Policial
“Iniciar a carreira em uma das polícias mais bem equipadas do país é um orgulho e grande responsabilidade”, afirma novo soldado da PMMT

“É um sentimento de orgulho e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade iniciar a carreira militar em uma das polícias mais bem equipadas do país. Isso reforça o compromisso de atuar com profissionalismo, preparo técnico, honrando a farda e a confiança que a sociedade deposita na PM de Mato Grosso”, afirmou o soldado Alef Ribeiro.
Alef veio do Estado de Rondônia para ser integrante da corporação militar mato-grossense e é um dos 204 novos policiais formados no 33º Curso de Formação de Soldados, que desde 12 de dezembro de 2025 passaram a integrar o quadro de praças da PMMT, reforçando e fortalecendo o combate à criminalidade em todo o Estado de Mato Grosso.
O soldado contou que a inspiração para ingressar na polícia veio de dentro de casa, onde seu pai e seu irmão são policiais civis de Rondônia, e que conheceu, do Estado vizinho, o trabalho da PMMT.
“Conheci a Polícia Militar de Mato Grosso por meio do trabalho que ela desenvolve diariamente nas ruas, bem como pelas ações ostensivas e preventivas que sempre estiveram presentes no meu cotidiano, como uma instituição séria, organizada e fundamental para a segurança da população”, conta.
Soldado Alef ao lado de seu irmão e pai, que são policiais civis (Crédito: Arquivo pessoal)
Ele destaca ainda que, durante o curso de formação, pode conhecer de perto os valores da instituição, que completou 190 anos em 2025, e a seriedade do trabalho e os investimentos que a corporação recebeu do Governo do Estado.
“Levo como principais aprendizados o controle emocional, o espírito de equipe, a resiliência e o respeito às normas, valores que levarei tanto para a carreira quanto para a vida pessoal. Durante o curso de formação, foi possível conhecer e ter contato com armamentos, equipamentos e tecnologias modernas, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da segurança pública. Esses investimentos proporcionam melhores condições de trabalho ao policial e refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”, exclamou.
Os 204 novos soldados da PM fazem parte da lista de aprovados do Concurso da Segurança Pública, realizado em 2022, e foram chamados em 2025 para reforço do efetivo, como uma das metas do Programa Tolerância Zero, e iniciaram a formação em abril deste ano, na sede da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap-PMMT), em Cuiabá.
Após a conclusão do 33º Curso de Formação de Soldados, os formandos foram distribuídos de maneiras equivalentes em todos os 15 Comandos Regionais e no Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Mato Grosso, em sua maioria no interior do Estado.
A soldado Yasmin Lara Magalhães França, que também se formou no 33º CFSD, afirma que sempre teve o sonho de ser uma policial militar e que tornou isso possível com a influência de familiares.
“Tinha o sonho de ser PM, mas acredito que o que mais influenciou foi a convivência de familiares e amigos. Sempre admirei o trabalho da gloriosa, de servir e proteger e acredito ser a profissão mais honrosa que uma pessoa possa ter. Ser policial vai além de sonho, tem que ter vocação e, no curso, aprendi muito mais sobre o que é trabalhar em conjunto, cuidar do seu parceiro e a disciplina que nos é passada durante o curso transforma nossa vida tanto profissional quanto pessoal”, pontua a soldado.
A soldado também compartilha e destaca o sentimento de orgulho e honra de vestir a farda da Polícia Militar e atuar na segurança pública. “Me sinto muito honrada e com orgulho em pertencer a PMMT, pois temos os melhores equipamentos e servidores que não medem esforços para fazer acontecer. A PM está de parabéns, os investimentos são enormes e a tendência é só melhorar, pois trabalhamos com equipamentos modernos e de altíssima qualidade, graças ao trabalho de toda equipe envolvida nos estudos técnicos e afins”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, enfatiza que a paixão dos novos policiais ao trabalho é primordial para o bom desempenho das funções dentro da PM. “É muito gratificante poder contar com novos policiais que entram apaixonados pela profissão e que estão dispostos a servir e proteger os cidadãos mesmo com o risco da própria vida, pois o trabalho da Polícia Militar é, acima de tudo, um ato de coragem”.
O coronel Fernando destaca ainda que os investimentos do Governo do Estado e a valorização profissional na instituição tornam mais atraentes o sonho de ser policial militar em Mato Grosso.
“Mas também sabemos que esses novos soldados, assim como toda a corporação, contam com um respaldo imenso do Governo do Estado que nos proporcionou mais de R$ 237 milhões em investimentos mais que excelentes em armamentos, tecnologias e infraestrutura para que o trabalho seja exercido da melhor forma possível, protegendo toda nossa população e dando tolerância zero ao crime em nosso Estado”, finaliza o comandante-geral.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Vendas de camarotes e bangalôs para a Semana do Cavalo e o Rodeio É o Bicho começam nesta quinta-feira
O acesso a pista e arquibancada será gratuito mediante a doação voluntária de alimentos

A organização da Semana do Cavalo-edição Rondonópolis e Rodeio É o Bicho iniciam, nesta quinta-feira (16/04), a comercialização de camarotes e bangalôs para a edição deste ano, entre os dias 03 e 06 de junho, no parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. O evento, que promete movimentar a região com uma grade de shows diversificada e infraestrutura proporcionando uma imersão no mundo do cavalo.
Nos dias de evento, logo após as provas equestres e a disputa por equipes do rodeio em touros, atrações musicais manterão a adrenalina e emoção nas alturas. No dia 03 de junho, apresentações em dose dupla, primeiro o grupo feminino sensação da internet Resenha da Muierada, formado por Julia Rafaela, Julya & Maryana e Kamila e Kavic, vem conquistando números expressivos nas redes sociais e se consolidando como um dos movimentos femininos mais comentados da música popular nos últimos meses. Na sequência, o cantor mato-grossense Jero Neto fecha a 1ª noite da Semana do Cavalo Rondonópolis, com muita música regional e rasqueado.
Para o dia 05 de junho, a dupla Léo e Raphael promete balançar a arena João Potero, com sucessos como “Os Menino da Pecuária” e “Cê Gosta” que conquistam todo o país. Fechando o último dia de evento, no dia 06 de junho, outra noite com shows em dose dupla, com o cantor Loubet, com os seus novos hit’s “Tudo Acaba em Pinga” e “Firme Na Farra”, além de músicas de grande sucesso “O Que Acontece Na Roça, Fica Na Roça” e “Muié, Chapéu e Butina”. Depois a banda Novo Som, promete colocar toda a arena para dançar lambadão e rasqueado cuiabano.
Os interessados em garantir os espaços vip ‘s poderão acessar as vendas a partir desta quinta, assegurando visão privilegiada do palco e maior conforto durante as montarias e apresentações musicais. Para não perder nenhuma informação, acompanhe as redes sociais da Semana do Cavalo e Rodeio É o Bicho.
O objetivo também da Semana do Cavalo e Rodeio É o Bicho é solidário, com toda a arrecadação de alimentos nos quatro dias de eventos que serão revertidos às instituições filantrópicas e de assistência da cidade.
Os pontos de vendas são: Bangalôs (Cristiano 66 98111 3040 / Fabiano (66) 99986-8018 / Elga (65) 99914 8197. Pontos fixos Rancho Country, Bandeirantes Calçados, Casa Jardim e TXC Rondonópolis. Venda online no site Q2ingressos.
Policial
Polícia investiga ameaça de massacre em escola cívico-militar em Rondonópolis

Imagem ilustratva criada por IA
Uma adolescente de 13 anos foi identificada como responsável por ameaças direcionadas a escola cívico-militar Professora Eunice Souza dos Santos em Rondonópolis na tarde desta quinta-feira (9). O caso foi descoberto após levantamento realizado pela Agência Local de Inteligência (ALI), que tomou conhecimento de mensagens com teor de ataque contra alunos e colaboradores da unidade escolar.
Conforme informações, as ameaças foram feitas por meio de um perfil em rede social, aparentemente falso, que marcava a escola e continha mensagens alarmantes sugerindo um possível ato violento. A partir da análise de dados cadastrais, como e-mail e número telefônico vinculados ao perfil, foi possível chegar à identificação da menor, apontada como autora das publicações.

Diante da denúncia, uma equipe policial se deslocou até o endereço da adolescente, onde ela foi localizada. No momento da abordagem, a menor estava sozinha na residência. Posteriormente, familiares foram acionados e compareceram ao local.
Segundo relato do pai, ele já tinha conhecimento da situação, embora a adolescente tenha negado inicialmente a autoria das ameaças. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos, acompanhados por um conselheiro tutelar.
O aparelho celular utilizado pela menor foi apreendido e encaminhado para perícia, a fim de subsidiar as investigações conduzidas pela Polícia Civil.
O caso segue em apuração. As autoridades reforçam que qualquer tipo de ameaça em ambiente escolar é tratada com rigor e destacam a importância da denúncia e da atuação rápida para prevenir situações de risco.

Policial
Polícia Militar lança mais uma edição da Operação Tolerância Zero na noite desta quinta-feira (9)

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na noite desta quinta-feira (9.4), o lançamento de mais uma edição da Operação Tolerância Zero, em Cuiabá. A ação será realizada a partir das 18h30, na rotatória da Avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal.
A operação será liderada pela coronel Grasielle Paes, que assumiu a função de Subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, nesta quinta-feira (9/4), e acontece em conjunto com a Operação Metrópole Segura, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
As ações contam com o apoio da Cavalaria, da Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), das Forças Táticas do 1º e 2º Comandos Regionais e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Serviço | Lançamento Operação Tolerância Zero
Data: 9.4 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Rotatória da avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal
Fonte: PM MT – MT
-
Rondonópolis11/04/2026 - 20:09Rondonópolis|Setor de arrecadação da Prefeitura terá atendimento suspenso nesta segunda-feira (13)
-
Rondonópolis11/04/2026 - 20:11Semana do Cavalo Rondonópolis anuncia grade de shows para a edição Rondonópolis
-
Rondonópolis13/04/2026 - 22:56Prefeitura abre licitação para obras de pavimentação e drenagem no Maria Vetorasso
-
Rondonópolis13/04/2026 - 23:05Rondonópolis|Secretaria de Educação instaura sindicância para apurar irregularidade patrimonial em escola municipal
-
Rondonópolis15/04/2026 - 13:16Prefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
-
Rondonópolis15/04/2026 - 19:09Rondonópolis|Justiça mantém ex-gestora fora do Serv Saúde e rejeita recurso do SISPMUR
-
Policial16/04/2026 - 10:29Vendas de camarotes e bangalôs para a Semana do Cavalo e o Rodeio É o Bicho começam nesta quinta-feira





