Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Frente Parlamentar da Odontologia discute projeto para mulheres vítimas de violência

Publicado

A Frente Parlamentar da Odontologia da Assembleia Legislativa promoveu reunião na manhã desta segunda-feira (8). Entre os temas discutidos estão o projeto “Meu sorriso ninguém tira” e o piso salarial das categorias de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB). O encontro foi sediado no Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT).

Voltado para o atendimento de mulheres vítimas de violência, o projeto “Meu Sorriso ninguém tira” do CRO/MT tem como objetivo conscientizar profissionais da odontologia em formação a identificar casos de agressão. “Muitas vezes a mulher é atingida no rosto e chega ao consultório com a falta de um dente, mas por vergonha, às vezes, e não querendo denunciar o seu agressor, fala que o dente caiu, que bateu a boca no poste”, explicou a presidente do conselho, Wânia Dantas.

Além disso, por meio de parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, devem ser oferecidos serviços odontológico a mulheres vítimas de violência atendidas pela Prefeitura de Cuiabá. “Mato Grosso é campeão de feminicídio no Brasil e esse é um problema do qual a gente não se orgulha. Então, a gente busca tentar melhorar, transformar a sociedade de acordo com o que a gente tem em mãos e consegue trabalhar”, ressaltou Wânia Dantas. “Queremos partir para essa parte de devolver a função e a estética do dente, devolver o sorriso, a alegria. Apareceram colegas também para oferecer a parte de harmonização orofacial”, completou.

Veja Mais:  Mais de 400 pessoas participam de audiência pública sobre a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO)

A necessidade de aumento do piso salarial de auxiliares e técnicos em saúde bucal foi outro assunto destacado. Segundo a auxiliar Sirlene Koraleski, há municípios em que o piso é um pouco maior que um salário mínimo. “Estamos buscando, junto ao estado e aos municípios, o aumento para dois salários mínimos como piso inicial, que é o que está sendo discutido no Congresso Nacional”, afirmou. “Hoje a carreira não é atrativa por conta do salário e ainda faltam centros de formação que sejam públicos. São profissionais essenciais que trabalham juntamente com o cirurgião-dentista”, disse a presidente do CRO, Wânia Dantas.

Foto: Ronaldo Mazza

“Hoje debatemos no Conselho Regional de Odontologia sobre o piso salarial dos auxiliares e técnicos de saúde bucal, que recebem salários inadequados para a importância de seu trabalho. Além disso, discutimos um projeto especial chamado ‘Meu sorriso ninguém tira’, que visa ajudar mulheres vítimas de agressão a recuperar a autoestima. Também foi discutida a democratização do acesso à saúde bucal. Por último, discutimos a implantação do programa de harmonização orofacial para mulheres vítimas de violência”, resumiu o deputado estadual Júlio Campos (União), membro da frente parlamentar.

“Para a próxima reunião, vamos trazer propostas concretas para incluir emendas no orçamento de 2026, com recursos específicos para valorizar a odontologia em Mato Grosso”, adiantou o parlamentar.

Também fazem parte da Frente Parlamentar da Odontologia, Gilberto Cattani (PL), Valmir Moretto (Republicanos), Dilmar Dal Bosco (União) e o coordenador-geral Carlos Avallone (PSDB).

Veja Mais:  Pastores evangélicos de Rondonópolis são homenageados em sessão especial

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política MT

Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes

O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.

Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.

Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.

O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.

A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.

Veja Vídeo:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão na ALMT aprova orçamento de 2024 com 243 emendas acatadas
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis

Publicado

Foto Reprodução ChatGPT

Durante o ato de assinatura do convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Santa Casa de Rondonópolis, que prevê um aporte financeiro de quase R$ 300 milhões para a unidade hospitalar, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, destacou o trabalho do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) na articulação de recursos para o município.

Durante o evento, o prefeito rasgou elogios ao parlamentar, chamando Nininho de “deputado pé de boi”, em referência ao empenho e dedicação do deputado em buscar investimentos para a cidade.

Após a manifestação do prefeito, Nininho agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso de continuar atuando em parceria com o município.

“Obrigado pelas palavras, prefeito Cláudio Ferreira! Essa parceria por Rondonópolis é o que me motiva a buscar sempre mais recursos para a nossa cidade, como esse importante aporte de R$ 22,3 milhões mensais para a Santa Casa. Vamos continuar unindo forças entre o município e a Assembleia Legislativa. Assim, conseguimos avançar de verdade e garantir que as melhorias continuem chegando à nossa população. Contem sempre com o meu empenho e trabalho”, declarou o deputado.

O convênio firmado pelo Governo do Estado representa um dos maiores investimentos recentes destinados à saúde pública regional e busca garantir o fortalecimento financeiro e operacional da Santa Casa, referência no atendimento hospitalar para Rondonópolis e diversos municípios da região sul de Mato Grosso.

Veja Video:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Barranco defende RGA e critica governo estadual
Continue lendo

Política MT

“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Publicado


Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado.  O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.

O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.

Comentários Facebook
Veja Mais:  AL e Sefaz vão trabalhar em conjunto para aperfeiçoar a legislação tributária
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana