Mato Grosso
Feaftur movimenta Barra do Garças com programação voltada ao fortalecimento do campo

Barra do Garças será palco, entre os dias 7 e 10 de agosto, da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur), que reunirá 50 representantes da agricultura de pequena escala de diversas regiões de Mato Grosso. Com investimento de R$ 170 mil da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o evento promete impulsionar negócios, valorizar saberes do campo e fortalecer políticas públicas voltadas ao setor.
A abertura oficial será nesta quinta-feira (7.8), às 8h, no auditório do Centro Cultural Valdon Varjão, com a presença de lideranças ligadas ao setor nos âmbitos estadual e municipal, representantes de municípios vizinhos e entidades ligadas à agropecuária. No mesmo local, ocorre o Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural Portal do Araguaia e Médio Araguaia, em paralelo ao 1º Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região do Vale do Araguaia.
A partir das 18h, a feira será aberta ao público no estacionamento do Porto do Baé, ao lado da Arena. Produtos como queijos artesanais, doces, panificados, mel, hortaliças, garrafadas, artesanato e itens do extrativismo local estarão à disposição da população, diretamente das mãos de quem planta, produz e transforma.
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, marcará presença na abertura da feira e destaca a importância da iniciativa para os produtores da agricultura familiar. “O Fórum é uma estratégia de planejamento da Empaer em Mato Grosso que envolve as nove gestões territoriais. Ele busca pensar o desenvolvimento local não apenas sob a perspectiva de cada município, mas sim como território, considerando logística, integração de serviços e cadeias de valor de forma articulada”, destaca.
A Feaftur Itinerante, que também começa em Cáceres a partir desta quarta (6), é uma inovação nas discussões sobre as políticas públicas e ações técnicas voltada aos produtores de pequena escala. “Uma inovação para a formulação de políticas públicas, construída de forma democrática com gestores, planejadores e entes políticos diretamente envolvidos no desenvolvimento regional do Estado. É também uma oportunidade de aproximar gestores do público-alvo da agricultura familiar e, juntos, construir soluções de forma participativa com os principais atores que fazem a agricultura de pequena escala em Mato Grosso”, frisa Suelme.
A programação técnica do Fórum das Cadeias de Valor contará com temas de grande relevância para o setor, como: “Produtores de Sucesso na Cadeia Produtiva”, “A Mulher Rural”, “Jovem Rural” e “Sucessão Familiar”, “Cooperativismo e Turismo Rural”, “Crédito e acesso ao Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf)”, “Cadastro da Agricultura Familiar (CAF)” e “Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Esta é a segunda edição da Feaftur em Barra do Garças. A primeira ocorreu durante a 38ª Expoleste, em 2023, e consolidou-se como espaço estratégico de fortalecimento da agricultura familiar na região do Araguaia.
No sábado (10) e no domingo (11), a feira será realizada a partir das 16h, no mesmo local.
Cronograma
– Feira da Agricultura Familiar e do Turismo Rural (Feaftur)
Data: de 7 a 10/8
Horário: a partir das 18h
Local: estacionamento do Porto do Baé (ao lado da Arena)
– Fórum da Cadeia de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Portal do Araguaia e Médio Araguaia
Data: de 7 a 8/8
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro Cultural Valdon Varjão
– 1º Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região do Vale do Araguaia
Data: de 7 a 8/8
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro Cultural Valdon Varjão
Entrevista
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, estará disponível para atender à imprensa a partir desta quarta (6), ou nos intervalos dos compromissos institucionais até domingo (10). Para mais informações, entre em contato pelos números (65) 99981-0839 (falar com Andréa) ou (65) 99699-1110 (falar com Eliane Londero).
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Recursos da Feijoada Solidária garantem a entrega de mais de 600 cobertores na Baixada Cuiabana
Mato Grosso
Defensoria alerta para os primeiros sinais de violência contra a mulher
Com o aumento dos casos de violência psicológica, perseguição e tentativa de feminicídio, DPEMT destaca a importância de buscar ajuda no início para interromper ciclo

Por Alexandre Guimarães
A violência contra a mulher nem sempre começa com agressões físicas. Ameaças, perseguições, humilhações, controle da vida da vítima e o descumprimento de medidas protetivas são formas de violência que podem evoluir para situações ainda mais graves.
Mato Grosso
Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado

A sessão de julgamento de Carlos Alberto Gomes Bezerra, acusado pelo feminicídio de Thays Machado e pelo homicídio qualificado de Willian Cesar Moreno, foi remarcada para o dia 31 de julho, às 9h, após a defesa abandonar o plenário nesta terça-feira (21). Mais uma vez, os advogados tentaram o adiamento do julgamento, o que foi indeferido pela juíza Monica Catarina Perri Siqueira, presidente da sessão, sob o argumento de que não havia justificativa plausível para a redesignação da data.
Segundo a magistrada, os advogados tiveram um prazo de 15 dias para analisar os documentos juntados aos autos. Ela ressaltou que a maior parte dessas informações já constava no processo e que a alegada falta de acesso a um despacho específico sobre prisão domiciliar não acarretaria prejuízo real, uma vez que a decisão sobre o tema também integra os autos.
“O advogado, quando assume a substituição no processo, o recebe no estágio em que ele se encontra. O processo não recua, ele tem que andar para a frente”, afirmou Monica Perri. Após anunciar a nova data do júri, a magistrada determinou que, caso não haja um advogado constituído apto para atuar na sessão, a Defensoria Pública deverá estar preparada para assumir a defesa na data prevista. Todos os presentes saíram intimados do plenário.
A acusação seria conduzida pelos promotores de Justiça Vinicius Gahyva Martins e Élide Manzini de Campos, integrantes do Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O réu era defendido pelos advogados Elson Marcelino da Silva Júnior, Larice Cristine, Melissa de Oliveira Machado e Gabriel Gouvea Neno Reiff.
Manobra – Ainda no plenário, o promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins sustentou que o acesso a processos externos é responsabilidade da defesa e que as questões relacionadas ao habeas corpus e à prisão domiciliar já foram resolvidas, não havendo justificativa para o adiamento do júri. Ele destacou o papel do Ministério Público como fiscal da lei, com a missão de assegurar direitos e preservar a imagem das vítimas perante a coletividade. Também se posicionou contra o abandono do plenário, ressaltando que a realização de um Tribunal do Júri exige o empenho e a presença de diversos envolvidos, inclusive pessoas que se deslocaram de outros estados, e que a “ritualística do tribunal” deve ser respeitada em busca da verdade.
Vinicius Gahyva disse ainda que o abandono do plenário é uma estratégia que acaba por arranhar a imagem do Tribunal do Júri. “Isso tem se tornado, de certo modo, frequente nos julgamentos do Tribunal do Júri, especialmente naqueles que afligem de forma intensa o interesse da coletividade, como é o caso concreto de um feminicídio e de um homicídio de dois jovens. São duas pessoas que, efetivamente, traduzem a necessidade de reafirmarmos o nosso papel social de não banalização da vida humana. Nós sabemos que o Tribunal do Júri envolve uma série de providências que devem ser adotadas para que o ato processual seja realizado, e lamentamos muito que esse tipo de estratégia esteja sendo adotada”, afirmou.
A promotora de Justiça Élide Manzini de Campos lembrou que o julgamento já deveria ter ocorrido no dia 7 de julho. Segundo ela, naquela ocasião, a defesa solicitou o adiamento para análise de provas, pedido que foi deferido pela magistrada responsável pelo caso, com a remarcação da sessão para 21 de julho. “É um absurdo uma medida protelatória após mais de três anos do fato, com a família aguardando o julgamento. A defesa admite alegações de nulidades que não existem e que já foram completamente afastadas. É uma estratégia utilizada para tentar postergar, prorrogar e até abrir outro incidente de sanidade, ou qualquer outra medida, para que esse julgamento não ocorra. Tudo isso já foi afastado, e não há motivo algum para que esse julgamento não aconteça”, afirmou.
Sobre o caso de feminicídio, a promotora destacou que a reação da sociedade demonstra uma rejeição cada vez mais firme a esse tipo de crime. Segundo ela, a população tem se posicionado de forma clara contra a violência de gênero e em defesa do enfrentamento aos feminicídios, cobrando respostas efetivas do sistema de Justiça para coibir esse tipo de violência.
Fotos: Josi Dias | TJMT
-
Nacional23/07/2026 - 13:25Cidade do Centro – Oeste é uma das mais buscadas por brasileiros que viajam de ônibus em 2026, aponta ClickBus
-
Rondonópolis23/07/2026 - 11:18Moradores do Jardim Pindorama apresentam demandas durante Câmara Itinerante
-
Policial23/07/2026 - 15:39Equipe do 4º BBM utilizou cerca de 2,5 mil litros de água para extinguir as chamas
-
Agro News23/07/2026 - 15:29Com safrinha sob risco, produtor de MT encontrou no sorgo uma solução para rentabilidade e manejo de plantas daninhas
-
Rondonópolis24/07/2026 - 13:45CIBEAR intensifica ações de bem-estar animal e realiza 3.455 castrações no primeiro semestre de 2026
-
Rondonópolis24/07/2026 - 16:29Pacientes da Dra. Luciana Horta devem procurar atendimento no CORESS
-
Rondonópolis24/07/2026 - 14:54Concurso público da Câmara de Rondonópolis é prorrogado por mais dois anos
-
Nacional28/07/2026 - 10:09Por que gritos e punições físicas não contribuem para o desenvolvimento emocional da criança







