Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

MS e OPAS emitem alerta para surto febre amarela

Publicado

Desde de junho de 2024 até o momento, foram registrados sete casos de contaminação em humanos em São Paulo e um em Minas Gerais

O crescente número de casos de febre amarela notificados no Brasil, levaram o Ministério da Saúde (MS) a emitir ainda no início de fevereiro a Nota Técnica (NT) 27/2025 com a recomendação de vacinação contra a febre amarela. Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o aumento foi observado tanto no final de 2024 quanto nas primeiras semanas de 2025.

Ao todo, foram registrados 61 casos confirmados de febre amarela em 2024, com 30 mortes; a maioria destes casos esteve concentrado principalmente na região amazônica da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana e Peru. Especificamente de junho de 2024 até o momento, foram registrados sete casos de contaminação em humanos e um em Minas Gerais; dos sete casos registrados em São Paulo, quatro evoluíram para óbito. Nenhum dos indivíduos era vacinado.

Lembrando que a febre amarela é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), cuja transmissão se dá por meio da picada de mosquitos silvestres, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Primatas não-humanos (PNH) e humanos são acometidos pela doença, que apresenta evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas formas graves

Com feriados e ponto facultativo, como o carnaval se aproximando e para evitar situações de pandemia ou surto em outras regiões do Brasil, o MS preparou a NT 27/2025 com recomendações para viajantes e população que reside em área de riscos.

Veja Mais:  Lixo Zero: projeto leva profissionais da Educação ao sítio Fulô

Confira as orientações:

Orientações para os viajantes

Pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão da febre amarela ou para regiões rurais e de mata devem verificar a carteira de vacinação. Quem ainda não tomou a vacina ou recebeu a dose fracionada em 2018 deve procurar uma Unidade de Saúde pelo menos dez dias antes da viagem para se imunizar e evitar a exposição ao vírus sem proteção.

A mesma recomendação se aplica a:

– Populações residentes em localidades com evidência de circulação viral ou em zona rural;

– Populações ribeirinhas e no entorno de parques e unidades de conservação;

– Trabalhadores rurais, agropecuários, extrativistas e do meio ambiente, entre outros;

– Indivíduos com exposição esporádica em áreas de risco (rurais, silvestres);

– Viajantes para áreas afetadas, incluindo trabalhadores e turistas/ecoturistas.

Vacinação

A vacinação é a principal ferramenta de prevenção contra a febre amarela. O imunizante faz parte do calendário básico de vacinação para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade, além de dose única para a população de 5 a 59 anos que ainda não foi vacinada.

Outras recomendações:

Dose de reforço para viajantes: indivíduos que receberam a dose fracionada da vacina contra a febre amarela em 2018 e que viajarão para áreas com circulação comprovada do vírus devem receber uma dose adicional na apresentação padrão.

Veja Mais:  Isabelle Almeida do atletismo, embarca rumo ao Brics Games na Rússia

Dose zero: aplicada entre 6 e 8 meses de idade, essa dose deve ser administrada apenas em crianças que residem ou viajarão para áreas com circulação confirmada do vírus.

Vacinação de idosos: pessoas com 60 anos ou mais devem passar por uma avaliação médica individualizada antes da vacinação, considerando o risco de exposição ao vírus e suas condições de saúde.

Além da vacinação, é fundamental adotar medidas de proteção individual, como o uso de calças e camisas de manga longa, sapatos fechados e a aplicação de repelentes nas áreas expostas do corpo. Como os vetores do vírus da febre amarela têm hábito diurno, essas precauções devem ser mantidas ao longo de todo o dia.

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas ou vômitos, é importante buscar atendimento médico e informar sobre a possível exposição a áreas de risco.

Vale reforçar que a rede pública de Sorriso oferta o imunizante. Todos os PSFs com salas de vacina são identificados com o totem “Aqui tem Vacina”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Semcid apresenta à Comissão Normativa de Legislação Urbanística (CNLU) propostas para dinamizar Sorriso

Publicado

Após o aval da instituição consultiva, Condess vai apreciar demandas

A terça-feira (18 de março) foi marcada por análises voltadas ao desenvolvimento urbano de Sorriso na Secretaria da Cidade (Semcid). Em reunião, componentes da Comissão Normativa de Legislação Urbanística (CNLU), apreciaram quatro temas: a ampliação do perímetro urbano de Sorriso, a alteração de zoneamento de um trecho de área de expansão urbana para Zona Industrial 1 (ZI 1), permitindo assim a implantação de um loteamento industrial; a mudança do traçado do anel viário em seu eixo Leste; e a modernização da lei municipal que trata sobre o parcelamento do solo urbano.

“Em síntese, as mudanças vêm acompanhar a dinâmica do crescimento de Sorriso, trazendo mais agilidade ao processo de ocupação urbana, com total respeito à legislação e sempre com foco na sustentabilidade”, resume o secretário da Cidade, Jan Assad Lahamm.

A ampliação do perímetro urbano versa sobre o avanço da “cidade” para além das margens do Rio Teles Pires, acompanhando desta forma o intenso processo de crescimento do Município. “O planejamento da expansão garante que a ocupação ocorra com padrões adequados de urbanização, evitando impactos negativos na mobilidade e desenvolvimento, possibilitando a implantação de infraestrutura adequada”, contextualiza o gestor, acrescentando que a inclusão da área no perímetro urbano viabiliza novos empreendimentos imobiliários, promovendo a valorização e incentivando novos investimentos, fortalecendo a economia.

Justamente para dinamizar o processo de disponibilização de equipamentos comunitários, a CNLU também considerou positiva a alteração da Lei Municipal 349/2021. Atualmente, toda vez que é aprovado um loteamento, o loteador precisa disponibilizar ao Município uma área para que seja construído um equipamento comunitário, um espaço público voltado à interação e ao bem-estar da sociedade, como unidade de saúde, de assistência social, ou escola, por exemplo.

Veja Mais:  Isabelle Almeida do atletismo, embarca rumo ao Brics Games na Rússia

A proposta é que, em vez de somente doar área para que a Prefeitura construa os prédios, haja a possibilidade de o loteador já entregar uma edificação prontinha. Claro que, neste caso, seria reduzida a área que o loteador precisa dispor para destinar ao equipamento comunitário.

Outra proposta avaliada pela CNLU foi a alteração do traçado do Anel Viário, em seu eixo Leste, entre a BR-163 e MT- 242 (Sorriso | Nova Ubiratã). Com a nova opção logística, os caminhões pesados devem desafogar o trânsito na região central e o novo traçado também deve, naturalmente, figurar como nova opção para empresas do ramo de máquinas e implementos agrícolas, entre outras do setor.

Com o aval da CNLU, que funciona como uma instituição de caráter consultivo, as mesmas propostas seguem para validação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess). Em sendo aprovadas, as alterações serão compiladas em projeto de lei, que segue para apreciação dos vereadores.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Especialistas do AME seguem atendendo regularmente

Publicado

Tranquilizar a população e ressaltar que todas as consultas agendadas com especialistas do Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) Ari Jaeger estão mantidas. O alerta surgiu após a necessidade do afastamento de cinco profissionais que estão em fase final para obtenção do título de especialistas.

“A legislação para o exercício no espaço público é bem rigorosa e estamos cumprindo as orientações da Controladoria Municipal; contudo, precisamos deixar claro que esses são profissionais excelentes, todos graduados em medicina e que podem sim atuar em pontos como os PSFs, a UPA, as Upinhas, pois são médicos experientes”, frisa o vice-prefeito Acácio Ambrosini em coletiva de imprensa.

O que queremos deixar claro para a população é quem tem consulta agendada será atendido; paciente com consulta agendada pela Central de Regulação pode comparecer normalmente à consulta que será atendido”, reforça o vice-prefeito.

Hoje, a equipe clínica do AME congrega 16 especialidades e é formada por dois cardiologistas; uma dermatologista; quatro ginecologistas/obstetras; um psiquiatra; um neurologista; quatro oftalmologistas; um oncologista; quatro ortopedistas; um otorrinolaringologista; dois pediatras; um reumatologista; um urologista; um endocrinologista; uma geriatra; um cirurgião geral; além disso, são mais três psicólogos e duas nutricionistas.

Os profissionais que atendem no espaço ainda são responsáveis por exames oftalmológicos; realização de eletrocardiogramas e de teleletrocardiograma; serviços de enfermagem e teledermatologia, e, para receber a população em um lugar agradável, há ainda a equipe da limpeza que diariamente cuida do AME com carinho.

Veja Mais:  Lixo Zero: projeto leva profissionais da Educação ao sítio Fulô

Agora, se você tem dúvidas sobre como acessar qualquer um desses especialistas, o caminho é simples: procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, o PSF é a porta de entrada para todo e qualquer atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Secretaria de Cultura inicia período de rematrículas para Oficinas Culturais

Publicado

Os alunos que já fazem parte do programa devem comparecer aos polos culturais até o fim deste mês

A arte e a cultura voltam a pulsar em Sorriso! A Secretaria Municipal de Cultura (SEMCT) deu início ao período de rematrículas para as Oficinas Culturais, garantindo a continuidade das atividades que inspiram e transformam a vida de milhares de alunos no município.

No ano passado, centenas de crianças e jovens participaram das oficinas de teatro, artes, dança, música e outras expressões culturais. Segundo a secretária de Cultura Marisa Neto, cada aluno pode se inscrever em até três oficinas.

Em breve um novo processo seletivo será aberto para a contratação de monitores, o que deve reforçar a equipe e ampliar a oferta de cursos. As vagas abrangerão cargos como monitores de oficinas de artes visuais, teatro, canto coral, instrumentos de sopro, violão e cordas, teclado, bateria e percussão, balé, danças regionais fanfarra, orquestra, musicalização, dança e capoeira.

Os alunos que já fazem parte do programa devem comparecer aos polos culturais para garantir sua vaga até o fim deste mês. Basta apresentar um documento de identificação e atualizar o cadastro. Depois disso, será aberto o prazo para as matrículas de alunos novos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Isabelle Almeida do atletismo, embarca rumo ao Brics Games na Rússia
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana