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Mato Grosso

Mais de 100 prefeitos participam do 1º Fórum de Prefeitos pela Educação em Cuiabá

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), abriu, na manhã desta terça-feira (25.3), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, o 1º Fórum dos Prefeitos pela Educação. Até esta quarta-feira (26.3), mais de 100 gestores municipais e seus secretários de Educação vão debater estratégias para o fortalecimento das políticas educacionais e o regime de colaboração entre a Seduc e as prefeituras de Mato Grosso.

O vice-governador, Otaviano Pivetta recebeu os prefeitos destacando a importância da qualidade do trabalho de cada um para o avanço na educação em todo o Estado. Segundo ele, a rede pública já está quase 100% e os resultados do IDEB mostram que Mato Grosso está no caminho certo. “Então, o nosso trabalho é sempre achar estratégias para melhorar a educação pública”.

Na cerimônia de abertura foram assinados três editais: Programa Mais MT Muxirum, Fundo Estadual de Apoio e Melhoria das condições de oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FMTE) e o Prêmio Prefeito (a) Alfabetizador, que premiará anualmente os gestores que alcançarem as melhores notas na educação. Os critérios e a premiação, ainda estão sendo definidos.

O secretário de educação, Alan Porto, disse que está esperançoso para alcançar a 1ª posição com a melhor educação do país. “Acredito que vamos chegar lá. Pois, os estudantes estão tendo uma educação de qualidade, uma boa alimentação escolar e infraestrutura adequada. É muito importante a participação de vocês nesse encontro, para continuarmos avançando”, destacou.

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O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também esteve presente e comemorou a aproximação da educação da Capital com rede estadual. “Enquanto município, estamos planejando, educando, e preparando as crianças que irão para o ensino médio nas educações estaduais. Educar na idade certa é fundamental para que a criança avance com segurança até chegar a universidade”, completou.

O presidente da Associação Bem-Comum e ex-prefeito de Sobral (CE), Veveu Arruda foi um dos palestrantes e falou sobre o Prêmio Prefeito (a) Alfabetizador e os programas Educar Pra Valer e Alfabetização em Regime de Colaboração. Temas como ‘O impacto do IDEB na arrecadação municipal’ e ‘O que é uma criança alfabetizada?’, também, entraram na agenda de debates.

O prefeito de Primavera do Leste e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin disse que a criação da Secretaria-Adjunta de Regime de Colaboração (SARC) pela Seduc veio reforçar a aproximação entre a secretaria e os prefeitos. “Então, acredito que vamos ter muito sucesso”, pontuou.

Também participaram da abertura do fórum, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e os deputados estaduais, Nininho e Dr. João.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Setasc divulga nomes dos sorteados para o Camarote do Autista no jogo do Cuiabá neste domingo (27)

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A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou, nesta sexta-feira (25.4), o resultado do sorteio que levará oito crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes ao camarote da Arena Pantanal. O Cuiabá enfrenta o Ferroviária, no domingo (27), às 18h, em jogo válido pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A ação, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, faz parte do programa SER Família Inclusivo e tem as parcerias do Dourado e da senadora Margareth Buzetti.

O sorteio foi realizado nesta sexta-feira (25) a partir do formulário disponibilizado no site da Setasc. Após o sorteio, foi verificado se as oito crianças cumpriam com os requisitos necessários, como possuir a Carteira de Identificação do Autista e o cadastro no FacePass.

Para o acesso ao estádio com camiseta do time, é permitida a entrada somente com uniforme do Cuiabá Esporte Clube ou da Seleção Brasileira de Futebol, no setor destinado à torcida cuiabanista. No setor destinado ao time adversário, os torcedores poderão usar a camisa do Ferroviária.

FacePass

O cadastramento facial para a entrada na Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do sistema de reconhecimento facial no estádio. Para se cadastrar, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço. O cadastro é feito no site: facepassbrasil.com.br/cadastrar-se

Confira abaixo o nome dos sorteados:

  • Lucas Augusto Silva
  • Bianca Barbosa Tapajós
  • Alyce Vitoria de Souza Barboza
  • Matheus Felix Alves Rafael De Miranda
  • Eduardo Henrique Xavier dos Santos
  • Joaquim de Lima Ito
  • Matheus de Camargo de Jesus
  • José Miguel Queiroz Cavalcante
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Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima após acidente de trabalho

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta sexta-feira (25.4), o corpo de um homem de 34 anos, que sofreu um acidente de trabalho na região central de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) foi acionada por volta das 8h30 para atender uma possível ocorrência de acidente de trabalho com vítima fatal. De acordo com informações colhidas no local, a vítima estava realizando uma pintura em um edifício próximo a fios energizados, quando foi atingida uma descarga elétrica.

Os bombeiros localizaram a vítima com parte do corpo para fora da edificação, sobre um toldo. Rapidamente, a equipe efetuou o procedimento de resgate, utilizando as técnicas especializadas necessárias.

Após a ação, o corpo da vítima foi encaminhado aos cuidados das equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os procedimentos legais necessários.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025; veja quais são

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta sexta-feira (25.4), a seleção de 300 escolas da rede estadual de ensino que participarão do Projeto Hortas Escolares 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Com um investimento total de R$ 3 milhões, cada escola participante receberá R$ 10 mil para adquirir ferramentas, sementes e insumos, promovendo a produção de alimentos e ervas medicinais de forma orgânica e inovadora.

O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o projeto de cada escola passou por análise das Diretorias Regionais de Educação (DREs) levando-se em consideração não apenas a sua contribuição para a alimentação escolar, mas também como uma ferramenta pedagógica.

“Ao cultivar uma horta, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre nutrição, sustentabilidade e o ciclo da vida das plantas. Essa experiência prática estimula o interesse pela ciência e pela biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente”, explicou.

Além disso, ele salientou que as hortas escolares promovem a valorização da agricultura familiar, conectando os estudantes com a realidade dos produtores locais.

“Isso não apenas contribui para a economia regional, mas também ensina aos jovens a importância de consumir alimentos frescos e saudáveis, combatendo a obesidade e promovendo hábitos alimentares mais conscientes”, falou.

Alan disse, também, que o projeto visa fortalecer o vínculo dos estudantes com o meio ambiente, incentivando a responsabilidade social e a consciência ecológica. “Ao integrar a teoria à prática, as hortas escolares se tornam um espaço de aprendizado holístico, preparando os jovens para serem cidadãos mais informados e responsáveis”, completou o secretário.

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Desde 2020 a Seduc incluiu no currículo das escolas do campo a Parte Diversificada, por meio do componente curricular Ciências e Saberes do Campo. Essa iniciativa visa complementar e enriquecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as especificidades regionais, culturais e produtivas das comunidades locais.

Entre as eletivas ofertadas, destaca-se a disciplina Agroecologia: Conhecimento, Produção e Prática, que propõe ao estudante refletir sobre suas raízes culturais e o vínculo com práticas produtivas tradicionais, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização da cultura, experiências e saberes locais.

As hortas escolares oferecem variedade de alimentos frescos e orgânicos e apoia os estudantes, tanto na escola quanto em casa, pois o excedente da produção poderá ser doado a estudantes considerados hipossuficientes.

Confira AQUI a relação das escolas contempladas.

Fonte: Governo MT – MT

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