Cidades
Evento celebra empreendedorismo feminino e a cultura local
Programação será diversificada, de apresentação cultural, à exposição e comércio de artesanato e gastronomia, abrindo espaço ao empreendedorismo feminino
A cidade de Várzea Grande se prepara para receber, no próximo sábado (29), a “Feira VG com Elas”, um grande evento de empreendedorismo voltado para mulheres, mas aberto a toda sociedade. A feira, que acontece no Paço Municipal das 16h às 22h, integra o projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, iniciativa de um coletivo de mulheres em parceria com a Prefeitura para celebrar março, mês da mulher.
A secretária de Assuntos Estratégicos, Inaciray Brito Taveira, destaca a importância do evento para o fortalecimento do empreendedorismo feminino: “A Feira VG com Elas é um momento especial para reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres. Quando uma mulher empreende e cresce, ela puxa outras para cima, gerando um ciclo positivo de desenvolvimento”.
O evento contará com uma programação diversificada, incluindo o “Mulheres Show”, uma apresentação especial da BPW de Várzea Grande, a participação da Banda Municipal, corais e outras manifestações artísticas dentro do projeto “Arte na Praça”. Além disso, haverá uma feira de artesanato e empreendedorismo feminino, com a participação da Casa de Artes, e uma feira gastronômica, promovendo o talento das mulheres de Várzea Grande.
Inaciray também ressaltou o comprometimento da prefeita Flávia Moretti (PL) com o projeto: “A prefeita lidera essa iniciativa com a visão de que investir na mulher é investir no futuro de toda a cidade. O projeto VG com Elas vem, ao longo do mês de março, promovendo a inclusão, o empreendedorismo e a valorização da mulher em diferentes áreas, além é claro, de promover o debate sobre a violência contra a mulher”.
A “Feira VG com Elas” é resultado do esforço coletivo da Prefeitura de Várzea Grande, Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, outras secretarias e entidades parceiras, como BPW, OSC Lírios, APA-VG e CMPIR-VG. O evento faz parte da quarta e última semana do projeto “VG com Elas”, que ao longo de março promoveu diversas atividades em alusão ao Mês da Mulher, abordando temas como ciência, tecnologia, meio ambiente, superação e combate à violência contra a mulher.
“A “Feira VG com ELAS” promete ser um marco na valorização do empreendedorismo feminino e da cultura local, incentivando a população várzea-grandense a apoiar e prestigiar o trabalho das mulheres empreendedoras. Queremos que toda a sociedade compareça, participe e consuma, pois, fortalecer o empreendedorismo feminino é fortalecer toda a cidade”, concluiu a secretária.
Confira a programação da última semana do projeto VG com Elas:
• 25/03 (Terça-feira): Aula inaugural do curso “É da nossa conta: orçamento mulher”, realizado pelo TCE-MT e ABMCJ.
• 27/03 (Quinta-feira): “Mulheres Cientistas e Tecnológicas”, promovido pela Prefeitura de Várzea Grande via SMECEL.
• 27/03 (Quinta-feira): “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, no Mahalo – Cozinha Criativa, às 16h30, realizado pela OSC Lírios.
• 28/03 (Sexta-feira): “VG com Elas e Meio Ambiente”, na Escola Municipal Lúcia Leite, a partir das 7h30, promovido pela BPW e SMECEL.
• 29/03 (Sábado): “Projeto ARVEND Mulheres em Ação – Força Feminina conectando sonhos e realizando transformações”, na Escola José Estejo de Campos, Bairro Vitória Régia, das 8h às 11h30, promovido pela ARVEND.
• 29/03 (Sábado): “Feira VG com ELAS”, no Paço Municipal das 16h às 22h, realizado pela Prefeitura de Várzea Grande, SMECEL, outras secretarias e entidades parceiras, como BPW, APA-VG e CMPIR-VG.
• 30/03 (Domingo): “Cerimônia das Velas”, no Mirante das Águas, às 11h, realizado pela BPW VG.
• 31/03 (Segunda-feira): Lançamento do projeto “Plantando Lírios – 2025”, no Anexo II da Educação, às 9h, realizado pela OSC Lírios e SMECEL.
• 31/03 (Segunda-feira): Ciclo de palestras “O que tem gerado o ciclo da violência” e Moção de Aplausos, no Auditório da Guarda Municipal (antigo Fórum de VG), das 13h às 17h, promovido por Jacy Proença, Prefeitura de Várzea Grande e Câmara de Vereadores.

Sorriso
Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco

A Prefeitura de Sorriso decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O anúncio foi dado, com pesar, na manhã desta segunda-feira (21 de abril), diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo camerlengo da Igreja, o cardeal Joseph Farrell, com as seguintes palavras:
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.
Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Em sua última mensagem, o Papa também fez seus apelos pela paz, que “não é possível sem um verdadeiro desarmamento”. O pedido do Pontífice foi para que os recursos disponíveis sejam utilizados para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento. “Estas são as ‘armas” da paz: aquelas que constroem o futuro, em vez de espalhar morte!”, afirmou.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi o 266º papa da Igreja Católica e ocupava o cargo desde 2013, quando sucedeu Bento XVI. O argentino foi primeiro papa latino-americano da história e o primeiro jesuíta a chegar ao comando do Vaticano.
A Administração Municipal externa seu profundo pesar pela partida do Papa que transbordava amor, bom-humor, tolerância e compromisso com a humanidade, se solidariza à toda a comunidade católica neste momento de despedida, assim como com todas as pessoas que, independente do credo, admiravam o Papa Francisco por sua trajetória em prol da paz.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Prefeitura se solidariza à família Rossi

A Prefeitura de Sorriso lamenta profundamente a partida do servidor aposentado Angelo Rossi Neto, que faleceu neste sábado (19 de abril) e foi sepultado no domingo (20 de abril).
A Administração Municipal presta sua solidariedade a todos os familiares, em especial à esposa – e também servidora pública – Maria Amélia de Souza Rossi, aos filhos, demais familiares, amigos e colegas neste momento de triste despedida.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura igualmente destaca sua gratidão pela jornada de Angelo como servidor público, atuando como Fiscal de Obras, e espera que cada familiar, amigo ou colega que com ele conviveu guarde sempre consigo as melhores lembranças de Angelo, permitindo que sua memória, assim como o sorriso aberto, permaneçam vivos.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.
A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.
Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.
Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.
“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.
A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.
Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.
“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.
Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.
“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.
-
Esportes16/04/2025 - 02:00
Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos
-
Rondonópolis15/04/2025 - 19:16
Rondonópolis acaba de ganhar mais uma oportunidade de fortalecer os laços entre escola e comunidade
-
Esportes16/04/2025 - 02:00
Ceará vence o Vasco e cola nos líderes do Brasileirão
-
Esportes16/04/2025 - 02:30
Cuiabá bate Athletico-PR em casa e conquista a liderança da Série B
-
Nacional16/04/2025 - 16:00
Projeto cria programa de apoio a pessoas com esclerose múltipla e reconhece a doença como deficiência
-
Rondonópolis15/04/2025 - 08:30
Prefeito Cláudio Ferreira e secretária Tânia anunciam mega Policlínica
-
Política MT16/04/2025 - 21:00
Frente Parlamentar Evangélica é instalada na Assembleia
-
Nacional16/04/2025 - 16:00
José Airton assume a Secretaria de Infância e Juventude da Câmara dos Deputados