Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

Lucas do Rio Verde marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O encontro debateu caminhos para ampliar a igualdade, a segurança e as oportunidades para as mulheres em todo o país.
O município foi representado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Karime Souto, e pela GCM Priscila Nogueira, que integra a Patrulha Maria da Penha, programa ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. A iniciativa atua diretamente na proteção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e outros órgãos da rede de apoio.
A ida das representantes a Brasília é resultado de um processo iniciado em junho, quando o município realizou sua Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, liderada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro. Na etapa estadual, em Cuiabá, realizada em agosto, Karime e Priscila foram eleitas delegadas para representar Lucas do Rio Verde na conferência nacional, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cidade em defesa das mulheres. “Nosso objetivo foi representar o município e contribuir com ideias que ajudem a fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. Participar dessa conferência é também uma forma de mostrar o quanto Lucas do Rio Verde tem avançado na promoção de políticas de proteção e valorização feminina”, destacou Karime.
Ela explicou que muitas das propostas discutidas nesses encontros acabam se transformando em leis e protocolos nacionais. “É muito importante que o município esteja presente nesses espaços de decisão, porque muitas das propostas debatidas acabam se tornando diretrizes para o país inteiro”, completou.
A participação da GCM Nogueira levou à conferência um olhar prático sobre o enfrentamento à violência doméstica e o papel das forças de segurança na proteção às mulheres.
“Representar a Patrulha Maria da Penha na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres foi uma experiência muito significativa. Levar a realidade do nosso trabalho diário em defesa das mulheres vítimas de violência para um espaço de construção de políticas públicas é fundamental. É a oportunidade de mostrar o impacto real que as ações da Patrulha e da rede de enfrentamento têm na vida dessas mulheres”, disse Priscila.
Durante os três dias de conferência, representantes de diferentes regiões participaram de debates com ministras, lideranças femininas e movimentos sociais. Foram discutidos temas como autonomia econômica, enfrentamento à violência, educação, saúde, participação política e segurança pública.
Em Lucas do Rio Verde, o trabalho de enfrentamento à violência e promoção de igualdade é fruto da união entre diversas secretarias e instituições. A Secretaria de Segurança Pública coordena as ações da Patrulha Maria da Penha, enquanto a Secretaria de Assistência Social oferece acompanhamento psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Essas ações se somam às iniciativas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que atua na formulação de políticas, campanhas educativas e no fortalecimento da rede de apoio.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi um espaço de diálogo, escuta e troca de experiências. A participação do município, demonstra sua preocupação com a defesa dos direitos das mulheres e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.
“Quando o município participa de espaços como esse, ele mostra que valoriza a mulher e acredita na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Karime.
Lucas do Rio Verde
Prefeitura realizará pelo segundo ano consecutivo o Desafio Supere-se

Estão abertas a partir de hoje (12), as inscrições para o Desafio Supere-se em Lucas do Rio Verde. Para este ano o evento esportivo vem com novidades: a inserção de ciclismo, corrida e caminhada na mesma prova.
O Supere-se acontecerá pelo segundo ano consecutivo, em uma prova que terá 48 horas de duração em Lucas do Rio Verde, começando às 12h do dia 5/12/2025 e término às 12h do dia 7/12/2025.
As inscrições poderão ser feitas gratuitamente pelo seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVsH35T7Ef3Q_8fi5QqKdQqcUIq9L2B3Qa59S1VUz-JCPTWg/viewform
Conforme o regulamento da prova, serão ofertadas 1.000 vagas para os participantes, que poderão se desafiar nas seguintes distâncias: 10 km, 20 km, 50 km, 100 km, 200 km e 500 km, podendo cada atleta percorrer qualquer distância no período de tempo estipulado.
O circuito será de 5 km com largada e chegada na Avenida Brasil. O objetivo é percorrer a maior distância possível no período. Cada participante será responsável pela sua hidratação, alimentação, mensuração da distância percorrida, iluminação e demais itens necessários para a participação no evento.
Para a prova de ciclismo poderão ser utilizados quaisquer modelo e/ou tamanho de bicicletas, sendo apenas obrigatório a todos os participantes o uso de capacete.
Todos os participantes receberão uma medalha personalizada ao final da sua prova. Para o Desafio Supere-se podem participar moradores de Lucas do Rio Verde e também da região.
Lucas do Rio Verde
Lixo tem lugar certo: Saae reforça campanha de separação correta de resíduos com moradores de Lucas do Rio Verde

Com o propósito de conscientizar os luverdenses sobre a importância da separação correta dos resíduos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está realizando, ao longo do mês de novembro, a campanha “Lixo tem lugar certo”. Essa consiste em visitas orientativas e na entrega do Manual de Separação de Resíduos nas chácaras 30 de Novembro, escolas municipais, creches, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A ação, realizada em conjunto com o Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero, visa promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental no município, reduzindo o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e valorizando o trabalho das famílias que realizam a triagem no Ecoponto.
“Essa campanha é fundamental, pois percebemos que muitos moradores ainda não fazem o descarte correto dos resíduos. Também queremos alertar sobre o descarte inadequado de lixos volumosos, como geladeiras, sofás e camas, que são deixados ao lado dos contentores, causando acúmulo de lixo em um único local”, destacou o diretor do Saae, Paulo Nunes.
Saiba como fazer
Em diversos pontos do município há contentores laranjas e azuis, onde devem ser depositados adequadamente os resíduos úmidos e secos, devidamente separados por cada morador para, posteriormente, serem coletados, tratados e encaminhados para o destino final pelo Saae.
Você deve descartar resíduos úmidos como restos de alimentos, restos de verduras, restos de frutas e outros materiais não recicláveis como papel higiênico, fraldas, embalagens de isopor, laminadas e entre outros nos contentores laranjas
Já os resíduos secos como papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos e plásticos devem ser descartados nos contentores azuis.
A autarquia orienta, ainda, que caixas de papelão devem ser descartadas dobradas, amassadas ou rasgadas, de modo que ocupe menos espaço do contentor. Além disso, as embalagens devem estar limpas e sem resíduos orgânicos para possibilitar a reciclagem.
O que não deve ser descartado nos contentores
• Pequenas quantidades de massa verde e corte de grama: devem ser colocados em sacos deixados em frente à residência um dia antes da coleta de limpeza urbana.
• Móveis velhos: devem ser deixados em frente à residência um dia antes da coleta de limpeza urbana.
• Entulhos, galhos, pneus, restos de construção e de poda: o descarte é de responsabilidade do morador, que deve arcar com a contratação e destinação dos resíduos.
• Óleo de cozinha usado: não deve ser jogado no ralo ou no lixo comum, pois polui a água e entope o encanamento. Depois de usar, deixe o óleo esfriar, armazene em garrafas pets bem fechadas e entregue nos pontos de coleta da cidade (ecoponto, escolas municipais e supermercados parceiros).
• Pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos, medicamentos vencidos e pneus: devem ser encaminhados para pontos de coletas específicos (supermercados parceiros, e no caso de medicamentos, em algumas farmácias e UBSs), garantindo a destinação correta.
Confira abaixo o cronograma de coleta de resíduos e de limpeza urbana:
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Educação orienta sobre os processos de rematrícula, remanejamento e transferência de estudantes para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, esclarece que os estudantes da rede municipal que continuarão na mesma escola em 2026 serão rematriculados automaticamente pela secretaria escolar, conforme a Portaria nº 2233/2025. Caso os pais ou responsáveis desejarem trocar o filho de escola, devem solicitar a transferência por meio do site da Prefeitura, entre os dias 12 e 14 de novembro.
Estudantes remanejados
Já os estudantes que estão concluindo uma etapa escolar e cuja escola não oferece a etapa seguinte serão encaminhados para outra unidade, de acordo com o zoneamento definido pela Secretaria de Educação.
Caso os pais ou responsáveis desejem escolher uma escola diferente da indicada para que o filho estude no próximo ano, devem realizar a solicitação de transferência no período de 17 a 19 de novembro.
Como solicitar a transferência
Em ambos os casos, é necessário preencher o formulário de solicitação de transferência disponível no site da Prefeitura, clicando em “Educação” e depois em “Solicitação de Transferência”.
Também é possível acessá-lo por meio do endereço eletrônico: https://educacao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/.
No momento da solicitação, é necessário anexar a certidão de nascimento do estudante, comprovante de residência atualizado e, no caso de pessoas com deficiência (PcD), laudo médico.
A Central de Vagas entrará em contato com o pai ou responsável solicitante para informar o resultado via telefone ou WhatsApp até às 17h do dia 1º de dezembro de 2025.
No período de 8 a 12 de dezembro, os pais e responsáveis pelos alunos que irão ingressar em uma nova escola em 2026 devem comparecer à unidade de origem para retirar a declaração de transferência e efetivar a matrícula na nova escola.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Vagas, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, por meio do telefone e WhatsApp (65) 3549-7111, ou pelo endereço: Av. Espírito Santo, 261S, bairro Jardim das Palmeiras.
Confira a Portaria nº2233/2025 na íntegra por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, clicando em “Prefeitura On-line”, em seguida em “Legislação” e depois em “Portarias”.
-
Rondonópolis07/11/2025 - 09:00Capacitação na área da saúde vai movimentar Rondonópolis no fim de semana
-
Rondonópolis07/11/2025 - 20:24Servidores da CODER devem realizar recadastramento presencial até 21 de novembro
-
Rondonópolis06/11/2025 - 21:00Palestra com campeão olímpico traz inspiração no “Acelera Rondonópolis”
-
Rondonópolis06/11/2025 - 20:30Homens atendem chamado e horário estendido realiza grande volume de atendimentos
-
Rondonópolis07/11/2025 - 19:00Município divulga lista prévia dos contribuintes aptos a participarem do sorteio
-
Esportes09/11/2025 - 08:30São Paulo perde para o Red Bull Bragantino e se distancia do G7
-
Esportes09/11/2025 - 23:01Palmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
-
Rondonópolis10/11/2025 - 11:55Atleta de Rondonópolis completa sua primeira maratona em Florianópolis-SC com garra e superação





