Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Max Russi assina acordo para realização de qualificações oferecidas a vereadores de MT

Publicado

Presidente da UCMMAT, o vereador Edclay Coelho, citou atuação do deputado Max Russi, junto a ALMT

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), participou da assinatura da minuta de cooperação técnica que celebra entre a Casa de Leis e a União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT) um acordo para a aplicação de cursos educacionais, direcionados a vereadores de Mato Grosso. A assinatura aconteceu durante o VI Congresso Estadual de Vereadores, realizado nessa terça-feira (01), no Anfiteatro Zulmira Canavarros.

Conforme o documento, essas qualificações serão organizadas e aplicadas pela Escola do Legislativo e vão abordar a Gestão Pública, Idiomas, dentre outras áreas.

Cada curso também poderá ser direcionado a servidores das câmaras filiadas, bem como, se for o caso, a população em geral do município. Em relação aos custos, não haverá ônus financeiro a UCMMAT, podendo ser cobrados, ou não, apenas os gastos atrelados à matricula ou mensalidade do aluno.

“Sei do trabalho importante que a UCMMAT realiza. Com capacitação e qualificação, os vereadores apresentarão condições melhores de prestar um bom serviço ao estado e atender melhor a demanda dos municípios”, avaliou o parlamentar.

O VI Congresso Estadual de Vereadores debateu assuntos importantes e atuais do cenário político como “as eleições de 2020 e ferramentas para trabalhar nas redes sociais”, entre outros temas relacionados ao legislativo municipal.

Com uma gestão caracterizada por uma atuação municipalista, Max Russi começou a sua carreira política como vereador em Jaciara. No decorrer dessa trajetória, também fez parte de uma chapa na União das Câmaras Municipais.

Veja Mais:  Comitê Gestor da ALMT vai trabalhar para proteção de dados pessoais

“O vereador é o primeiro a receber as demandas nos municípios, na base e tem o contato direto com a população. Para isso tudo precisa-se, cada vez mais. estar atento a tudo”, complementou.

Além do presidente da UCMMAT, o vereador Edclay Coelho (PSD) do município de Vila Bela da Santíssima, a programação também contou a participação do governador Mauro Mendes (DEM) e dos deputados estaduais Xuxu Dalmolin (PSC), Janaina Riva (MDB), Doutor Gimenez (PV), Doutor João José (MDB), João Batista (PROS) e Sílvio Favero (PSL), além de outras autoridades.

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Dr. João propõe que Santa Casa vire centro especializado de oncologia
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Indicação garante melhorias na infraestrutura do Parque Sagrada Família de Rondonópolis

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Dr. João propõe que Santa Casa vire centro especializado de oncologia

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana