Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Judiciário promove campanha de resgate da autoestima das pacientes em tratamento de câncer

Publicado

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está promovendo uma campanha de doação de cabelos, lenços, perucas e adereços para as mulheres atendidas pelo Hospital do Câncer de Cuiabá (HCan). Postos de arrecadação foram instalados na recepção central do Tribunal, no acesso ao Departamento de Saúde e Restaurante dos Servidores, e nas recepções dos Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande. A intenção é aproveitar o grande fluxo de pessoas nesses locais para que público interno e externo participem.
 
A arrecadação integra uma série de ações que serão desenvolvidas pelo judiciário no âmbito da campanha Outubro Rosa, mês de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O objetivo é divulgar informações e sensibilizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
 
As atividades estão sendo coordenadas pelo Departamento de Saúde do TJ. “O departamento tem uma preocupação com a qualidade de vida das pessoas e, nessa toada, não podemos deixar de realizar uma ação voltada para a autoestima das pacientes em tratamento de câncer. Um dos estigmas que elas enfrentam é a perda de cabelo. Isso nos sensibilizou e motivou a lançar novamente a campanha de arrecadação de lenços, perucas e adornos de cabelo”, explicou a enfermeira Glenda Balbinoti.
 
A queda dos cabelos é uma das consequências do tratamento de câncer. Esse é um processo que acaba abalando a autoestima das pacientes, que já estão fragilizadas pelo enfrentamento da doença. O cabelo é um elemento muito importante da identidade visual, variando de acordo com a personalidade de cada pessoa.
 
Campanhas como a do Poder Judiciário visam resgatar a autoestima dessas mulheres, permitindo que se reconheçam além da doença. O uso das perucas também ajuda a manter a privacidade das pessoas que não se sentem confortáveis em compartilhar o momento que estão vivendo. Tudo isso pode refletir positivamente no processo de tratamento e cura.
 
A supervisora de voluntários do HCan, Cleusa Silva, afirmou que a entidade conta com a soma de esforços de outras instituições para fomentar a campanha Outubro Rosa. “É uma campanha voltada para a conscientização das pessoas para a importância do fazer pelo outro”, disse.
 
Em tratamento há quatro meses, Keite Oliveira se emocionou quando recebeu uma peruca viabilizada por meio de doação. “Me perguntaram ‘posso colocar uma peruca em você?’ E eu falei, deve!”, lembra. A assistente administrativa se emocionou quando percebeu a semelhança com seu cabelo natural e agradeceu pela oportunidade de se reconectar com a sua autoimagem.
 
A campanha de arrecadação do Tribunal de Justiça durará todo o mês de outubro.
 
Leia também:
 
 
 
Adellisses Magalhães
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Veja Mais:  ExpoEstudantil 2025 estreia nesta terça-feira (26) na Arena Pantanal em Cuiabá

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Seplag realiza leilão de veículos e motos inservíveis

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Sesp realizou 16 operações e 240 prisões em ações estratégicas de combate ao crime organizado em Sorriso

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Seplag realiza leilão de veículos e motos inservíveis
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana