Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Exposição na Casa Cuiabana reúne obras de fotógrafos com deficiência de Mato Grosso

Publicado

A exposição “Impulso: fotografia que inspira, inclusão que transforma” está em cartaz no Centro Cultural Casa Cuiabana de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 31 de maio. Viabilizada com recursos do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra reúne obras selecionadas em concurso destinado a fotógrafos com deficiência residentes em Mato Grosso. A entrada é gratuita.

“Essa é uma exposição que celebra o protagonismo de pessoas com deficiência através da arte fotográfica, da resiliência e da inclusão. Nestas obras, encontramos mais do que imagens capturadas; encontramos histórias de coragem, determinação e superação”, comenta Lilian Barbon, uma das curadoras da exposição.

Com obras dos fotógrafos Ana Beatriz, Camila Cristina e Franscisvaldo Gonçalves, a exposição Impulso é composta por 20 obras que abordam temas diversos como natureza, amor, arte, cidade e vida animal.

“Amo fotografias e sempre tive vergonha por ser uma pessoa com deficiência. Essa iniciativa me deixou mais aberto e confiante em mim mesmo. É como um divisor de águas. Quero continuar este trabalho que para mim significa mais que umas fotografias. Eu vejo o mundo com a alma e a fotografia representa isso, no meu mundo”, relata Francisvaldo Gonçalves, um dos fotógrafos que participa da exposição.

Para o idealizador e diretor geral do projeto, Lu Oliari, as imagens refletem a essência dos artistas que compõem a exposição. “O mais importante é demonstrar que todas as pessoas são capazes de contar histórias incríveis pela fotografia, independente do seu nível técnico ou equipamento que possua”, destaca.

Veja Mais:  Natal Solidário do Santuário: crianças ganham presentes e famílias são atendidas com serviços e cestas básicas

As instituições de ensino ou grupos que desejam realizar visitas guiadas, poderão realizar o agendamento com o produtor do projeto, Pedro Magalhães, pelo telefone (65) 9 8405 9683 ou pelo e-mail [email protected]. (Com informações da Assessoria)

Mais Viver Cultura: peça “Guerra do Paraguai”

O edital Viver Cultura promove também o espetáculo teatral “Guerra do Paraguai”, que estreia nesta terça-feira (14.05), às 19h, em Rondonópolis. Inspirada no maior conflito armado da história da América Latina, a peça é realizada em formato de teatro de rua, buscando aproximar e fomentar o acesso gratuito do público ao teatro.

A primeira apresentação acontece no saguão do bloco da Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Estarão em cena integrantes do grupo Patologia Cênica e ex-integrantes do Coletivo CorpoAnu, ambos do município.

O elenco revive momentos desde a morte do governador da província de Mato Grosso na prisão do Paraguai até a perseguição e morte de Francisco Solano Lopes ao longo de cinco anos de conflitos, que contaram com a união do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Segundo historiadores, a Guerra do Paraguai matou entre 300 mil e 450 mil pessoas dos quatro países. (Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Dois foragidos por tráfico de drogas foram presos com auxílio de câmeras do Vigia Mais MT

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Dois foragidos por tráfico de drogas foram presos com auxílio de câmeras do Vigia Mais MT

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Balanço inclui prisão em flagrante e diversos materiais apreendidos
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana