Rondonópolis
Interdição de área para descarte de resíduos já gera transtornos em Rondonópolis

Foto- Assessoria
O embargo da área destinada para o aterro controlado do Serviço de Gerenciamento de Descartes (Seger), em Rondonópolis, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), nesta quarta-feira (12), já vem impossibilitando contribuintes de realizarem o descarte adequado de material proveniente de poda de árvores e da construção civil.
Localizada ao fundo da Penitenciária da Mata Grande, a área funciona há cerca de 20 anos sem licença ambiental. A atual gestão foi pega de surpresa, pois não esperava o impedimento após tanto tempo de funcionamento irregular, assim como não recebeu nenhum tipo de contato prévio antes da notificação e multa entregues nesta semana.
Sem tempo hábil para estudar uma solução, a entrada do aterro foi fechada, sendo necessário também o fechamento dos ecopontos da cidade, uma vez que o destino final do material descartado neles é a área do Seger.
A decisão já impacta a atividade das empresas e profissionais que atuam com poda de árvores, assim como do setor da construção civil, que deram de cara com as entradas do aterro e dos ecopontos fechadas e sem ter outro local para destinar o conteúdo.
Rondonópolis conta com o aterro sanitário, do outro lado da cidade, no qual não é possível o descarte de resíduos de podas de árvores, de acordo com a proibição estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), não sendo uma opção para o problema vigente.
Outro setor que logo sofrerá com a decisão da Sema-MT é a limpeza urbana, já que todo o material podado em praças, unidades de saúde, escolas, canteiros e demais áreas verdes públicas também é descartado no aterro controlado. A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária estão avaliando o cronograma de limpeza para tomar a melhor decisão diante deste cenário.
A preocupação chega juntamente na esfera da saúde, pois o município ainda enfrenta uma batalha contra o Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika. Sem um lugar adequado para o descarte dos materiais citados, de móveis e outros itens, pode levar a população a jogar esses itens em locais inadequados, promovendo o aumento de focos para proliferação do mosquito.
Da mesma forma, o âmbito econômico pode sofrer prejuízo, uma vez que a construção civil é um dos principais segmentos da economia de Rondonópolis. Sem ter onde descartar os resíduos, as empresas precisarão paralisar as obras, repercutindo por consequência da dispensa de trabalhadores.
Nota da Sema Estadual
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Unidade Desconcentrada de Rondonópolis, esclarece que o Auto de Infração e Termo de Embargo da área onde funcionava o “antigo lixão” foram expedidos após o Juizado Especial Volante Ambiental determinar inspeção no local
No momento da vistoria, técnicos da Sema-MT constataram que no local estavam sendo descartados vários tipos de resíduos e não apenas os da construção civil o que gerou a autuação e embargo
A Sema afirma que o Serviço de Gerenciamento de Resíduos do município foi notificado e não apresentou a licença ambiental.
Rondonópolis
Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
Rondonópolis
18º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis

Foto- Assessoria
O 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC) divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (10) sobre um incêndio registrado em uma área militar localizada no Distrito Industrial, em Rondonópolis.
Segundo a unidade militar, o caso ocorreu no domingo (9), por volta das 11h45, e foi registrado por câmeras de segurança de empresas vizinhas.
Conforme as imagens que estão sendo analisadas, um homem teria colocado fogo na vegetação existente dentro da área militar, aguardado o início das chamas e, em seguida, deixado o local.
O episódio está sendo investigado pelo 18º GAC.
Desde que os primeiros focos foram identificados, militares da unidade atuam no combate ao incêndio em conjunto com o 2º Comando Regional de Bombeiros Militar e secretarias da Prefeitura de Rondonópolis.
Em nota, o 18º GAC destacou que mantém o compromisso com a preservação ambiental, a segurança da comunidade e a atuação integrada com as demais instituições.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identificação ou prisão do suspeito.
Rondonópolis
Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
A participação é gratuita e exige inscrição prévia

O Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul MT), realizará amanhã (11/08), às 18h30, uma palestra técnica sobre cardans e tecnologia em vedação de motores. E tem como objetivo ampliar conhecimentos, apresentação de novas tecnologias e troca experiências entre os profissionais do setor.
A apresentação é conduzida por Antônio Carlos, líder de assistência e treinamentos da Dana. O encontro tem como foco a apresentação de tecnologias e a discussão de práticas do setor industrial.
O evento ocorre no Auditório da Casa da Indústria de Rondonópolis, localizado na Rua Pedro Férrer esquina com a Avenida Amazonas, no Centro da cidade. A participação é gratuita e exige inscrição prévia, realizada por meio da plataforma Sympla no endereço eletrônico.
https://www.sympla.com.br/evento/palestra-tecnica/3521526?share_id=copiarlink.
-
Rondonópolis07/08/2026 - 16:08Enquanto foco está na 52ª Exposul, articulações para Mesa Diretora da Câmara avançam nos bastidores em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis07/08/2026 - 17:36Noite de romantismo na 52ª Exposul com cantor Eduardo Costa brilhando em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Mato Grosso07/08/2026 - 17:29Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:00Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
-
Rondonópolis10/08/2026 - 22:52Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial







