Mato Grosso

Jovens passam a ter mais oportunidades após cursos

Publicado

Raimundo Neto Ferreira Matos, 17 anos, emocionou a todos que estavam na plateia do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na tarde desta sexta-feira (20 de julho). Ele rendeu homenagens à professora Lucinei Amorim, instrutora do curso profissionalizante para operador e montador de computadores, oferecido pelo Tribunal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Cuiabá.

O reconhecimento foi ofertado durante a entrega dos certificados de conclusão de curso e reuniu 29 adolescentes. Além dos menores, uma mãe que participou da capacitação junto à primeira turma também foi certificada.

O jovem, que perdeu a avó há alguns anos (segundo ele, a única da família que se importava com ele), fez um breve relato da situação de abandono enfrentada até ser acolhido pelos agentes da Infância e Juventude: “um menor solto nas ruas de Cuiabá que chegou inclusive a entregar drogas em troca de um prato de comida.” A situação mudou depois que foi selecionado para o curso e teve a oportunidade de tornar-se um cidadão com documento e perspectiva de futuro.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Marilsen Andrade Addario, parabenizou os jovens certificados por não perderem a chance de demonstrar à sociedade que estão se tornando cidadãos de bem. “Eu tenho a certeza que o futuro dos senhores (alunos) será bem melhor do que daqueles que ficaram parados e não aproveitaram a oportunidade. Outras virão”, assinalou a magistrada que no ato representou o presidente do TJMT, Rui Ramos Ribeiro.

Veja Mais:  Governo lança licitação para recuperar 177 km de rodovia em Brasnorte

As parcerias do Senai, realizadora dos cursos, e do SMTU, que oferece os cartões transportes para os alunos se deslocarem até a escola, foram enaltecidas pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. A magistrada argumentou ainda que “é de suma importância mostrar a todos que é possível e nós devemos acreditar nesses jovens. Sem essas ações conjuntas não conseguiríamos chegar aonde estamos hoje.”

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, revelou que a instituição está inaugurando nove unidades novas no Estado com possibilidade de ampliar o número de vagas e a disponibilização de outros tipos de cursos. A ideia é possibilitar um futuro acesso ao mercado de trabalho aos adolescentes e aos seus familiares também. Atualmente, são ofertados por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 1/2018, assinado em março de 2018, os cursos de Salgadeiro, Operador e Montador de Computadores e ainda Recuperador de Computadores.

Lembrando que o antropólogo Darci Ribeiro defendia que “este país só tem cura se nós investirmos em três pilares: educação em período integral, com cultura e esporte”, o procurador de justiça Paulo Prado também falou no apoio que esses jovens precisam, de pessoas e instituições que acreditam neles. Então, representando o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo, ele reforçou que a iniciativa pode contar com a parceria do Ministério Público Estadual (MPE/MT) para possibilitar mais oportunidades aos adolescentes.

Veja Mais:  Doadores de sangue poderão ganhar luvas autografadas pelo campeão de boxe Popó

Por fim, a agente da Infância e Juventude Lionete Gomes, que trabalha diretamente com esses jovens, concluiu que depois que o Poder Judiciário de Mato Grosso passou a proporcionar esse tipo de oportunidade aos menores até a escolaridade deles melhorou, tudo porque tiveram quem acreditassem neles. “O recado que deixo é que acreditem em vocês, porque nós acreditamos”.

Ainda participaram da solenidade, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec); a desembargadora Serly Marcondes Alves; o juiz-auxiliar da Presidência Tulio Duailibi Alves Souza; os juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Aristeu Batista Vilella e Jaquline Cherulli; e o juiz da Segunda Vara Especializada da Infância e Juventude, Jorge Alexandre Martins Ferreira; e o vice-diretor-geral do TJMT, Eduardo Campos.

Assessoria

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governador autoriza início das obras do Hospital Regional de Alta Floresta e anuncia novos investimentos

Publicado

O governador Mauro Mendes assina nesta terça-feira (28.06) a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional de Alta Floresta e anuncia novos investimentos na região. Ele ainda vistoria obras e inaugura a Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo durante visita à Região Norte.

Mauro chega em Alta Floresta às 7h. Na sequência, às 8h30, ocorre o ato de assinatura da ordem de serviço do Hospital Regional no terreno onde será feita a construção. No mesmo local, o governador anuncia novos convênios e entrega equipamentos para municípios da região.

Às 11h30, a comitiva do governador chega em Matupá, de onde faz deslocamento de carro até Peixoto de Azevedo. No município, o governador assina novos convênios com diversos municípios, às 12h, no Salão Paroquial da cidade. 

Às 14h, ocorre a inauguração da Cadeia Pública de Peixoto, que recebeu investimento total de R$ 11,1 milhões, entre recursos do Governo de Mato Grosso e do Ministério da Justiça. 

Às 14h45, o governador e a comitiva voltam a Matupá para vistoriar, às 15h, as obras da Escola Estadual de Matupá, que ficou paralisada por 10 anos e foi retomada pela atual gestão. A ordem de serviço para a retomada da construção foi assinada no mês de fevereiro deste ano, com investimento de R$ 3,9 milhões.

Confira a programação

7h – Chegada em Alta Floresta

8h30 – Ato de assinaturas da ordem de serviço do Hospital Regional, convênios e pronunciamentos 

Veja Mais:  TCE e UFMT avaliam metas do planejamento estratégico de 23 municípios do PDI

Local:Terreno da construção do Hospital Regional

11h30 – Chegada em Matupá, com deslocamento de carro para Peixoto de Azevedo

12h – Chegada em Peixoto de Azevedo e ato de assinaturas de convênios e pronunciamentos

Local: Salão Paroquial

14h – Ato de inauguração da Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo

14h45 – Deslocamento de carro para Matupá

15h – Chegada em Matupá, com vistoria às obras da Escola Técnica Estadual

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Operação prende quatro motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá

Publicado

A 59ª Edição da Operação Lei Seca prendeu quatro pessoas por embriaguez ao volante e autuou 11 por conduzir veículo sob efeito de álcool. As abordagens ocorreram na noite de domingo (26.06), na Avenida Beira Rio, bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.

Conforme relatório final do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), foram abordadas 109 pessoas, que tiveram seus veículos fiscalizados e gerou 47 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo, 10 pessoas dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 18 com licenciamento atrasado e tiveram seus veículos removidos.

Do total, 40 pessoas tiveram seus veículos removidos, sendo 37 autuados por apresentarem alguma irregularidade perante o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também foram recolhidos 16 CNHs, das quais, os condutores apresentaram porcentagem de álcool durante o teste de alcoolemia.

A operação é realizada pelo GGI, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), que dessa vez, contou com o apoio do Batalhão de Trânsito da PM, Delegacia de Delitos de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito (Detram) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  TCE e UFMT avaliam metas do planejamento estratégico de 23 municípios do PDI
Continue lendo

Mato Grosso

SES realiza capacitação para profissionais da saúde sobre a Poliomielite

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará, nesta terça-feira (28.06), a transmissão do 1º Webinário de Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite. A capacitação ocorrerá das 13h às 17h pelo YouTube.

Para participar da capacitação, os interessados podem acessar, gratuitamente, o link https://youtu.be/4SL6oDHrlwI

A transmissão é voltada para os técnicos responsáveis por esse agravo nos 16 Escritórios Regionais de Saúde, para a equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde, das Unidades de Pronto Atendimento e Policlínicas dos 141 municípios, das unidades hospitalares das redes estadual e federal, além de profissionais da saúde de outros estados, bem como, de representantes da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) e de acadêmicos de cursos das Ciências Biológicas.

Apesar de a Poliomielite estar erradicada no Brasil desde 1994, os especialistas estão preocupados com a reintrodução da doença por causa do baixo índice de cobertura vacinal.

De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), em Mato Grosso, neste ano, até nesta segunda-feira (27.06), a cobertura vacinal é de 41,86%. Em 2021, a cobertura da vacinação no Estado foi de 75%. A meta nacional é de 95% de cobertura.

No Brasil, a queda na cobertura vacinal contra a Poliomielite vem sendo registrada desde 2016. A Poliomielite é uma doença altamente infecciosa aguda, podendo infectar crianças e adultos, causando a paralisia das pernas (paralisia flácida).

Veja Mais:  Seduc repassa 7ª parcela do transporte escolar aos municípios

“Atualmente estamos com um alto risco de reintrodução da doença devido a não alcançarmos as metas dos indicadores, em especial a cobertura vacinal que está abaixo dos níveis mínimos esperados”, alerta a técnica da SES-MT, Kellen Luzia da Silva Anunciação, idealizadora e coordenadora do evento.

A programação do 1º Webinário de Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite contém palestras sobre definição de caso suspeito e confirmado, diagnóstico, tratamento, investigação da doença, medidas de prevenção e controle, encerramento de caso com revisita aos pacientes e vacinação, entre outros temas.

Palestrarão no evento os especialistas: Carlos Otto Heise, chefe do Setor de Eletroneuromiografia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Fernanda Burlandy, bióloga do Laboratório de Referência Nacional para PFA/Poliomielite do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); Zirlei Matos, representante da Vigilância PFA/Poliomielite do Ministério da Saúde e Ana Carolina, técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana