Mato Grosso
Exposição em homenagem à Frida Kahlo está aberta ao público na Galeria Lava Pés

A exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’, que homenageia a icônica artista mexicana Frida Kahlo, está aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés, localizada na sede da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em Cuiabá. A visitação é gratuita, e a mostra fica no espaço cultural até 29 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’ apresenta 50 pinturas da artista Meg Marinho, uma admiradora apaixonada pela representação artística e trajetória de vida da pintora mexicana. Entre as obras, o público poderá encontrar diferentes interpretações de Fridas, retratadas como Mariele, Maria Taquara, uma gueixa, uma cigana, no Cerrado e outras inspirações.
A mostra também traz trajes que remetem ao estilo único de vestir de Frida Kahlo e fotografias cedidas de outra exposição que circulou no Brasil. Também conta com uma instalação que reproduz o sentimento da artista no período em que ficou acamada após um trágico acidente.
“Me sinto realizada por realizar essa exposição. Sinto que tenho uma ligação de alma com a Frida. As obras trazem a Frida que carrego comigo e todas as possíveis versões que a vejo. Frida Kahlo para mim é um exemplo de força e determinação, e este é um convite para todos que queiram conhecer um pouco da história e o trabalho dessa artista sensível e genial”, comenta Meg Marinho.
Meg Marinho é natural de Mato Grosso do Sul, mas mora em Cuiabá desde os sete anos de idade. Começou a pintar aos 12 anos, foi aluna de Dalva de Barros e já participou de várias exposições. Ela é pós graduada em Arte e Cultura, e hoje dedica seu tempo ao ateliê Casa de Arteira, localizado em Chapada dos Guimarães.
Serviço
Exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’
Local: Galeria de Artes Lava Pés, localizada no prédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Endereço: Rua José Monteiro Figueiredo, 510, Duque de Caxias, Cuiabá.
Visitação: Até 29 de julho, de segunda a sexta-feira. Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Entrada: Gratuita
Mais informações: (65) 99266-3699 – Meg Marinho
Fonte: GOV MT

Mato Grosso
Juiz da Corte Interamericana fala de medidas cautelares e prisão processual após a Lei Anticrime


Fonte: Tribunal de Justiça de MT
Mato Grosso
Justiça acata requerimento do MP e submeterá médica ao Tribunal do Júri

O requerimento da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá foi aceito pela Justiça, nesta segunda-feira (08), determinando que a médica Letícia Bortolini seja submetida a julgamento pelo Tribunal do Júri. Conforme a decisão de pronúncia, houve provas da materialidade e indícios suficientes da autoria delitiva. A ré responderá por homicídio qualificado pelo meio de que possa resultar perigo comum, além de omissão de socorro, se afastar do local do sinistro para fugir à responsabilidade e conduzir embriagada (artigos 304, 305 e 306 do Código de Trânsito Brasileiro, na forma do artigo 69 do Código Penal).
O crime aconteceu em 14 de abril de 2018, por volta das 19h35, na avenida Miguel Sutil, em frente à agência do Banco Itaú do bairro Cidade Verde. De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso, a médica, “conduzindo veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, em velocidade incompatível com o limite permitido para a via, assim como assumindo o risco de produzir o resultado, matou a vítima Francisco Lucio Maia”.
Segundo o MPMT, após atropelar o verdureiro, a denunciada deixou de prestar socorro imediato à vítima, bem como afastou-se do local do acidente para fugir à responsabilidade civil e penal. Consta, ainda, que Letícia Bortolini, após a prática dos fatos, conduziu veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. Após atropelar o verdureiro, a ré seguiu na condução do veículo, sob a influência de álcool, operando manobras em zigue-zague até a entrada do seu condomínio, no bairro Jardim Itália, conforme relato de testemunha.
Qualificadora – O promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins explica que a qualificadora emprego de meio de que possa resultar perigo comum é aquela que expõe, além da vítima, um número indeterminado de pessoas a uma situação de probabilidade de dano. Para ele, a testemunha ocular Bruno Duarte Pereira de Lins, que presenciou os fatos porque ajudava Francisco a empurrar o carrinho, poderia ter sido também vítima do atropelamento.
Fonte: MP MT
Mato Grosso
Poder Judiciário realiza evento sobre violência doméstica na Universidade Federal de Mato Grosso


Fonte: Tribunal de Justiça de MT
-
Esportes02/08/2022 - 14:18
Academia F.C desiste de disputar a Copa FMF 2022
-
Esportes02/08/2022 - 14:25
Edilson Júnior é o novo treinador do Sport Sinop para Copa FMF 2022
-
Esportes02/08/2022 - 20:37
Rondonópolis; 1ª Etapa do Circuito Mato-Grossense de Skate & Music reúne 82 participantes e manobras radicais
-
Rondonópolis02/08/2022 - 15:50
Sispmur convoca duas assembleias; greve geral está na pauta
-
Política MT02/08/2022 - 15:21
Deputado Thiago Silva garante entrega de três veículos para Alto Araguaia
-
Esportes02/08/2022 - 18:59
Equipe Sub-16 do Cuiabá da volta olímpica na Arena Pantanal celebrando a conquista do segundo lugar na Brasil Soccer Cup 2022
-
Policial02/08/2022 - 19:05
Polícia Civil desarticula associação criminosa e prende 3 homens e uma mulher
-
Política MT02/08/2022 - 14:37
Beto apresenta projeto político em convenção do PSB