Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mato Grosso é finalista em edição nacional de feira de empreendedores da favela

Publicado

O empreendimento mato-grossense “Vô Contigo” se destacou na edição nacional da Expo Favela e foi selecionado como um dos dez finalistas de um reality show no programa É de Casa da rede Globo. A última fase da feira de negócios e inovação para empreendedores e startups de favela aconteceu nesse domingo (03.12), em São Paulo.

O maior patrocinador do projeto Expo Favela MT realizado no mês de julho em Cuiabá é o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Ivonete Guarani, moradora do Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, é a idealizadora do projeto que busca proporcionar liberdade e qualidade de vida para pessoas idosas. Ela destaca a felicidade em ter a oportunidade de dar visibilidade nacional ao seu negócio.

“Estar presente na Expo Favela MT e ser estar entre os finalistas fez muita diferença para nossa jornada enquanto empreendedores. Uma vez que, participar agora de um evento cuja repercussão é internacional nos dá a possibilidade de estabelecer conexões que podem levar o nosso empreendimento a outro patamar. Sou grata pela oportunidade, e acredito que esses incentivos do Estado para quem movimenta a economia local são necessários”, destacou.

O secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, afirma que esta é uma oportunidade de renda e bons negócios para empresários de comunidades periféricas.

Veja Mais:  Governo de MT busca solução para atendimentos por planos de saúde no Hospital São Luiz

“É uma satisfação levar nossos empreendedores para representar nosso Estado em eventos grandiosos como esse. São pessoas que estão preparadas para estarem nesse ambiente de negócios e concorrendo em pé de igualdade com todas as demais iniciativas. A Expo Favela em Mato Grosso deu muito certo e só tende a evoluir para o próximo ano”, ressaltou.

Entre os empreendimentos que representaram Mato Grosso estiveram Anjos da Lata, Vôcontigo, Chioma Beleza da Natureza, Cuiabaneria, Artista Cientista, Reflorescer, Grupo Tibanaré, Dialektisch Fermentados, Geração Marker e Movimento Vambora. Eles foram selecionados entre 60 expositores de favelas após participarem da edição estadual.

A Expo Favela Innovation Mato Grosso é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT, Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e Secel-MT e tem outras instituições parceiras do evento. A primeira edição nacional foi em 2022, com mais de 20.000 negócios inscritos e 500 expositores. Este ano, passou a ser realizado também nos Estados, e Mato Grosso foi um deles.

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador condenado por racismo em MT

Publicado

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 8ª Zona Eleitoral, garantiu a extinção do mandato do vereador Michel Lucas Rocha Souza, de Alto Taquari, após o trânsito em julgado de condenação por injúria eleitoral qualificada e racismo. Condenado a um ano, dois meses e 25 dias de reclusão, em regime aberto, e ao pagamento de 12 dias-multa, o parlamentar teve a decisão tornada definitiva em 14 de maio de 2026, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conheceu o recurso especial interposto pela defesa.

Após ser comunicada oficialmente sobre o trânsito em julgado da condenação, a Câmara Municipal de Alto Taquari instaurou procedimento administrativo interno e concedeu prazo para manifestação do vereador. O Ministério Público Eleitoral, contudo, sustentou que a suspensão dos direitos políticos decorrente de condenação criminal definitiva produz efeitos automáticos, conforme previsto no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal.

Diante da situação, o promotor de Justiça Eleitoral Elton Oliveira Amaral manifestou-se nos autos e requereu ao Juízo da 8ª Zona Eleitoral a adoção das medidas necessárias para o cumprimento imediato da determinação legal. O MPE argumentou que a extinção do mandato ocorreu automaticamente com o trânsito em julgado da condenação, cabendo à Presidência da Câmara apenas formalizar esse reconhecimento.

Na manifestação, o Ministério Público Eleitoral também destacou que a regra constitucional que exige deliberação da respectiva Casa Legislativa para perda de mandato aplica-se exclusivamente aos membros do Congresso Nacional, não alcançando vereadores. Além disso, alertou para a possibilidade de configuração do crime de desobediência eleitoral em caso de descumprimento da determinação judicial.

Veja Mais:  Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase

Com base nos fundamentos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral e na decisão da Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara Municipal de Alto Taquari declarou a extinção do mandato de Michel Lucas Rocha Souza em 19 de junho de 2026. O ato foi publicado no Diário Oficial nº 29.257, de 22 de junho de 2026, e determinou a convocação imediata do suplente para assumir a vaga.

Foto: Câmara Municipal de Alto Taquari. 

Continue lendo

Mato Grosso

BR-364: Serra de São Vicente será interditada parcialmente para instalação de iluminação

Publicado

Uma faixa será bloqueada e o fluxo seguirá pela via liberada, das 9h às 12h

Foto- Assessoria

Os motoristas que trafegam pela BR-364 devem ficar atentos a uma alteração temporária no tráfego da Serra de São Vicente nesta terça-feira (23), das 9h às 12h. Nesse período, a Nova Rota do Oeste realizará o fechamento parcial da rodovia no sentido norte (Rondonópolis/Cuiabá), com interdição de uma faixa no trecho entre os quilômetros 343 e 347 da BR-364, para a implantação do sistema de iluminação do segmento.

O serviço poderá ser concluído antes do horário previsto, conforme o andamento das atividades. Durante a operação, a faixa da esquerda permanecerá interditada, enquanto o fluxo de veículos seguirá pela faixa liberada, com o apoio da sinalização operacional implantada no local.

A Nova Rota orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pela região, respeitando a sinalização, os limites de velocidade e as orientações das equipes que estarão atuando no trecho.

A implantação do sistema de iluminação integra as ações voltadas ao reforço da segurança viária e à melhoria das condições de trafegabilidade na Serra de São Vicente.

Se precisar, chame a Nova Rota – Para obter informações em tempo real sobre condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outras situações no trecho sob concessão da BR-163, entre em contato com a Concessionária Nova Rota do Oeste pelo 0800 065 0163, que também funciona no WhatsApp. A central de atendimento funciona 24 horas. Neste canal de comunicação, também podem ser acionados todos os serviços oferecidos pela Nova Rota aos motoristas que estão na rodovia, como atendimento operacional, socorro médico e mecânico.

Veja Mais:  Bombeiros localizam corpo de piloto após queda de aeronave em zona rural em Rondonópolis
Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso recebe mais de 14 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos

Publicado

Vacinação já está disponível em todo o país. Imunizante incorporado ao SUS protege contra 20 sorotipos da bactéria causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite

A meta no Estado é vacinar 1.350.115 pessoas do grupo prioritário contra a influenza neste ano Crédito – Ministério da Saúde | Reprodução

Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS com a vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Mato Grosso recebeu um lote inicial de 14.700 doses do imunizante para aplicação em todo o estado.
“Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.

 

Veja Mais:  Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana