Sem categoria
Mapa diz que acabou com o foco de Newcastle no Rio Grande do Sul
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (26.07) a erradicação do foco de Newcastle em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A confirmação do caso ocorreu na semana passada, mas a rápida resposta das autoridades sanitárias permitiu identificar, conter e eliminar o vírus em um curto período, trazendo alívio para o setor avícola.
Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, destacou a eficiência do serviço sanitário brasileiro em lidar com a situação. “A rápida identificação e eliminação do vírus no plantel comercial nos permite agilizar a normalização das exportações de produtos avícolas do país,” afirmou Goulart.
Desde a confirmação do caso, amostras foram coletadas em 9 de julho e encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP). O foco foi erradicado apenas uma semana depois, no dia 17, com a expectativa de que o status sanitário anterior seja retomado em até 90 dias, após a comprovação da ausência do vírus.
Apesar da eliminação do foco, a retomada do fluxo das exportações ainda depende da aprovação dos países importadores, que estão sendo informados diariamente sobre os avanços no caso. Com a redução da área de emergência e a revisão das restrições, o cenário começa a se estabilizar. Importadores como China e México, que ainda mantêm restrições, deverão receber dados robustos para análise e certificação de que o Brasil está livre da doença.
Marcelo Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal, explicou que a fonte do foco foi eliminada sem espalhamento do vírus. “O sistema de produção avícola comercial brasileiro não foi violado, e a situação se limitou a um estabelecimento pontual,” disse Mota.
O ministério continuará investigando as possíveis causas do foco, considerando a possibilidade de que eventos climáticos extremos na região tenham contribuído para o contato da criação comercial com aves silvestres infectadas. “É provável que a fonte externa tenha causado uma ruptura na biosseguridade da granja,” comentou Goulart.
Para garantir a segurança, o abate das aves das 49 granjas comerciais no raio de 10 quilômetros do foco será acompanhado de perto. As carnes passarão por tratamento térmico antes de serem comercializadas. As Guias de Trânsito Animal (GTA) serão emitidas para monitorar as rotas de escoamento dos animais, com abates realizados em Marau e Lajeado.
José Eduardo dos Santos, presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), destacou que o setor está preparado para estocar a produção, embora a redução das restrições traga alívio para as indústrias. “A tendência é regularizar aos poucos para evitar grandes impactos,” afirmou Santos.
O Ministério da Agricultura informou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e aos países importadores sobre o encerramento do foco, reforçando o compromisso do Brasil com a sanidade e a segurança alimentar no comércio internacional.
Fonte: Pensar Agro
Sem categoria
Rondonópolis|Avenida João Ponce de Arruda terá interdições durante 20 dias para aplicação de microrrevestimento

A partir desta quarta-feria (20) os motoristas que trafegam pela avenida João Ponde de Arruda devem redobrar a atenção. A via terá interdições em diferentes pontos que vão desde a Rua Campo Limpo, no jardim Itapuã, até a rua Francisco Félix, próximo ao bar do Aldo.
O alerto foi feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) que reforça que os condutores devem ficar atentos ao transitar pela via ou se preferir buscar vias paralelas alternativas.
A previsão é que a avenida Ponce de Arruda permaneça com pontos de interdição por cerca de 20 dias, enquanto estiverem sendo realizados serviços de aplicação de microrrevestimento.
Sem categoria
Canarana recebe serviços gratuitos da unidade móvel do Sesc Saúde Mulher a partir do dia 13 de maio
Esportes
Expresso das 6 reúne cerca de 80 atletas em treinão no feriado de Tiradentes

Foto- Ilcimar Aranha/Site Portal MT
A manhã do feriado de Tiradentes, celebrado na terça-feira (21), foi de muita disposição e espírito esportivo para os integrantes da equipe Expresso das 6. O grupo marcou presença em um treinão realizado na cidade de São José do Povo, reunindo cerca de 80 atletas.
Com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, o evento proporcionou desafios para corredores de diferentes níveis, desde iniciantes até os mais experientes. A atividade também reforçou a integração entre os participantes e o incentivo à prática esportiva na região.
O treinão teve clima de confraternização e superação, com atletas aproveitando o feriado para manter a rotina de treinos e explorar novos trajetos fora de Rondonópolis. A iniciativa destaca o crescimento das assessorias esportivas e o fortalecimento da corrida de rua como modalidade cada vez mais presente no cotidiano da população.
-
Mato Grosso29/05/2026 - 09:18Circuito do Varejo promove capacitação sobre atendimento e vendas digitais em Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Colíder e Água Boa
-
Rondonópolis28/05/2026 - 16:09Nota de Pesar| Morre o ex-vereador Mohamed Khalil Zaher
-
Rondonópolis28/05/2026 - 21:15Rondonópolis|Prefeito decreta luto oficial por 3 dias pela morte de Mohamed Zaher
-
Rondonópolis29/05/2026 - 11:40Rondonópolis|Conselho do Procon aprova compra de duas Fiat Toro e discute modernização com Inteligência Artificial
-
Esportes29/05/2026 - 20:26União faz clássico decisivo com o Mixto no Luthero Lopes para voltar ao G4 da Série D do brasileiro
-
Rondonópolis29/05/2026 - 09:13Com entrada gratuita Semana do Cavalo Rondonópolis e É o Bicho Rodeio Festival entram em contagem regressiva
-
Rondonópolis29/05/2026 - 11:00Comércio de Rondonópolis poderá abrir de forma facultativa no feriado de Corpus Christi
-
Rondonópolis29/05/2026 - 10:11Prefeitura de Rondonópolis contrata curso de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para capacitação de servidores







