Lucas do Rio Verde
Fortalecimento da apicultura: Lucas do Rio Verde discute estratégias com órgãos públicos e setor produtivo

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, reuniu representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), órgãos de controle e lideranças do setor produtivo para debater estratégias que impulsionem a apicultura no município. O encontro também abordou medidas preventivas contra a mortandade de abelhas, reforçando o compromisso das instituições com a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva do mel.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Miguel Vaz, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, o superintendente federal de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Dr. Omar Roberto da Silveira, além de representantes de órgãos ligados a agricultura regional.
“Foi uma reunião muito produtiva. Pudemos, na oportunidade, juntamente com diversas entidades parceiras, como MAPA, Indea, Aprosoja, Empaer, Sindicato Rural e a Associação dos Apicultores de Lucas do Rio Verde, discutir políticas públicas voltadas à apicultura. Vamos trabalhar lado a lado para fomentar cada vez mais a apicultura na nossa região
A reunião teve como principal objetivo a construção de um plano estratégico para o setor, com diretrizes voltadas à proteção das colmeias, incentivo às boas práticas na produção e maior alinhamento entre apicultores e demais cadeias do agronegócio. Além disso, foi fomentada a participação no 4º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril, ampliando a discussão e promovendo capacitação para os produtores.
O superintendente federal de Agricultura e Pecuária no Mato Grosso, Dr. Omar Roberto da Silveira, ressaltou que os órgãos estão levantando os problemas que vem afetando a produção de mel no município e região. “Os problemas que aqui ocorrem e são recorrentes, inclusive, em vários outros municípios, tem nos levantado preocupação a ponto de tomarmos a decisão de realizarmos um seminário. E também vamos elaborar um plano preventivo contra a mortandade de abelhas”, destacou Omar.
Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável da apicultura, garantindo apoio aos apicultores e promovendo ações concretas para fortalecer o setor.
Estiveram presentes também o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Tiago Cinpak, Esmeralda de Almeida, técnica da Empaer, Juliana Carvalho técnica da Empaer, a veterinária da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Silvia Krause, Franco Bilibio presidente da Associação dos Apicultores de Lucas e Ademir Forlin vice-presidente da Associação dos Apicultores de Lucas, Sidnei Bueno de Miranda, técnico do Senar, Andreia Lodi, técnica do Indea, Cintia Faria técnica do Indea, Clodomiro Reverdito, técnico do Indea, Márcio Martins e Taisa Boton, representantes da Aprosoja de Lucas.

Lucas do Rio Verde
Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador termina com a aprovação de 20 propostas

A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada na última sexta-feira (14), terminou com a aprovação de 20 propostas e a eleição dos oito delegados, que representarão Lucas do Rio Verde na etapa estadual, marcada para o mês de abril, em Cuiabá.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Participaram da conferência, autoridades, profissionais de saúde, representantes de entidades e sindicatos.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, o advogado Fábio do Nascimento, ressaltou a importância dos debates e a qualidade das propostas apresentadas e aprovadas pelos participantes da conferência.
(Foto: )
A edição deste ano teve como tema “A Saúde do Trabalhador como Direito Humano”. As discussões foram realizadas em torno dos três eixos, que tratam da política nacional de saúde, as novas relações de trabalho e a participação popular na efetivação do controle social.
Entre as propostas aprovadas, a implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), centro de referência e atendimento, ações voltadas a capacitação dos profissionais, prevenção de acidentes e saúde física e mental.
“Agradecer e parabenizar a todos que vieram contribuir, debatendo e com novas ideias. Conseguimos elaborar boas propostas, possíveis de serem colocadas em prática e que no final, vão melhorar a vida do trabalhador”, destacou o presidente.
Também foram eleitos os oito delegados e os respectivos suplentes, representantes do governo e prestadores de serviço, trabalhador e usuários, que serão responsáveis por defender as propostas do município na conferência estadual.
Lucas do Rio Verde
Mostra de Dança Estilo Livre abre inscrições em Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que as inscrições para a Mostra de Dança Estilo Livre serão abertas no dia 24 de março e seguem até 11 de abril. Os interessados podem se inscrever on-line, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez0Hlq7DvJACG39KjnpgiqvTmoH9OPj4GdJxIlkU9mOc43KQ/viewform, ou presencialmente na Secretaria de Cultura e Turismo.
O movimento cultural busca valorizar, difundir e incentivar as diversas expressões artísticas da dança no município. A Mostra acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 17h, no Lago Harri Müller.
Como se inscrever
Para a inscrição presencial, é necessário imprimir e preencher a ficha de inscrição (anexada ao edital), juntamente com o regulamento assinado e os documentos obrigatórios. A documentação deve ser entregue na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Avenida São Paulo, nº 363 E, bairro Cidade Nova. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O regulamento completo, a lista de documentos necessários e o Termo de Autorização de Uso de Imagem estão disponíveis no site da Prefeitura:https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/edital/410/regulamento_da_mostra_de_danca_2025.pdf
Inscrição solidária
A inscrição é gratuita, mas os participantes são incentivados a doar um livro novo ou usado em bom estado de conservação. As doações serão destinadas a instituições que promovem a literatura em Lucas do Rio Verde.
Quem pode participar?
Podem se inscrever escolas, empresas, academias, coletivos, associações, grupos e dançarinos profissionalizados ou não, residentes no município, a partir de 4 anos de idade.
Categorias e Modalidades
• Categoria Infantil – 4 a 11 anos
Modalidade: Grupo (4 a 15 participantes)
• Categoria Juvenil – 13 a 18 anos
Modalidades: Individual, Dupla, Trio e Grupo (4 a 15 participantes)
• Categoria Adulto – 19 a 59 anos
Modalidades: Individual, Dupla, Trio e Grupo (4 a 15 participantes)
• Categoria Sênior – 60 anos ou mais
Modalidades: Individual, Dupla, Trio e Grupo (4 a 15 participantes)
Dúvidas e informações
Para mais informações, entre em contato pelos telefones (65) 3548-2513 ou (65) 3548-2549.
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde recebe visita técnica da Secel para fortalecer o desenvolvimento cultural

Lucas do Rio Verde teve recebeu a visita técnica da comissão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), no auditório do Paço Municipal. O evento reuniu diversas autoridades locais e produtores culturais, com o objetivo de orientar, incentivar e dialogar com os profissionais, fortalecendo o desenvolvimento dessas áreas no município.
O encontro debateu temas relevantes, como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), editais do Governo de Mato Grosso, projetos em andamento, ações de incentivo à economia criativa, patrimônio histórico, convênios e obras, além de estratégias para o fortalecimento em todo o estado.
“Nossa visita aqui hoje tem um objetivo que é diminuir a distância e criarmos relacionamento, falamos aqui hoje sobre a estrutura da Secel, focamos em possibilidades para o produtor cultural, e tiramos dúvidas quanto aos editais de cultura, o nosso objetivo é criar relacionamento”, pontuou Lauro Victor Marques Gonçalves, coordenador de Gestão do Sistema Estadual de Cultura.
O evento também contou com a presença de representantes culturais das cidades vizinhas, como a diretora do Departamento de Cultura de União do Sul, Jessica Francieli Gonçalves Duarte, e Leanderson dos Santos Neres, Chefe de Cultura de Tapurah.
“Esse momento é ímpar para mim, principalmente porque atuo nesse novo desafio desde o início deste ano, e eu sei que é uma nova missão estar à frente da Cultura de União do Sul. Embora sejamos um município pequeno, acreditamos na cultura e pretendemos crescer por meio das oportunidades que temos. Vemos Lucas do Rio Verde como uma referência e esses diálogos expandem nosso conhecimento e nos trazem diálogos abertos do que podemos colocar em prática em nosso município”, destacou Jessica Francieli Gonçalves Duarte.
A secretária de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, Lucana Bauer, enalteceu a iniciativa da Caravana “Fluxo”. “Estou imensamente feliz de Lucas estar no meio dessa rota, muito pelo que nós já viemos executando no setor cultural, pelos investimentos que o município vem tendo nesse setor e a metodologia que a gente vem conduzindo o setor cultural. O resultado não poderia ser diferente, uma união de esforços para que Lucas se destaque na Economia Criativa, pensando em como eles podem crescer e ampliar os seus negócios. Estou muito feliz pela participação de todos”, afirmou.
Outro assunto debatido foi a implantação do CPF da Cultura, que representa os elementos essenciais para o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura: Conselho, Plano e Fundo. Essa estrutura é vital para garantir que as iniciativas culturais e esportivas sejam eficazes, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento cultural e social.
-
Esportes11/03/2025 - 14:39
Abertas as inscrições para a 16ª Meia Maratona das Cataratas
-
Rondonópolis12/03/2025 - 23:09
Vereador Wesley Cláudio defende gestão da política habitacional de Cláudio Ferreira
-
Famosos11/03/2025 - 08:30
Virginia Fonseca curte passeio marítimo em Angra dos Reis com a família: ‘Meus amores’
-
Rondonópolis12/03/2025 - 17:46
Região Central terá intervenção no sistema de abastecimento de água
-
Rondonópolis12/03/2025 - 19:42
Prefeitura firma Termo de Fomento com a AAVCC no valor de R$ 360 mil
-
Esportes13/03/2025 - 00:31
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca
-
Esportes13/03/2025 - 00:31
Corinthians vence Barcelona de Guayaquil, mas é eliminado da Libertadores
-
Rondonópolis12/03/2025 - 15:43
Prefeito anuncia entrega em até 150 dias de terminal de passageiros