Rondonópolis
Interdição de área para descarte de resíduos já gera transtornos em Rondonópolis

Foto- Assessoria
O embargo da área destinada para o aterro controlado do Serviço de Gerenciamento de Descartes (Seger), em Rondonópolis, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), nesta quarta-feira (12), já vem impossibilitando contribuintes de realizarem o descarte adequado de material proveniente de poda de árvores e da construção civil.
Localizada ao fundo da Penitenciária da Mata Grande, a área funciona há cerca de 20 anos sem licença ambiental. A atual gestão foi pega de surpresa, pois não esperava o impedimento após tanto tempo de funcionamento irregular, assim como não recebeu nenhum tipo de contato prévio antes da notificação e multa entregues nesta semana.
Sem tempo hábil para estudar uma solução, a entrada do aterro foi fechada, sendo necessário também o fechamento dos ecopontos da cidade, uma vez que o destino final do material descartado neles é a área do Seger.
A decisão já impacta a atividade das empresas e profissionais que atuam com poda de árvores, assim como do setor da construção civil, que deram de cara com as entradas do aterro e dos ecopontos fechadas e sem ter outro local para destinar o conteúdo.
Rondonópolis conta com o aterro sanitário, do outro lado da cidade, no qual não é possível o descarte de resíduos de podas de árvores, de acordo com a proibição estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), não sendo uma opção para o problema vigente.
Outro setor que logo sofrerá com a decisão da Sema-MT é a limpeza urbana, já que todo o material podado em praças, unidades de saúde, escolas, canteiros e demais áreas verdes públicas também é descartado no aterro controlado. A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária estão avaliando o cronograma de limpeza para tomar a melhor decisão diante deste cenário.
A preocupação chega juntamente na esfera da saúde, pois o município ainda enfrenta uma batalha contra o Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika. Sem um lugar adequado para o descarte dos materiais citados, de móveis e outros itens, pode levar a população a jogar esses itens em locais inadequados, promovendo o aumento de focos para proliferação do mosquito.
Da mesma forma, o âmbito econômico pode sofrer prejuízo, uma vez que a construção civil é um dos principais segmentos da economia de Rondonópolis. Sem ter onde descartar os resíduos, as empresas precisarão paralisar as obras, repercutindo por consequência da dispensa de trabalhadores.
Nota da Sema Estadual
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Unidade Desconcentrada de Rondonópolis, esclarece que o Auto de Infração e Termo de Embargo da área onde funcionava o “antigo lixão” foram expedidos após o Juizado Especial Volante Ambiental determinar inspeção no local
No momento da vistoria, técnicos da Sema-MT constataram que no local estavam sendo descartados vários tipos de resíduos e não apenas os da construção civil o que gerou a autuação e embargo
A Sema afirma que o Serviço de Gerenciamento de Resíduos do município foi notificado e não apresentou a licença ambiental.

Rondonópolis
Prefeito sanciona lei que torna a Sexta-feira Santa feriado municipal em Rondonópolis

O prefeito Claudio Ferreira sancionou a lei de n° 14.117 que institui oficialmente a Sexta-feira Santa como feriado religioso municipal em Rondonópolis. A proposta foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores realizada nesta quinta-feira (17).
Com a nova legislação, passa a constar no calendário oficial do município o feriado da Paixão de Cristo, celebrado anualmente na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, conforme estabelece a tradição cristã.
A medida está respaldada no artigo 2º da Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, que autoriza os municípios a instituírem até quatro feriados religiosos por ano, de acordo com a tradição local.
O projeto, agora transformado em lei, busca atender a uma demanda da comunidade cristã de Rondonópolis, que há anos observa a Sexta-feira Santa como um dia de reflexão, oração e paralisação de atividades.
Embora já seja socialmente respeitada como um dia de recolhimento e paralisação de atividades em muitas instituições, a ausência de sua oficialização como feriado municipal podia gerar insegurança jurídica, sobretudo nas relações de trabalho e funcionamento de serviços essenciais.
A oficialização do feriado proporciona a segurança para trabalhadores, empresas e instituições, além de reforçar o respeito à liberdade religiosa e à identidade cultural do município.
Rondonópolis
Sanear anuncia programação de atendimento no feriado prolongado

Em função dos feriados de Sexta-feira da Paixão, nesta sexta-feira (18), e de Tiradentes, na segunda-feira (21), o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) anuncia como fica o atendimento das suas atividades neste período que forma um feriado prolongado de quatro dias. A autarquia vai manter os serviços essenciais por meio de plantão, sendo que o atendimento presencial será suspenso nesses dias. Também não haverá coleta de lixo entre sexta-feira e domingo (20), retomando na segunda-feira.
Confira a seguir a programação completa do Sanear para esse feriado prolongado:
Sexta-feira Santa (18/04)
Plantão Setor Água: 6h às 18h (2 equipes para correção de vazamentos, tratamento da água e distribuição na rede, conforme as demandas);
Plantão Setor Esgoto: 6h às 18h (2 equipes de desobstrução);
Plantão Atendimento 0800: 7h às 17h;
Atendimento Presencial: Fechado;
Coleta de Lixo (Comum e Seletiva): Não haverá.
Ecopontos: Fechado
Sábado de Aleluia (19/04)
Plantão Setor Água: 6h às 18h (2 equipes para Correção de vazamentos, tratamento da água e distribuição na rede, conforme as demandas.)
Plantão Setor Esgoto: 6h às 18h (2 equipes de desobstrução)
Plantão Atendimento 0800: 7h às 19h.
Atendimento Presencial: Fechado
Coleta de Lixo (Comum e Seletiva): Programação normal
Ecopontos: 6h às 18h.
Domingo de Páscoa (20/04)
Plantão Setor Água: 6h às 18h (2 equipes para correção de vazamentos, tratamento da água e distribuição na rede, conforme as demandas);
Plantão Setor Esgoto: 6h às 18h (2 equipes de desobstrução);
Plantão Atendimento 0800: 7h às 17h;
Atendimento Presencial: Fechado;
Coleta de Lixo (Comum e Seletiva): Não haverá;
Ecopontos: 6h às 18h;
Segunda-feira (Tiradentes) – 21/04.
Plantão Setor Água: 6h às 18h (2 equipes para correção de vazamentos, tratamento da água e distribuição na rede, conforme as demandas);
Plantão Setor Esgoto: 6h às 18h (2 equipes de desobstrução);
Plantão Atendimento 0800: 7h às 17h;
Atendimento Presencial: Fechado;
Coleta de Lixo (Comum e Seletiva): Programação normal.
Ecopontos: 6h às 18h.

Rondonópolis
“Toda praça é arte” de abril acontece no Jardim Adriana com gosto de infância

“Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim um ovo, dois ovos, três ovos assim…”. Quem já foi criança entoou essa canção na expectativa de ser visitado pelo personagem característico dessa data e se deliciar com a iguaria de chocolate. Para reavivar os bons tempos de meninice nos adultos e estimular essa fase tão boa da vida nos pequenos, a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude realiza, no próximo sábado (19), a partir das 16h, na Praça Vô Nifo do Jardim Adriana – em frente à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) –, a segunda edição do “Toda Praça é Arte”, cujo tema gira em torno da Festividade Pascoal.
Preparada para todas as famílias rondonopolitanas, a programação está bem diversificada. Pais, filhos, avós e todos os familiares vão poder aproveitar a oficina de teatro, a mediação de leitura e a gincana literária, além da contação de histórias com interpretação e abordagem de significados, aguçando a ludicidade para que os participantes exercitem a imaginação e a inventividade.
Oficinas de artes visuais, pintura facial e escultura de balão são mais algumas diversões para as crianças soltarem a mão e a criatividade e brincarem com as cores à vontade. Essas atividades são ofertadas pela Cultura em conjunto com o coletivo circense Trupe do Tio Faísca, formado por artistas locais.
“Esta edição será uma festa para a família com o intuito de evocar nos adultos a criança que continua existindo dentro deles e de incentivar nas crianças as fantasias e as magias desse período da vida que é a infância e que, nesta época do ano, além de tudo, tem um sabor tão doce”, compartilha a superintendente de Ações Culturais da Pasta, Camila Zenzele.
Outra parceira do evento, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, vai promover uma oficina de siriri e cururu alimentando a tradição mato-grossense com as manifestações populares que unem dança folclórica e ritmo marcante característicos do Mato Grosso.
E, ao cair da noite, finalizando o evento, às 18h20, será apresentada pelo coletivo cultural rondonopolitano Patologia Cênica a peça teatral “O mistério da Páscoa”.
-
Saúde11/04/2025 - 16:00
Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?
-
Saúde11/04/2025 - 15:48
Dengue: da prevenção à hidratação
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:30
Prefeitura firma termo de cooperação técnica para construção da nova delegacia da PF em Rondonópolis
-
Rondonópolis11/04/2025 - 09:30
Prefeito anuncia redução da tarifa de ônibus
-
Rondonópolis10/04/2025 - 22:52
Câmara Municipal empossa servidores no dia que marca 100 dias de gestão
-
Rondonópolis11/04/2025 - 21:00
Jogos Escolares 2025 revelam os campeões no vôlei
-
Rondonópolis12/04/2025 - 08:30
Prefeito promove desburocratização de serviços e extingue taxas
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:00
Município encaminha assistidos do Centro Pop para inserção no mercado de trabalho