Rondonópolis
GASP reúne órgãos públicos e discute ações preventivas no período chuvoso
O Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) realizou uma reunião nessa quinta-feira (09) com diversas entidades e órgãos municipais e estaduais para debater ações preventivas e estratégias de resposta para situações de emergência no período chuvoso.
A reunião teve como objetivo principal a elaboração de um protocolo de ações para socorrer a população ribeirinha e conscientizar os moradores sobre os riscos associados às chuvas intensas. O encontro também abordou a utilização de recursos municipais e dos órgãos de segurança para minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
“O desejo da gestão é estar próxima da segurança pública. Queremos que a população seja o foco das discussões”, afirmou o secretário do GASP, Subtenente Guinâncio.
Além de tratar da segurança pública, os participantes discutiram problemas estruturais do município, como a falta de planejamento em drenagem urbana. O secretário de Governo, Mykaell Vitorino, destacou a necessidade de enfrentar os desafios herdados de gestões anteriores. “Esses problemas recorrentes agora recaem sobre nós, e a população vai cobrar. Temos, sim, a responsabilidade de não deixar a população sofrer, preservando principalmente a vida das pessoas e, posteriormente, seus bens”, enfatizou Vitorino.
Para agilizar a comunicação em situações de emergência, foi criado um grupo no WhatsApp com representantes de todos os órgãos envolvidos, garantindo respostas mais rápidas e integradas.
Participaram do encontro representantes da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), Energisa, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, 18º GAC, e das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente (Semma), Transporte e Trânsito, e Governo.
Rondonópolis
Setrat inicia testes para implantar a ‘onda verde’ na região central
Para dar mais fluidez ao trânsito na região central da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), deu início a testes de sincronia semafórica, com foco nas ruas Dom Pedro II e Fernando Correa da Costa. Os testes de monitoramento para a implantação da chamada ‘onda verde’ devem ser realizados até fevereiro, quando acontece o retorno das aulas e consequente aumento de veículos que trafegam pela cidade.
O secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Thales Tatí Gonçalves, explica que os testes de monitoramento serão realizados pela empresa responsável pelo sistema semafórico. Foi solicitada, conforme destaca o secretário, uma atenção maior para as ruas Fernando Correa da Costa e Dom Pedro II.
O objetivo é garantir a ‘onda verde’ desde o primeiro semáforo da Dom Pedro II no cruzamento com a avenida Dom Wunibaldo até a avenida Frei Servácio, respeitado o limite de velocidade da via que é de 40 km/h.
Igualmente, na rua Fernando Correa da Costa, a intenção é contar com a ‘onda verde’ desde o semáforo no cruzamento com a avenida Presidente Kennedy até o semáforo da avenida Dom Wunibaldo.
Com a ‘onda verde’, a Setrat pretende garantir o fluxo contínuo dos veículos e assim, dar mais fluidez ao trânsito na região central.
Rondonópolis
Prefeito conhece estrutura do transporte coletivo municipal
Com o objetivo de conhecer o funcionamento e a realidade da frota de veículos, o prefeito Cláudio Ferreira visitou na manhã desta quinta-feira (09), a Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC). Acompanhado do presidente Thales Tatí, a visita técnica possibilitou conhecer com detalhes a frota e também a estrutura da garagem e dependências do local.
Atualmente, a AMTC atende a população com cerca de 25 ônibus, dos 50 adquiridos recentemente, rodando diariamente colhendo passageiros em todas as regiões da cidade. “Apesar do sistema estar em operação, precisa melhorar muito, inclusive muitos ônibus novos estão ficando sucateados por falta de manutenção”, comentou o prefeito Cláudio Ferreira.
Durante a visita, as autoridades constataram problemas nos veículos e também na estrutura da garagem, nas áreas do lava-jato e também de abastecimento. “É importante que a população saiba que as regras são para todos, inclusive os órgãos públicos. Vamos tomar as providências necessárias para resolver os problemas, inclusive para que o meio ambiente não seja prejudicado”, afirmou o prefeito.
Rondonópolis
Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e Senar-MT abrem inscrições para assistência técnica e gerencial
Uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), abriu inscrições para um programa que oferecerá assistência técnica e gerencial (ATeG) para produtores rurais do município. Com o objetivo de disponibilizar um modelo de gestão e operação contendo todos os processos da atividade produtiva em sua propriedade de forma contínua.
O presidente do Sindicato do Rural, Lucindo Zamboni Junior, destaca a importância para o produtor rural em receber uma assistência técnica e gerencial. “As ATeG’s trazem melhorias para o setor produtivo e aumento do rendimento na propriedade. Sendo estas assistências disponibilizadas de forma gratuita para o produtor, nas áreas de olericultura, fruticultura, bovinocultura de corte e de leite”, explicou.
As assistências técnicas e gerenciais objetivam levar evolução para a operação e para o campo disponibilizando as novas tecnologias e formas de manejo para o produtor aumentar a sua produtividade e renda, com técnicos de campo credenciados das mais diversas áreas de formação. Os atendimentos são individualizados e os técnicos realizam os atendimentos nas propriedades.
Para saber mais entre em contato com o Sindicato Rural, pelos telefones (66) 3423-2990 ou (66) 99956-5283.
-
Rondonópolis02/01/2025 - 20:43
Advogado Olivar Nunes assume coordenação do Procon em Rondonópolis
-
Rondonópolis06/01/2025 - 06:49
Vereador Ibrahim Zaher vai verificar denúncias de vendas de terrenos doados pela prefeitura no Alfredo de Castro
-
Rondonópolis06/01/2025 - 07:18
PM retira invasores de área em Rondonópolis; prefeitura alerta para perda de direito à moradia
-
Cidades06/01/2025 - 07:00
Prefeito de Cuiabá concede entrevista coletiva nesta segunda-feira (06)
-
Rondonópolis03/01/2025 - 19:50
‘Covardia’ Homem mata cão do vizinho a tiros na zona rural de Rondonópolis
-
Esportes06/01/2025 - 11:53
Copinha 2025: Equipes de MT entram em campo nesta segunda e terça
-
Rondonópolis03/01/2025 - 18:27
Rondonópolis deve ganhar nova agência regional do Sicredi Integração
-
Esportes03/01/2025 - 23:38
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências