominada de Praça Dr. Altamirando de Araújo Miranda (1º dentista formado de Rondonópolis), a segunda parte da praça foi totalmente revitalizada com investimentos em modernização da iluminação; substituição das torres de iluminação compostas por lâmpadas de vapor de sódio, por novas lâmpadas de led, mais modernas e econômicas.

Conforme a secretária de Esportes, Chirlei Daiane da Silva, o gramado interno e do entorno do campo, e da quadra, foi todo refeito; foram instalados pergolados, modernizada a iluminação baixa da praça, foram instalados alambrados e cercamento total da praça; revitalizada as arquibancadas que vão proporcionar mais conforto aos presentes/usuários, enfim: a praça foi totalmente renovada.

Além deste pacote de inauguração de obras, alusivo ao aniversário de 71 anos da cidade, a prefeitura pretende inaugurar e entregar ainda antes de 31 de dezembro a nova iluminação do Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Novo sistema de captação de água no Rio Vermelho será inaugurado em 2024
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana