Carros e Motos
Lâmpadas de LED iluminam melhor, mas cuidado com o que você encontra por aí
Os faróis de LED oferecem mais durabilidade, segurança, eficiência e beleza, se comparados aos com lâmpadas halógenas, que equipam a maioria dos carros e motos no Brasil atualmente. As lâmpadas de LED ser encontradas no mercado a partir de R$ 20 para motocicletas e cerca de R$ 40 para carros, mas cuidado: há muitos por aí que fogem das regulamentações exigidas pelo Contran.
A linha de corte da projeção de luz, determinada por normas internacionais e pela Resolução 227 do Código Brasileiro de Trânsito, também depende do equilíbrio na quantidade de lúmens, unidade de medida do fluxo luminoso. Por isso que é difícil encontrar faróis de LED
com mais de 3.000 lúmens dentro da regulamentação, uma vez que a temperatura de sua luz também é superior. Qual regulamentação? Veja as imagens a seguir, que mostram onde a luz tem que ser direcionada, onde não deve, bem como as diferenças entre um LED regulamentado e outro não.
Mais segurança para você e para o próximo
O LED é um semicondutor que converte eletricidade em luz, só que com melhores resultados que as lâmpadas halógenas
convencionais. Enquanto elas produzem cerca de 15 lumens/watt em média, o LED emite 20, o que evidentemente garante mais visão. Segundo a Philips, seus modelos chegam a entregar cerca de 160% a mais de eficiência quando comparadas às incandescentes convencionais.
Além disso, pode ser ajustado com mais precisão e instalado em menores espaços, resultando em mais foco e implicando em mais conforto para o condutor que vem pelo outro sentido. Entre outras vantagens, estão sua maior resistência contra impactos e vibrações, bem como pode durar até cerca de 3 vezes mais. Isso sem falar que poupa mais energia do motor e não emite nem radiação infravermelho, nem a ultravioleta.
Veja a seguir o procedimento para regularizar a documentação, após a instalação do farol de LED. Vale ressaltar que os faróis de xenônio
já não são mais permitidos por lei, em carros que não saiam de fábrica com eles.
1 – Verificar se está de acordo com o Inmetro
Primeiramente, para regularizar a mudança de iluminação, é preciso no momento da compra do produto verificar se está em conformidade com o Inmetro. Se não tiver o selo do instituto, recuse.
2 – Pegar o formulário junto ao Detran
Se você quer mudar as lâmpadas do seu veículo para super branca ou LED, é preciso pegar um formulário (ficha cadastral) junto ao Detran do seu estado. Você vai precisar preencher todas as informações e assinar o documento.
3 – Pagar o DAE
Após essa etapa, será gerado o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para você efetuar o pagamento, que poderá ser feito em qualquer rede credenciada. Um detalhe que muitos motoristas não conhecem é que você pode fazer várias mudanças em um único processo, bastando seguir todos os procedimentos administrativos necessários. Com isso, você paga apenas um único DAE. Se as mudanças forem feitas em outras datas, você precisará fazer novo pagamento do DAE.
4 – Fazer a vistoria
Após realizadas as modificações, é preciso levar o veículo para a vistoria. Ela é realizada na unidade de trânsito, na Divisão de Registros de Veículos (CRVA) ou em um Ciretran.
5 – Emissão do CSV
Aprovadas as modificações para os faróis de LED
na vistoria, o próximo passo é se dirigir para o setor de emissão de documentos para ter o CSV (Certificado de Segurança Veicular).
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
Carros e Motos
Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
Carros e Motos
Honda Civic ou Toyota Corolla: qual desvaloriza mais?
A KBB Brasil — empresa especializada na precificação de carros novos e usados — realizou um levantamento de desvalorização das versões do Honda Civic e Toyota Corolla.
Dentre os Honda Civic, a versão que menos perdeu valor foi a EX (4,4%). Já dentre os Toyota Corolla , a configuração com menor desvalorização foi a GLI automática (4,47%). Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Confira abaixo a tabela completa.
Modelo/Versão |
Taxa d e desvalorização |
Honda Civic EX |
-4,40% |
Toyota Corolla GLI AT |
-4,47% |
Honda Civic Sport MT |
-4,79% |
Toyota Corolla XRS |
-4,86% |
Honda Civic Touring |
-5,14% |
Honda Civic EXL |
-5,14% |
Honda Civic Sport AT |
-7,48% |
Toyota Corolla Altis |
-7,59% |
Toyota Corolla GLI MT |
-7,63% |
Toyota Corolla GLI Upper |
-8,36% |
Toyota Corolla XEI |
-9,02% |
-
Política MT17/01/2025 - 16:30
Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
-
Política MT17/01/2025 - 16:00
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024
-
Política MT16/01/2025 - 22:30
Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Chico Guarnieri visita as cidades Rio Branco e Salto do Céu, destruídas pelas chuvas
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres
-
Política MT17/01/2025 - 14:30
Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
-
Rondonópolis17/01/2025 - 20:30
Chuva forte abre cratera no Jardim América. Motoristas devem optar por outras rotas
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha