Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Gustavo Oliveira é eleito presidente do Sistema Fiemt

Publicado

Com 24 votos a favor, dentre os 32 válidos, o empresário Gustavo Pinto Coelho de Oliveira foi eleito presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). A apuração dos votos ocorreu nesta segunda-feira, (13/08) na sede do Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região (TRT 23), em Cuiabá. O empresário encabeçou a Chapa 1 – “União Pela Indústria”.

A apuração foi realizada 10 dias após a votação, por determinação do desembargador Edson Bueno, após os desdobramentos de uma série de ações ajuizadas pela Chapa 2, na tentativa de suspender o processo eleitoral. A Fiemt defendeu, nessas ações, a lisura do processo conduzido pelas comissões Eleitoral e Recursal, por entender que, desde o início, os trabalhos foram marcados pelos princípios de legalidade, democracia, imparcialidade e transparência.

A eleição do Sistema Fiemt teve duas chapas inscritas e homologadas. A Chapa 2, “Fiemt Renovada e Independente”, obteve 8 votos. Votaram os delegados representantes de 33 sindicatos empresariais da Indústria de Mato Grosso, com um voto em branco.

Em obediência ao Estatuto Social e Regulamento Eleitoral da instituição, a chapa eleita toma posse em 27 de novembro e fica à frente do Sistema Fiemt por quatro anos, sem possibilidade de reeleição do presidente.

Gustavo Oliveira celebra o resultado e destaca que prevaleceu a vontade do Conselho de Representantes do Sistema Fiemt. “O Conselho de Representantes é o nosso órgão máximo e o real responsável pelas decisões tomadas na instituição. Tivemos um processo eleitoral transparente, imparcial e democrático, que permitiu a livre escolha pelos representantes dos sindicatos que formam esta casa”, enfatizou.

Veja Mais:  Curvelândia cumpre determinações do TCE quanto à gestão da merenda escolar

O empresário de 44 anos é sócio-proprietário da Britaguia e atua há mais de 20 no setor industrial. Faz parte da diretoria da Fiemt desde 2006 e, em 2015, passou a ocupar o cargo de primeiro vice-presidente.

Gustavo destaca o compromisso de trabalhar em prol do setor industrial do estado. “Nós alcançamos conquistas muito importantes para o setor industrial nos últimos anos e agora estamos iniciando um novo processo, pois surgem novos desafios, diante do momento econômico e politico tão delicado no país”, comenta. “Mato Grosso precisa de uma nova matriz econômica, com mais investimentos privados, mais inovação, profissionais mais qualificados – afinal, somos poucos habitantes, precisamos ser imensamente produtivos – e um modelo de industrialização sintonizado com o momento econômico mundial”.

Ele considera um erro tentar repetir o modelo de desenvolvimento industrial que frutificou no sul e sudeste do país, nas décadas de 1980 e 1990. “A indústria brasileira tem hoje defasagens tecnológicas e competitivas que a impedem de ser um player global em diversas áreas. Mato Grosso deve desenhar um novo modelo de desenvolvimento que respeite suas vocações, mas traga para cá o que há de mais moderno no panorama econômico mundial, investindo principalmente nos setores que têm projeção acentuada de crescimento de demanda para os próximos anos, tais como biocombustíveis, energia, alimentos, etc”.

Veja Mais:  Beto Dois a Um pretende ampliar projetos voltados ao esporte educacional em Mato Grosso

O atual presidente, Jandir Milan, passará a fazer parte do Conselho Fiscal da entidade, a partir de 27 de novembro, além de se tornar conselheiro emérito do Sistema Fiemt, assim como os demais ex-presidentes. Ele também representa a FIemt como delegado junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Milan destaca a experiência adquirida por Gustavo nos últimos anos, como membro da diretoria da Fiemt e, mais recentemente, também da diretoria da CNI.

“Estamos orgulhosos por entregar o comando da Fiemt a um jovem tão competente e comprometido com o setor, que tem uma carreira sólida e precoce na indústria de Mato Grosso, além de amplo conhecimento e capacidade de articulação. A nova diretoria é muito equilibrada, com muitos empresários experientes e diversos jovens, uma composição que será muito positiva para que a Fiemt cumpra sua missão de estimular a industrialização de Mato Grosso”, afirma Milan.

Confira a composição da nova diretoria:

Diretoria | Efetivos

Presidente: Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

Vice-Presidente: Rafael José Mason

Vice-Presidente: João Carlos Baldasso

Vice-Presidente: Silvio Cezar Pereira Rangel

Vice-Presidente: Sergio Ricardo Silva Antunes

Vice-Presidente: Carlos Avalone Junior

Vice-Presidente: Claudio Cleber Ottaiano

Vice-Presidente: Ailton Ferreira da Silva

Vice-Presidente: Antonio Bornelli Filho

Vice-Presidente: Wilmar José Franzner

Vice-Presidente: Jaldes Langer

Vice-Presidente: Edgar Teodoro Borges

Vice-Presidente: Franck Rogieri de Souza Almeida

1º Diretor Secretário: Rodrigo Prosdócimo Pancera Guerra

2º Diretor Secretário: Elias Correa Pedrozo

3º Diretor Secretário: James Claudio Parreira Duarte

1º Diretor Financeiro: Jose Alexandre Schutze

Veja Mais:  Stand-up promete descontração e aprendizado na aula inaugural do Pré-Enem Digital

2º Diretor Financeiro: Ulana Maria Bruehmüeller Borges

3º Diretor Financeiro: Antonio Silva Toledo Pizza

Diretor: Geraldo Bento

Diretor: Lidio Moreira dos Santos

Diretor: Sigfrid Kirsch

Diretor: Helmut Hollatz

Diretor: Moacyr da Silva Barbosa Neto

Diretor: Lazaro Modesto de Morais

Diretor: Julio Cesar de Almeida Brás

Diretor: Jose Eduardo Pinto

Diretor: Cleverson Cabral

Diretor: Claudio Henrique Maluf Vilela

 

Diretoria | Suplentes

Celso Paulo Banazeski

Moacir José Damiani

Wagner Gasbarro do Nascimento

Carlos Roberto Terramocha

Hélio Arlindo Correa

Heloizo Motta Ramos

Flavio Salino Moreira

Gleisson Omar Tagliari

Willian Pimenta Vinald

Mauro Cabral Moraes

Gilmar Francisco Milan

Lucas Corrente Luz

Claudinei Melo Freitas

Mirna Contini Fontana

Marcelo Brandão de Oliveira

Kassiano José Ried

Luiz Gonzaga Ferreira Pinto

Wellington Nunes dos Santos

David Ferreira de Carvalho

Fernando Ulisses Pagliari

Erminio Brendler

Ayres dos Santos Neto

Luiz Carlos Richter Fernandes

Leonardo Guimaraes Rodrigues

Julio Hirochi Yamamoto Filho

Anildo Lima Barros

Siderlei Luiz Mason

Tiago Teixeira Machado

Vagno Vieira Dutra

 

Conselho Fiscal | Efetivos

Ivo Fernandes Mendonça

Fausto Massao Koga

Jandir José Milan

 

Conselho Fiscal | Suplentes

Ronaldo Gomes Azambuja

Eustáquio Machado Miranda

Adilson Valera Ruiz

 

Delegados Representantes Junto à CNI | Efetivos

Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

Jandir José Milan

 

Delegados Representantes Junto à CNI | Suplentes

Silvio Cezar Pereira Rangel

Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo de MT dá início a planejamento e institui grupos técnicos para melhorar ações de combate aos incêndios

Publicado

O Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (22.1), ao planejamento de ações de prevenção e combate aos incêndios florestais com a primeira reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo. Durante a reunião, realizada na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Comitê instituiu a criação de quatro câmaras técnicas para melhorar as ações de combate ao fogo em Mato Grosso.

“Estes comitês ficam responsáveis pela criação de procedimentos, planos e normas para que as ações de prevenção e combate aos incêndios sejam ainda mais eficientes. Os comitês serão formados por especialistas na área, que estão divididas entre os pilares fundamentais de combate ao fogo: prevenção, preparação, resposta e responsabilização”, explica o secretário executivo da Sema e presidente do Comitê, Alex Marega.

Além destas, já existe a câmara técnica de queima prescrita, responsável pela criação de normas e definição de técnicas para a realização da ação preventiva. A resolução que regulamenta as quatro novas câmaras será publicada pela Sema nos próximos dias.

As novas câmaras foram definidas durante a primeira reunião do Comitê em 2025, que foi antecipada para janeiro. Em 2024, o primeiro encontro foi realizado em março. A antecipação do encontro visa dar início a todos os trabalhos necessários para que as ações de prevenção e combate de incêndios florestais sejam executadas com mais eficiência.

Veja Mais:  Infrator tem trator apreendido pela Sema-MT após tentar esconder máquina da fiscalização ambiental

“Em 2024, tivemos um cenário climático crítico, com poucas chuvas e uma seca severa, mas devido ao trabalho integrado do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos estaduais e federais conseguimos diminuir o impacto das chamas. Começamos mais cedo os trabalhos do Comitê neste ano para desenvolver as melhores ações e estratégias contra o fogo”, explica o presidente do Comitê.

“Antecipar esta reunião significa a definição antecipada de estratégias e ações que serão fundamentais durante o período proibitivo do uso do fogo. A partir de agora, todos os órgãos participantes se unem para garantir que os impactos dos incêndios florestais sejam menores, uma vez que nos últimos anos temos enfrentado cenários climáticos desafiadores”, disse o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Heitor Fernandes da Luz.

Participaram da reunião as Secretarias de Estado de Segurança Pública, Infraestrutura e Logística, Saúde e Educação; Ministério Público de Mato Grosso; Defesa Civil Estadual; Polícia Civil; Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Batalhão Ambiental da Polícia Militar; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); Federação da Agricultura do estado de Mato Grosso (Famato); e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Fonte: Governo MT – MT

Veja Mais:  Seciteci abre processo seletivo para contratação de professores para ensino profissional e tecnológico

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo monitora 36 municípios devido às chuvas nesta quinta-feira (23)

Publicado

O Governo de Mato Grosso monitora 36 municípios, , nesta quinta-feira (23.1), em razão das chuvas intensas que atingiram o Estado na última semana.

Os municípios são classificados com status de atenção pela Defesa Civil do Estado, por terem sido atingidos pelas chuvas nos últimos dias e terem sofrido inundações em vias públicas, imóveis ou terem pontes e estradas danificadas, mas não estão com alagamentos ou registros de emergência neste momento.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas em Mato Grosso desde o início de janeiro foi de 219 milímetros.

Ajuda

Para atender os municípios em situação de emergência, o Governo já entregou:

  • 250 cestas de alimentos, 250 cobertores, 250 kits de higiene e limpeza, 102 colchões, 102 travesseiros e 90 kits dormitório para as famílias de Cuiabá;

  • 130 cestas de alimentos, 130 kits de higiene e limpeza, 130 filtros de água, 130 cobertores, 100 colchões, 100 kits dormitório (travesseiro, lençol, fronha), 80 caixas d’água, rolos de lona e 1 tonelada de roupas para Rio Branco;

  • 20 cestas de alimentos, 20 kits de limpeza e higiene, 20 filtros de água, 20 cobertores, 20 colchões, 20 kit dormitório, 20 caixas d’água, 2 rolos de lonas e meia tonelada de roupas para Salto do Céu;

  • 80 cestas de alimentos, 80 kits de higiene e limpeza e 80 filtros de água para Alto Paraguai.

  • 400 cestas de alimentos, 400 kits de higiene e limpeza, 200 filtros de água e 100 cobertores para Confresa.

Veja Mais:  Stand-up promete descontração e aprendizado na aula inaugural do Pré-Enem Digital

Monitoramento

Até o momento, 26 municípios declararam situação de emergência por conta das chuvas, sendo eles: Rio Branco, Salto do Céu, Paranatinga, Cuiabá, Nova Nazaré, Alto Paraguai, Luciara, Chapada dos Guimarães, Água Boa, Arenápolis, Itaúba, Nova Brasilândia, Vila Rica, Confresa, Rondolândia, Cocalinho, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Canarana, Porto Estrela, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Bom Jesus do Araguaia e Lambari D’Oeste.

Até o momento, apenas os municípios de Rio Branco, Salto do Céu, Alto Paraguai, Paranatinga, Confresa, Cuiabá e Nova Nazaré solicitaram homologação estadual.

O Governo ainda monitora os municípios de Nobres, Santa Terezinha, Rondonópolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Lucas do Rio Verde.

A Defesa Civil segue prestando apoio com levantamento de danos, elaboração de decretos e emitindo alertas para essas regiões.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Abertas as inscrições para seleção de elenco do primeiro longa-metragem de ficção do Vale do Araguaia

Publicado

Estão abertas as inscrições para seleção de elenco do filme “O Menino Que Carregava Água na Peneira” para artistas de Mato Grosso. Financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a obra é o primeiro longa-metragem de ficção do Vale do Araguaia.

Os interessados devem se inscrever até dia 30 de janeiro por meio de formulário (clique aqui para acessar) e também enviar dois vídeos, sendo um deles interpretando o personagem escolhido, e outro cantando uma música de sua preferência, já que o longa se trata de um musical.

Livremente inspirado em poemas de Manoel de Barros, a produção conta a história de um menino sem nome que vive na zona rural de uma região entre o sertão e o cerrado. Com uma imaginação muito fértil, ele sonha em ser escritor, mas sabendo que precisa de um nome. Ele inicia, então, uma jornada em busca de sua identidade. Nesse caminho, ele irá encontrar grandes personagens da cultura popular, fazendo novos amigos.

Integrando a trilogia Alice dos Anjos, o filme promove um intercâmbio audiovisual inédito com duas produções baianas: a premiada obra homônima “Alice dos Anjos”, e a sequência “Alice Lembra”. Produzido pelo Araguaia Produções, o filme tem o cineasta Daniel Leite Almeida como diretor e roteirista.

Veja Mais:  Curvelândia cumpre determinações do TCE quanto à gestão da merenda escolar

Podem se candidatar à seleção atores residentes em Mato Grosso, em especial no Vale do Araguaia, que terão prioridade. As inscrições também estão abertas a profissionais do sudoeste baiano.

As gravações irão ocorrer em duas etapas, uma na Bahia e outra no Mato Grosso.

Seleção para filme O Menino Que Carregava Água na Peneira
Data
: Até dia 30 de janeiro
Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2NQlIqnajINfL5YQiWEiAHHuXz2eyIaby-r8GEFDguZ3bbQ/viewform

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana