Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Maior movimento feminino da história mobilizou mais de 4,5 mil mulheres

Publicado

Essa primeira edição não foi apenas um evento, mas um grito coletivo de fortalecimento e união: mulheres apoiando mulheres, transformando Várzea Grande em um lugar melhor para todas

Várzea Grande viveu um marco histórico com a primeira edição do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, um movimento inédito que atendeu mais de 4,5 mil mulheres ao longo de um mês inteiro de atividades intensas e transformadoras. A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com diversas entidades, promoveu 42 eventos, sendo nove exclusivos do Município e 33 em colaboração com instituições e coletivos femininos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, (2), pela Secretaria de Assuntos estratégicos.

Entre os destaques do mês, estiveram o Pedal da Guarda – VG com Elas, a Marcha VG com Elas pelo fim da Violência Política contra a Mulher, o Acelera VG com Elas que levou todos os serviços da prefeitura de forma itinerante, as Rodas de conversas nos CRAS que estiveram nas quatro regiões da cidade (norte, sul, leste e oeste) e o lançamento do Programa Estadual de Redução de Cirurgias Eletivas “Fila Zero” que além de cirurgias de catarata para mulheres em situação de vulnerabilidade foi realizada a colocação de DIUs e a realização de laqueaduras. Os eventos também levaram informações e discussões através de rodas de conversa, palestras, oficinas, cinema, atividades culturais e demais serviços.

Veja Mais:  1ª dama abre doações da maior campanha de inverno do Centro-Oeste

A prefeita Flávia Moretti (PL) celebrou o sucesso da iniciativa e destacou o impacto do evento para a cidade. “Sem dúvida nenhuma, o ‘VG com Elas foi indiscutível’. Foi uma ação coletiva de diversas associações e mulheres líderes. Levamos serviços de qualidade, conhecimento, informação e saúde. Tivemos mutirões e atendimentos exclusivos às mulheres de Várzea Grande. Também discutimos no Parlamento Municipal políticas públicas, direitos, injustiças, problemas e soluções para a mulher várzea-grandense, e, este é apenas o primeiro de muitos ‘VG com Elas’ que virão. O evento despertou as mulheres para que elas saibam que podem estar onde quiserem, que devem lutar por seus direitos e sonhos. Nós não podemos aceitar a violência como parte da realidade feminina, precisamos educar e transformar nossa sociedade para garantir que as próximas gerações vivam com mais respeito e equidade”.

O projeto também contou com a presença de todas as secretarias municipais com destaque para Saúde que levou serviços essenciais, Assuntos Estratégicos que organizou tudo, e, forte atuação da Secretaria de Assistência Social, que participou de praticamente todas as atividades do mês. A secretária Cristina Saito destacou o papel fundamental do evento na inclusão das mulheres nos programas sociais e no fortalecimento de suas famílias.

“Levamos o programa Criança Feliz, realizamos cadastramento no Cadastro Único e fizemos um trabalho efetivo de acolhimento e orientação. A Assistência Social esteve presente para apoiar as mulheres em sua caminhada para sair da vulnerabilidade e encontrar novas oportunidades. Foi um mês intenso, mas recompensador, pois conseguimos impactar milhares de mulheres, oferecendo suporte e ferramentas para que elas trilhem um caminho de autonomia e segurança”.

Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá divulga edital de convocação para sete funções

A Secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, ressaltou o impacto do projeto no desenvolvimento socioeconômico das mulheres: “Esse projeto nasceu de uma necessidade real, identificada pela prefeita Flávia Moretti, de ampliar as oportunidades para as mulheres, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. O ‘VG com Elas’ não foi apenas um projeto, é agora um movimento que impulsiona o protagonismo feminino em todas as áreas. Queremos que as mulheres de Várzea Grande tenham mais voz, mais acesso a recursos e sejam reconhecidas pelo seu imenso potencial”.

O evento também promoveu a Feira VG com Elas, reunindo empreendedoras locais para incentivar a independência financeira feminina. Em parceria com o VG Shopping a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, realizou palestras sobre empreendedorismo e linhas de crédito exclusivas para mulheres, além do “Feirão Limpa Nome”, ajudando mulheres a renegociarem dívidas e conquistarem estabilidade financeira.

“Com a presença de figuras inspiradoras de todas as nossas parceiras a exemplo das nossas vereadoras, defensoras públicas, delegadas, médicas, servidoras públicas, mulheres da BPW Várzea Grande, da OSC Lírios, da ARVEND, da OAB de Várzea Grande, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da CDL, da PMM, do Coletivo Essência, da ABMCJ-MT, da Assembleia legislativa, do Governo do Estado, do Sebrae, da Associação de Surdos, das Mulheres do Bem, do Cenprhe, da Rede Cidadã, do Fórum das Mulheres Negras, do Centro Popular Dorcelina Folador, da AMFMAT, de empresárias locais e de todos os parceiros sem exceção, reforçamos o combate à violência de gênero e a defesa dos direitos das mulheres. Agradeço de coração a participação de todas”, reafirmou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco

Publicado

A Prefeitura de Sorriso decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O anúncio foi dado, com pesar, na manhã desta segunda-feira (21 de abril), diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo camerlengo da Igreja, o cardeal Joseph Farrell, com as seguintes palavras:

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Em sua última mensagem, o Papa também fez seus apelos pela paz, que “não é possível sem um verdadeiro desarmamento”. O pedido do Pontífice foi para que os recursos disponíveis sejam utilizados para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento. “Estas são as ‘armas” da paz: aquelas que constroem o futuro, em vez de espalhar morte!”, afirmou.

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi o 266º papa da Igreja Católica e ocupava o cargo desde 2013, quando sucedeu Bento XVI. O argentino foi primeiro papa latino-americano da história e o primeiro jesuíta a chegar ao comando do Vaticano.

Veja Mais:  Parceria entre Prefeitura e faculdades garante até 50% de desconto a servidores

A Administração Municipal externa seu profundo pesar pela partida do Papa que transbordava amor, bom-humor, tolerância e compromisso com a humanidade, se solidariza à toda a comunidade católica neste momento de despedida, assim como com todas as pessoas que, independente do credo, admiravam o Papa Francisco por sua trajetória em prol da paz.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Prefeitura se solidariza à família Rossi

Publicado

A Prefeitura de Sorriso lamenta profundamente a partida do servidor aposentado Angelo Rossi Neto, que faleceu neste sábado (19 de abril) e foi sepultado no domingo (20 de abril).

A Administração Municipal presta sua solidariedade a todos os familiares, em especial à esposa – e também servidora pública – Maria Amélia de Souza Rossi, aos filhos, demais familiares, amigos e colegas neste momento de triste despedida.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura igualmente destaca sua gratidão pela jornada de Angelo como servidor público, atuando como Fiscal de Obras, e espera que cada familiar, amigo ou colega que com ele conviveu guarde sempre consigo as melhores lembranças de Angelo, permitindo que sua memória, assim como o sorriso aberto, permaneçam vivos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  1ª dama abre doações da maior campanha de inverno do Centro-Oeste
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Publicado

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

Veja Mais:  Parceria entre Prefeitura e faculdades garante até 50% de desconto a servidores

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana