Rondonópolis
Jogos Escolares 2025: conheça os campeões do basquete

Os Jogos Escolares 2025 finalizaram mais uma modalidade esportiva nesta segunda-feira (28): o basquete, na quadra do bairro Coophalis. O evento é organizado pela Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Na categoria Feminino A, a disputa foi entre os colégios São Leão Magno e Master Khalil. No Feminino B, o primeiro lugar ficou para o colégio São Leão Magno, única equipe inscrita. No Masculino A, a escola Silvestre Gomes Jardim enfrentou a equipe do São Leão Magno. No Masculino B, foi a vez da escola Militar Tiradentes disputar contra a Silvestre Gomes Jardim.
Nessa terça-feira (29), inicia a última modalidade de esportes coletivos, o handebol.
O calendário dos Jogos Escolares deste ano estabeleceu as disputas das competições coletivas entre 24 de março e 30 de abril. Em todas as modalidades, as disputas tanto no masculino como no feminino envolvem duas categorias que são separadas por idade, a “A” inclui alunos de 15 a 17 anos e a categoria “B”, de 12 a 14 anos.
São 32 escolas participando, totalizando 1.300 atletas inscritos entre as modalidades coletivas e individuais. Após o encerramento das modalidades coletivas, será a vez das disputas individuais para os atletas de badminton, xadrez, judô, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica.
BASQUETE – CAMPEÕES MUNICIPAIS
Feminino: categoria A
1º lugar – Master Khalil
2º lugar – São Leão Magno
Feminino: categoria B
1º lugar – São Leão Magno
Masculino: categoria A
1º lugar – Silvestre
2º lugar – São Leão Magno
Masculino: categoria B
1º lugar – Tiradentes
2º lugar – Silvestre

Rondonópolis
No 1º de Maio, Cultura e Juventude presta louros com “Celebra Trabalhador” aos que cooperam com a ciranda social

Colocar tijolos uns sobre os outros sob o sol a pino. Cuidar da saúde das pessoas. Formar gerações com saberes e valores para que elas ocupem seu lugar no mundo. Trabalhar dia após dia para manter a harmonia da família e a arrumação do lar. Dedicar-se ao bem-estar dos pets. Transportar pessoas pelas ruas da cidade, levando-as aos seus destinos. Passar horas e horas entre as quatro paredes de um escritório ou consultório. Produzir artefatos e mercadorias em meio ao zum-zum-zum das máquinas no calor das fábricas. Essas e outras contribuições fazem do trabalhador uma peça especial no corpo social do qual faz parte.
Com a intenção de saudar todos os profissionais que participam da engrenagem que faz a sociedade girar e, também, suas famílias, a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, será apoiadora, neste 1º de Maio, do “Celebra Trabalhador”, evento organizado pela Associação Cultural Maestro Marinho Franco. A homenagem, preparada especialmente para esses cidadãos, será realizada na próxima quinta-feira (01), no Estacionamento do Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes, com início às 9h e previsão de término às 23 horas, com entrada gratuita e serviços e atividades para todos sem que ninguém precise pagar para se divertir.
Um dia inteiro com ações de cidadania, entretenimento, cultura, lazer, serviços essenciais de saúde, capacitação profissional e empreendedorismo. Essas são algumas entre as diversas atividades que vão ser proporcionadas aos rondonopolitanos durante a comemoração do Dia do Trabalhador. Toda uma estrutura foi montada para acolher trabalhadores e seus familiares, com o maior conforto possível.
“Esta ação é uma forma singela que a Prefeitura de Rondonópolis encontrou para demonstrar todo o apreço que possui pelos trabalhadores rondonopolitanos que colaboram diariamente para o desenvolvimento do município, fazendo com que ele seja esta cidade pujante que é uma referência no Estado do Mato Grosso. Eles são os convidados ilustres nesta data”, compartilha a secretária adjunta de Cultura e Juventude, Eryka Hill.
MOMENTOS DE ALEGRIA
Ofertando ao público um cardápio cultural eclético e bem sortido, a Prefeitura vai proporcionar um show de choro com o Grupo Chorinho do Cerrado. E para os amantes das clássicas, a Orquestra Sinfônica Municipal de Rondonópolis vai executar obras de compositores consagrados da história mundial da música erudita.
Vai ter também a Banda Rasta Sandália com um repertório variado de forró para o público bailar com o dois pra lá, dois pra cá característico desse gênero musical. Já o Grupo de Danças Populares Aline Santos vai exibir coreografias de siriri, dança folclórica típica da Região Centro-Oeste do Brasil.
Mais tarde, às 21h, a dupla musical João Bosco e Vinicius vai abrilhantar a festa e contagiar corações apaixonados com o melhor do sertanejo universitário.
E a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer vai levar a população a se exercitar e, ao mesmo tempo, se divertir com aulas de ritmos – que contemplam diferentes estilos, como axé, salsa, baladas internacionais, forró, danças de rua, entre outros, estimulando o condicionamento aeróbico, a motricidade e a consciência corporal dos participantes com animação e entusiasmo.
RECREAÇÃO E SERVIÇOS
Enquanto papais e mamães aproveitam as atividades, a criançada vai poder se divertir com brinquedos infláveis, oficinas de pintura e de desenho, jogos e contação de histórias, entre outras opções de lazer.
Outra atração será a apresentação da peça “Nequinho no Picadeiro” pelo Grupo de Teatro Foco. O espetáculo com manifestações circenses narra, de forma engraçada e alegre, trechos da vida do poeta mato-grossense Manoel de Barros.
Ainda haverá estandes com diversos serviços ofertados à comunidade, como aferição de pressão arterial, atualização de cartão SUS, teste de glicemia, aplicação de vacina contra a gripe e prestação de orientações sobre saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida.
Aqueles que desejarem cuidar da beleza vão ter oportunidade de fazer maquiagem, limpeza de pele com argiloterapia – tratamento estético que lança mão dos benefícios da argila, que possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias, revigorantes e antissépticas, entre outras –,além de cortes de cabelo masculino e feminino.
Para quem tem o desejo de fazer uma faculdade ou algum curso técnico, haverá stands das universidades públicas e das instituições do Sistema “S”, onde será possível sanar dúvidas e obter informações sobre os programas de formação profissional disponíveis nessas entidades.
Também será montado um espaço para a prática da cidadania que vai oferecer emissão de primeira via de identidade, consulta ao SPC e ao Serasa e esclarecimentos pelo Procon, sempre
atuando como órgão que visa assegurar o respeito aos direitos dos consumidores pelas empresas.
Recebendo críticas, elogios e sugestões, estarão presentes no “Celebra Trabalhador” a Ouvidoria e o Departamento de Controle Interno da Prefeitura de Rondonópolis.
SOMATÓRIO DE FORÇAS
Completamente envolvida na homenagem aos trabalhadores, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio das suas diversas secretarias, vai oferecer os serviços pertinentes às devidas responsabilidades de cada Pasta.
De mãos dadas para que esta comemoração aconteça, são parceiros do “Celebra Trabalhador” a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), a Avon, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Coopercicla), o 2º Departamento de Monitoramento e Preservação Ambiental (Depem), o Ganha Tempo, a Natura, os Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
A fim de evitar que as pessoas, especialmente crianças e idosos, se percam e, ainda, facilitar o direcionamento às atividades desejadas, o ambiente vai contar, na sua entrada, com um mapa indicando o local onde cada ação será realizada.
Em consonância com a política do lixo free, serão distribuídos contêiners em diversos locais do estádio para depósito de recicláveis – que serão coletados pela Coopercicla, cooperativa parceira do evento –, que lhes dará tratamento e destinação corretos.
Nesse momento de confraternização, aqueles que desejarem contribuir com 01 kg de alimento não perecível terão à disposição pontos de coleta para realizar a ação voluntária. A doação será muito bem-vinda e a arrecadação vai ficar por conta da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) que os encaminhará a instituições beneficentes.
Confira, abaixo, o cronograma da progamação.
09h – 18h – Estande com a oferta de serviços à comunidade; 10h – Aula Especial de Ritmos – Sec de Esporte e Lazer; 11h – Apresentação Cultural – Grupo de Danças Populares – Siriri; 14h – Apresentação Cultural – Apresentação com o Grupo de Teatro FOCO; 15h – Apresentação Cultural – Orquestra de Câmara – Sec. Adj. de Cultura; 16h – Apresentação Cultural – Show de Choro; 17h – Apresentação Cultural – Banda Rasta Sandália; 21h – Show Nacional – Dupla: João Bosco & Vinicius.
Rondonópolis
Procon verifica denúncia e comprova irregularidades em supermercado de bairro

O Procon Rondonópolis notificou nesta segunda-feira (28) um supermercado no Jardim Gramado, depois de receber denúncias de consumidores que se sentiram lesados por se depararem com produtos sem preço e outros impróprios para consumo.
A fiscalização do órgão apreendeu produtos com data de validade vencida, um deles, um pacote de bolacha de chocolate vencido há mais de um mês que permanecia em exposição na gôndola. Os outros itens apreendidos foram: refrigerante, suco em pó, chocolates e mortadela.
Também foram retirados do estabelecimento produtos com avarias, sendo refrigerante, suco de caixinha, leite em pó e rapadura.
Além da apreensão dos itens, houve constatação de diferença de preço nos produtos que estavam na gôndola para os registrados no caixa.
O supermercado também não possuía as placas de avisos previstas na legislação: de forma de pagamento aceita no estabelecimento, de proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, indicativo de atendimento prioritário para idosos e deficientes, de proibição de fumar no local, assim como, não tinha informação sobre o Procon e também não disponibilizava o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consultas.
O supermercado terá 20 dias para apresentar esclarecimento dos fatos e as providências a serem tomadas diante das irregularidades encontradas pelos fiscais.

Rondonópolis
Bairros de Rondonópolis têm abastecimento de água comprometido nesta segunda-feira

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) informa que uma falha elétrica na bomba do poço P60 UFR provocou a paralisação do sistema de abastecimento em parte da cidade nesta segunda-feira (28).
De acordo com Sanear, equipes técnicas já estão no local trabalhando na manutenção do equipamento, mas, até o momento, não há previsão para a conclusão do serviço.
Durante esse período, os bairros Granville, Parque Sagrada Família, Sunflower, Cidade de Deus, Parque São Jorge, Parque dos Lírios, Laranjeira e Porto Ferreira podem enfrentar interrupções no abastecimento ou baixa pressão nas torneiras.
O Sanear orienta os moradores dessas regiões a fazerem o uso consciente da água, evitando desperdícios, até que o serviço seja restabelecido.
A autarquia reforça que está empenhada para resolver o problema o mais rápido possível e pede a compreensão da população.
-
Saúde24/04/2025 - 15:48
Horário de sono irregular aumenta risco de hipertensão
-
Policial22/04/2025 - 12:00
Polícia Militar prende homem por agressão contra mulher em Jaciara
-
Rondonópolis22/04/2025 - 20:00
Rondonópolis terá 1º leilão online de madeiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
-
Sorriso22/04/2025 - 14:00
ASF Sorriso enfrenta Magnus nas oitavas da Copa do Brasil de Futsal
-
Policial23/04/2025 - 12:30
Polícias Militar e Civil prendem suspeitos de sequestro e morte de adolescente encontrada em poço em Cuiabá
-
Política MT22/04/2025 - 22:30
Municípios relatam prejuízos e pedem apoio da Assembleia após extinção do Fethab Diesel
-
Rondonópolis24/04/2025 - 12:30
Habitação convoca cadastrados para regularização de pendências nos documentos
-
Política MT22/04/2025 - 16:00
Max Russi transforma o Abril Laranja em política pública permanente para o combate à crueldade animal