Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Governo desenvolve várias ações de combate ao sedentarismo

Publicado

Embora neste final de semana comemore-se os dias mundiais da Atividade Física (sábado, 6) e da Saúde (domingo, 7), boa parte da população continua ociosa e, consequentemente, sob o risco de contrair doenças, em especial as causadas pelo sedentarismo, como diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão.

Cuiabá, que na segunda feira, 8, completa seu tricentenário de fundação, não foge à regra. Segundo a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada em 2018, seis em cada 10 cuiabanos não praticam atividade física de intensidade moderada no tempo mínimo de 150 minutos semanais. No Brasil, a média é mais baixa, pouco mais de cinco em cada 10 habitantes.

Resultado: Cuiabá é a capital brasileira com maior percentual de adultos do sexo masculino com excesso de peso – mais de seis (65,8%) em cada 10 habitantes. A média geral só não é maior porque as mulheres não deixam. O percentual de obesidade feminino fica em 49,5%. Além disso, Cuiabá ocupa a quarta posição no ranking nacional quando se trata de obesidade, com média de 22,7% em ambos os sexos.

Valdecarlos Santos é educador físico na Sesp e diz que círculo vicioso pode ser substituído pelo virtuoso da prática de exercícios e alimentação saudável, gerando mais saúde e qualidade de vida (Foto: Myke Toscano/Secom MT)

“As doenças causadas pelo sedentarismo matam mais que a soma de todas as doenças. Hipertensão e diabetes respondem por 56% das mortes não violentas”, afirma o profissional de Educação Física da Secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp), Valdecarlos Santos, alertando que podem ser evitadas pela simples prática de exercícios ou atividades físicas.

“O sedentarismo funciona como um círculo vicioso. A pessoa em idade produtiva que não pratica nenhuma atividade física chega em sua casa cansado, se alimenta mal, não dorme bem e acorda mal. No entanto, quando se exercita, o círculo torna-se virtuoso. Isto é, tem-se um dia mais tranquilo, se alimenta melhor, dorme melhor e acorda bem, com disposição para mais um dia de trabalho”, conclui Valdecarlos Santos.

Ausência no trabalho

Para o também educador físico Max Moraes, da Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), as doenças causadas pelo sedentarismo (especialmente diabetes, hipertensão e osteomusculares) são a segunda maior causa do absenteísmo (ausência no trabalho) de servidores públicos estaduais – a primeira são as doenças mentais.

Responsável pelo projeto Vida Saudável, em execução na secretaria há cinco anos, ele explica que o seu principal fundamento é estimular o autocuidado. Mensalmente, peso, percentual de gordura e índice de massa corporal dos servidores são monitorados.

“Diversos estudos mostram que basta a implantação de uma ação de vigilância do peso, que as pessoas já começam a mudar seus hábitos, porque passam a ficar mais atentas com o próprio corpo e se cuidam mais”.

Simultaneamente ao Vida Saudável, os servidores da Seplag têm como opção o Vou Correr, uma atividade de caminhada e corrida no Parque das Águas, localizado próximo a Centro Político Administrativo. “Cada participante tem sua planilha de treino e realiza a atividade de acordo com o seu nível de condicionamento físico. Nada de ir além da sua capacidade no momento em que estiver se exercitando”.

Veja Mais:  Comarca de Chapada dos Guimarães promove Círculo de Paz com policiais militares

Outra atividade desenvolvida na secretaria é o Treinamento Funcional, voltado para melhorar os movimentos diários da pessoa, fortalecendo sua musculatura e protegendo-a das lesões do trabalho. “São atividades do dia a dia, como agachar, saltar, correr, empurrar e puxar. Feito com metodologia e de forma seriada”, conclui.

Caminhas, ginástica laboral e treinamento funcional

Daniel Araújo é coordenador de Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida, da Secretaria de Fazenda (Foto: Myke Toscano) 

Caminhadas, treinamento funcional e ginástica laboral também fazem parte do cotidiano dos servidores da Secretaria de Estado de Fazenda. Segundo Daniel Araújo, coordenador de Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida da Sefaz, as caminhadas são feitas no Parque das Águas. Embora estimuladas, são de iniciativa dos próprios servidores, que se organizaram espontaneamente e reúnem principalmente os lotados na superintendência de Gestão de Pessoas.

O treinamento funcional ainda é novidade. Foi lançado no final de março e é feito nas próprias dependências da secretaria, aproveitando escadas e pátios, sempre entre 17h15 e 18horas, permitindo que o servidor se exercite e, ao mesmo tempo, fuja do horário de pico do trânsito cuiabano. Aos interessados em participar, as inscrições estão abertas.    

Já a ginástica laboral, feita diariamente à tarde, por 20 minutos, durante o horário de expediente, é bem mais antiga. É realizada desde 2005, quando foi criada a unidade de Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida.

Coordenada por um profissional de educação física, tem como proposta combater doenças como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

Também está aberta a todos os servidores da Sefaz e, aos interessados, basta comparecer ao local e horário marcados previamente. Segunda, quarta e sexta, na Escola Fazendária, enquanto terça e quinta, na Superintendência de Gestão de Pessoas.

Outras duas atividades voltadas à qualidade de vida do servidor da Sefaz são a Campanha de Monitoramento da Saúde e o Gerenciamento Ergométrico. A primeira é anual e atinge todos os servidores e colaboradores. Tem como meta investigar as condições de saúde para prevenir, especialmente diabetes e hipertensão.

Já o gerenciamento ergométrico avalia a postura do servidor e sua relação com os seus objetos de trabalho. Ensina regulagem da cadeia, a posição correta do monitor (tela) e teclado do computador, para alinhar braço, perna, pescoço e coluna vertebral.

“Além disso, há um trabalho de orientação e conscientização sobre a necessidade de uma postura correta para evitar dores musculares, de cabeça e atrofia dos músculos, entre outras consequências maléficas”, explicou Daniel Araújo.

Projeto Acolhida e terapias integrativas

Na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além da ginástica laboral e do treinamento funcional, há ainda uma academia (aberta aos servidores e às escolas), localizada no estacionamento da sede, em Cuiabá, com espaço para a prática de step (exercício aeróbico com uso de degrau) e pilates.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência

Segundo Zilda Alves da Silva, coordenadora do Núcleo de Saúde e Segurança, e a profissional de Educação Física, Vanessa Gonçalves Lopes, são oferecidas ainda quick massage, terapias integrativas (reiki, auriculoterapia e florais) e atividades musicais, como canto o coral.

“Temos também uma professora de Educação Artística, que trabalha a saúde vocal, fundamental para o professor atuante na sala de aula, além de vivências com violão, flauta doce e teclado, normalmente realizadas durante o horário de almoço, já que a maioria dos servidores permanecem na Seduc neste período”, explicou Zilda Alves.

Segundo ela, a secretaria desenvolve ainda o pioneiro e multidisciplinar Projeto Acolhida, que futuramente será levado às escolas. A proposta é melhorar o ambiente organizacional, valorizando o servidor.

É feito um diagnóstico dos setores e, para os mais vulneráveis, é feito um cronograma de atendimento. E uma equipe prepara um momento de relaxamento, com música, atividades físicas, quick massage e outras atividades lúdicas. A ação é realizada às segundas-feiras (exceto quando feriado), para que o servidor já comece a semana mais agradável.   

“É importante que ele saiba que estamos preocupados com sua saúde, pois sabemos que o custo de um professor é bem superior do que evitar que ele adoeça, pois quando ele deixa a sala de aula por licença-saúde e entra em readaptação, precisa ser substituído, gerando um contrato temporário. Por isso, todas essas ações preventivas”.     

Feira sustentável e alimentação saudável

Rodrigo Carvalho é nutricionista na SES e desenvolve trabalho voltado para conscientização em relação à alimentação saudável (Foto: Marcos Vergueiro/Secom MT)

Na Secretaria de Estado de Saúde (SES), a preocupação é com uma alimentação saudável. Todas as quintas-feiras, entre 16 e 18 horas, o pátio interno é tomado por expositores da Feira Sustentável, onde é possível adquirir produtos orgânicos.

Segundo seu organizador, o nutricionista e servidor da SES, Rodrigo Carvalho, a ideia surgiu em outubro de 2017, durante as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, quando se pensou em criar um espaço para que seus colegas de secretaria tivessem acesso a alimentos de qualidade. Nesse período, era feito um trabalho, em parceria com estagiários de Nutrição Social da UFMT, de orientação sobre práticas alimentares adequadas e benéficas.

“A proposta vingou e, em maio do ano passado, a Feira se tornou permanente e segue os preceitos definidos pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, cujo principal objetivo é promover a saúde, por meio de um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação”, explica.

Segundo ele, para expor na feira, é preciso ser agricultor familiar e produzir em Mato Grosso. Atualmente, são 13 expositores, dos quais 10 são exclusivos para alimentos. Há, ainda, uma ala chamada de Saúde Sustentável, com exposição (e venda) de materiais reciclados, como ecobags e cosméticos veganos. “Tem ainda o pessoal da João de Barros, com seus terrários de vidros reciclados. Eles estão numa parceria conosco para futuras oficinas sobre hortas domésticas”, diz Rodrigo Carvalho.

“Mas”, continua, “o principal objetivo é que esta fosse uma feira de saúde. Por isso, estamos com algumas atividades das chamadas PICS (Práticas Integrativas Complementares de Saúde), com auriculoterapia e reiki. Creio que, desta forma, a gente sai da teoria e traz para a SES um espaço saudável para os seus servidores. Além disso, faz com que eles saiam um pouquinho de suas salas, respire um pouco de ar ouro e compartilhe com os expositores seus produtos saudáveis”.

Veja Mais:  Justiça determina que Prefeitura pare de "criar obstáculos" contra obras do BRT em Cuiabá

Lazer como prevenção a doenças

Allan Kardec, secretário de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), explica que combater o sedestarismo é prioridade de governo (Foto: Myke Toscano) 

Apesar de suas altas temperaturas, Cuiabá conta com vários espaços arborizados para a prática de atividades físicas, especialmente caminhadas, espalhados pelos bairros.

Na região do Distrito do Coxipó, por exemplo, além do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), há o Horto Florestal Tote Garcia e o Parque Zé Bolo Flô, com, respectivamente, 15 e 66  hectares, compostos predominantemente por árvores nativas.

No Jardim Itália, próximo aos residenciais Alphaville Cuiabá II e II, está localizado o parque Tia Nair, em cuja área de 20 hectares é possível tanto a prática de exercícios físicos como lazer, com seus pedalinhos, parque infantil e tirolesa. Fica aberto à noite.  

Na Avenida Miguel Sutil, o Mãe Bonifácia, com 77 hectares de vegetação típica do cerrado e cortado por dois córregos, é o mais completo, oferecendo cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica.  

Na avenida do CPA, próximo à Morada do Ouro, a opção é o Parque Massairo Okamura. Com 54 hectares, além de trilhas para caminhadas, é uma área de proteção ambiental, abrigando em seus limites nascentes da cabeceira do Córrego do Barbados.

E próximo ao Centro Político Administrativo, localizado na Lagoa Paiaguás, está o Parque das Águas. Com 27 hectares, é uma simbiose de espaço para atividades físicas e ponto turístico, com 1.500 metros de pista para caminhadas, 1.600 metros de ciclovia e o espetáculo Show das Águas, que combina música, iluminação em led e jatos de águia lançados a 60 metros de altura. Fica aberto 24 horas.

Por fim, o espaço externo da Arena Pantanal, aberto à população, com espaço para caminhadas, patins, skates e bicicletas.  

“São grande academias a céu aberto”, diz o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Allan Kardec, bacharel em Educação Física e professor licenciado. Ele diz que sua principal meta na atual gestão é fazer com que a Coordenadoria de Lazer e Qualidade de Vida, implantada recentemente e formada por educadores físicos e outros profissionais, auxilie os frequentadores destes locais na prática de atividades físicas.

“Nossa proposta é fazer disso uma política pública. Tratar o lazer como ele deve ser tratado, não apenas como momento de recreação, mas também de prevenção à saúde. Sabemos que as doenças degenerativas são consequências do sedentarismo e, atualmente, todos os médicos colocam a atividade física como uma das soluções clínicas para o seu tratamento. Por isso, estamos trabalhando nesta direção”, conclui.   

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Comarca de Chapada dos Guimarães promove Círculo de Paz com policiais militares

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Comarca de Chapada dos Guimarães promove Círculo de Paz com policiais militares

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana