Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Hospital Regional de Peixoto de Azevedo recebe visita técnica da Comissão de Saúde da ALMT

Publicado

Foto: NAJYLLA NUNES

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou visita técnica ao Hospital Regional de Peixoto de Azevedo nesta sexta-feira (11) e constatou que a unidade hospitalar está em reforma. Participaram da visita os deputados estaduais Paulo Araújo (PP), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Carlos Avallone (PSDB), acompanhados de equipe técnica da Comissão de Saúde, da diretora da unidade, Veroni Pansera, e do secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo, afirmou que esta é a décima terceira unidade visitada. “Com esta visita no regional de Peixoto [hospital] iremos fechar todos os relatórios técnicos com o objetivo de ajudar e propor alternativas junto à administração estadual. Além disso, agora todo o trabalho político da Comissão de Saúde da Assembleia será focado na Lei Orçamentária Anual (LOA), a fim de contribuir de forma propositiva para o sistema público de saúde de Mato Grosso”, disse.

O Hospital Regional de Peixoto de Azevedo possui 69 leitos, tendo três de isolamento, seis de observação clínica e duas de estabilização, e apresenta estrutura física em reforma. A unidade foi inaugurada em meados de 1997, mas somente no início da gestão do antigo governo, precisamente em julho de 2015, o então governador Pedro Taques, através da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), decidiu auxiliar no custeio e equipamentos para que a Unidade Hospitalar passasse à condição de “Regional”, no modelo de gestão compartilhada entre SES-MT, bem como as Secretarias Municipais de Saúde através do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Peixoto.

Veja Mais:  Assembleia Social promove oficinas em diferentes bairros de Cuiabá

Para a conclusão das obras de reforma, a unidade aguarda a entrega de novos equipamentos e materiais. Diante deste cenário, a diretora do Hospital, Veroni Pansera, afirmou que a visita da Comissão de Saúde da Assembleia é extremamente necessária.

“É relevante a visita técnica da Comissão de Saúde, porque entendemos que quando vem uma comissão de deputados até o nosso Hospital será feito um trabalho no sentido de nos auxiliar a oferecer uma saúde pública de qualidade. Além disso, solicitamos à Comissão de Saúde que nos auxilie quanto ao pedido de revisão de repasse do Governo, já que aumentamos consideravelmente os atendimentos e serviços em nossa unidade”, declarou.

Veroni Pansera informou ainda que, de janeiro a agosto de 2019, a unidade hospitalar registrou um total de 15.079 atendimentos de urgência e emergência, 12.771 consultas médicas, 10.011 procedimentos ambulatoriais e 910 cirurgias eletivas.

A execução da reforma e ampliação do prédio do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo foi iniciada em fevereiro de 2018. Contudo, a obra está paralisada há cerca de cinco meses, com previsão de reinício no dia 15 de outubro. A obra está orçada em aproximadamente R$ 8,5 milhões e deve ser concluída no próximo ano. Conforme a diretora da unidade, com a ampliação e reforma do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, alguns pacientes estão sendo encaminhados para receber atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Veja Mais:  Procuradoria da Mulher da ALMT recebe vereadoras que articulam criação de núcleo na Câmara de Cuiabá

O secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da participação dos deputados e o empenho do governo do estado em promover melhorias na área da saúde.  “É importante essa participação conjunta da Assembleia com a Secretaria de Saúde para que possamos efetivamente fazer um bom diagnóstico e que os deputados possam vislumbrar onde podemos fazer os investimentos. É um conjunto de iniciativas promissoras em que a Assembleia e o Governo do Estado estão caminhando juntos para melhorar a saúde em Mato Grosso”, disse.

Entre as ações desenvolvidas pelo Executivo, Gilberto Figueiredo destacou a implantação de um programa de modernização dos hospitais. “Nossa equipe está desde o primeiro dia de gestão debruçada no planejamento da melhoria de infraestrutura e na aquisição de equipamentos, porque esse primeiro ano é um ano difícil. O Governo do Estado herdou uma dívida imensa e não foi diferente na saúde, mas estamos focando no planejamento estratégico, assegurando a adimplência do repasse aos municípios e esperamos que no próximo ano tenhamos condições de investir bastante para melhorar a saúde”, acrescentou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco, reforçou o compromisso do Executivo com a Saúde. “O Estado está melhorando cada dia mais o atendimento à sociedade. Nós tínhamos muitos débitos com os hospitais regionais que não eram repassados e hoje está colocando tudo em dia, está pagando mês a mês corretamente, desde que os hospitais regionais prestem contas ao governo do estado. Estamos melhorando a saúde”.

Veja Mais:  Consciência Negra: perto de completar 20 anos, lei que criou feriado estadual nasceu do diálogo entre sociedade e ALMT

Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Peixoto – Cinco municípios compõem o consórcio. São eles: Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte, totalizando pouco mais de 100 mil habitantes. A unidade ainda tem uma demanda de atendimentos de 47 aldeias indígenas e muitos pacientes do sul do estado do Pará.

O deputado Carlos Avalone destacou a importância das visitas in loco e de ouvir a população e os representantes dos municípios. “Aqui nós temos um consórcio que tem sofrido bastante com os problemas da saúde em todo o estado. A melhora nesse governo tem sido grande e agora o governo já liberou recursos para terminar o hospital, que já estava parado há algum tempo. É importante ouvir os prefeitos e administradores, principalmente agora que a LOA está chegando lá na Assembleia. Nós vamos preparar o orçamento para o ano que vem e temos que ter um investimento grande na área da saúde, principalmente para que as pessoas sejam melhor atendidas”.

Visitas técnicas – O Hospital Regional de Peixoto de Azevedo foi a décima terceira unidade de saúde a receber a visita da Comissão de Saúde. Também já foram vistoriadas as unidades hospitalares dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Deputado propõe votação do Cota Zero para 2020
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Procuradoria da Mulher da ALMT recebe vereadoras que articulam criação de núcleo na Câmara de Cuiabá

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Audiência pública discutiu metas físicas de secretarias e autarquia de Mato Grosso

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana