Mato Grosso
Jovens contam suas trajetórias de superação e dedicação aos seus sonhos
Mais quatro jovens com histórias inspiradoras participarão da terceira edição da transmissão ao vivo ‘Jovens de Futuro’, que ocorrerá nesta sexta-feira (27.09). Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o projeto tem a finalidade de inspirar a juventude com exemplos de força, coragem e dedicação. O evento será realizado às 15h (horário de Mato Grosso) e terá uma hora de duração.
Para o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, a ação tem obtido uma grande repercussão entre crianças e adolescentes. “Os jovens que participam do projeto relatam suas trajetórias de vida e, muitas vezes, os desafios e obstáculos que enfrentam são os mesmos de muitos outros jovens. E essa troca de informações faz com que passem a enxergar as dificuldades de outra forma e percebam que os sonhos são possíveis, desde que haja esforço e muito empenho”, disse ele.
O projeto conta com a parceria das seguintes instituições: Unicef, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).
Uma das participantes será a estudante do Liceu Cuiabano, Gabriele Samuel de Queiroz, de 17 anos. No último ano do ensino médio, Gabriele é uma aluna aplicada e tem se destacado muito nas feiras de Ciências da escola. Na edição do ano passado, conquistou uma bolsa de incentivo pelo seu projeto inovador, ‘robô-enfermeiro’. Neste ano, participou com o projeto de uma ‘lixeira eletrônica’ e aguarda confiante o resultado da competição. Atuante em ações sociais, Gabriele, que sempre estudou em escolas públicas, tem o sonho de se formar em medicina.
A estudante Emanuelly Pereira de Sousa Lima, 14 anos, partilha do mesmo sonho de Gabriele de cursar medicina. Com apenas quatro anos, começou a fazer aulas de karatê no projeto social Karatê Dô e participou do primeiro campeonato nacional aos sete anos. Com bastante empenho e dedicação, conquistou, em 2018, o título mundial na categoria Enbu Mixto e isso também lhe rendeu uma bolsa de estudo, que utiliza há três anos. O projeto também possibilitou o seu envolvimento em outra ação, que é o Projeto Musikan, onde participa de uma orquestra.
Para o aluno da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde, Vitor Ferreira da Silva, 18 anos, as dificuldades financeiras enfrentadas pela família foram um grande aprendizado para adquirir maturidade e buscar novas oportunidades. Aluno do curso de automação industrial, Vitor está empenhado em seu projeto atual, uma mandriladora portátil, que tem a função de usinar peças de máquinas em campo. Seu maior sonho é percorrer o mundo para conhecer os procedimentos industriais de outros países.
As dificuldades para Flaviano Fabrício da Silva, 18 anos, começaram cedo. Com apenas 9 anos, perdeu a mãe e, juntamente com seus sete irmãos, sofreu com a ausência do pai alcoólatra, que estava preso e depois veio a falecer. Aos 10 anos, Flaviano mal sabia ler, mas contou com o apoio de professores que foram essenciais para o seu progresso. Foi aprovado em um processo seletivo na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, de Nova Mutum e, em pouco tempo, conquistou o primeiro lugar da turma. O seu próximo objetivo é passar no vestibular para o curso Engenharia Química.
Para assistir a transmissão ao vivo, basta se inscrever no Canal da Seciteci por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg e acionar o “sininho” para receber as notificações. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0121 e 98113-2728.
Seguem abaixo os links das edições anteriores do evento:
Jovens de Futuro I
https://www.youtube.com/watch?v=QX7BiNummaw&t=307s
Jovens de Futuro II
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis03/08/2026 - 08:12Exposul começa hoje com expectativa de recorde de público
-
Rondonópolis03/08/2026 - 12:43Liquidaqui consolida Rondonópolis em uma grande campanha de consumo local
-
Rondonópolis03/08/2026 - 15:45Rondonópolis|Após apenas uma empresa se cadastrar e estar inapta, licitação terá que ser remarcada
-
Agro News03/08/2026 - 13:43Falta de aviso sobre seguro agrícola pode gerar indenização ao produtor
-
Artigos03/08/2026 - 14:08A cidade começa na calçada
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano








