Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Vivendo com bolsa de colostomia há três anos, paciente relata o dia a dia

Publicado

A bolsa da vida. É dessa forma que a Edileuza Maria Moraes, 67 anos, se refere à uma bolsa especial que a acompanha há três anos e 24 horas por dia. A trata-se da bolsa de colostomia. Três anos, quatro cirurgias e muitos dias de internação depois de um câncer de reto, Edileuza é uma das integrantes do grupo de ostomizados de Sorriso e conta sua história.

“Se eu estou viva hoje é por Deus e pela ciência”, relata. Edileuza fez o tratamento no Hospital do Câncer em Cuiabá onde conheceu dois médicos, ambos Rafael, que ela faz questão de agradecer. “Os Rafaeis foram enviados por Deus para me salvar”. Entre os dias 21 de outubro a 21 de novembro de 2021 ela passou por três cirurgias, todas em Cuiabá. Depois, enfrentou mais uma, essa no Hospital Regional de Sorriso. Na última saiu com a bolsa de colostomia e ela já sabe: essa será sua companheira para sempre, “sou uma paciente sem reversão”, explica.

Mas quem pensa que a condição faz com que Edileuza fique trancada dentro de casa, encontra outra realidade ao se deparar com uma mulher brincalhona, risonha e super de bem com a vida. “No começo foi difícil, muito difícil, eu não sabia nem como trocar essa bolsa; eu e minha filha vimos muito vídeo no youtube para aprender, hoje tiro de letra e ainda recebo a bolsa em casa, encaminhada pela Prefeitura uma vez por mês para quem está no grupo e é atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, diz.

“Para mim não tem tempo ruim; faço todo o serviço de casa, claro que com cuidado, vou ao mercado, passeio, agradeço e sei que vou viver bem e com minha família por muitos anos”, já completa sorrindo.

E sem perder o sorriso, Edileuza frisa que foi depois do câncer e da bolsa que pensou no “valor de viver bem” e viver momentos com a possibilidade de fazer coisas que parecem pouco importantes, como arrumar a própria casa. “É gratificante viver; eu agradeço todos os dias por quem criou a bolsa e deu a mim e a outros pacientes a possibilidade de ter qualidade de vida”, acrescenta.

Veja Mais:  Diretores acompanham situação de obras em escolas estaduais

E é essa experiência e alegria que essa mulher cheia de vida busca compartilhar com os demais pacientes ostomizados que frequentam o grupo sorrisense. Nos encontros mensais, Edileuza relata um pouco de sua experiência aos demais pacientes e incentiva cada um a retomar as “rédeas da vida”. Como na letra da música “é preciso saber viver”, pontua.

Recentemente, para reforçar o apoio mútuo, o grupo também passou a participar da Terapia Comunicativa Integrativa (TCI). Técnica em desenvolvimento com os pacientes ostomizados de Sorriso desde 2024, a TCI é uma nova política do Sistema Único de Saúde (SUS) que busca orientar o paciente a desabafar em grupo. Três servidoras da Secretaria de Saúde de Sorriso participam da formação proposta pelo SUS e aplicam a política com os ostomizados.

Coordenadora do departamento de Educação em Saúde e uma das formadoras da TCI, Sílvia Gehring, ressalta que “quando você não fala seu corpo adoece, quando fala o corpo agradece e na TCI o paciente chega com várias dúvidas e dores e saí com alívio e soluções”, explica.

Sílvia lembra que o paciente ostomizado enfrenta muitas dificuldades. O uso da bolsa de colostomia ou de urostomia, é difícil e encontra resistência por parte do próprio. “Por isso formamos esse grupo para que todos possam trocar suas experiencias, dar apoio um ao outro e também aos familiares desses pacientes; a Edileuza é uma das pacientes que mais traz relatos e coloca em prática a alegria de viver”, relata.

Veja Mais:  Sorriso será sede do 4.º Encontro dos Centros de Atenção Psicossocial da Regional Teles Pires

As atividades iniciaram em março de 2023 e desde então o grupo de apoio mútuo conta com encontro mensais com temáticas diferentes a cada conversa. As ações integram o projeto “Promovendo qualidade de vida aos pacientes ostomizados” com o intuito de propiciar conhecimento seguro e de qualidade aos pacientes, além da troca de experiências.

“Quando você se reconhece no outro, percebe que há mais pessoas na mesma situação, você reafirma a condição de que não está sozinho, de que há mais pessoas passando por esse momento. Enfrentando a dificuldade juntos, tudo fica mais leve”, frisa.

Todas as atividades realizadas pelo grupo são orientadas pelo departamento de Educação em Saúde e da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (Cies) e da Academia de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. “Conhece alguém que é ostomizado, tem paciente em casa? Nos procure, fale do nosso grupo, vamos aumentar a rede do bem pelo outro”, finaliza Sílvia.

Próximo encontro

E para quem é ostomizado ou familiar de paciente e quiser seguir o conselho da Sílvia, o grupo de ostomizados de Sorriso irá realizar o segundo encontro do ano neste sábado, dia 15 de março. Com o tema “Promovendo qualidade de vida aos pacientes ostomizados”, o encontro será na Sala de Formação da Semsas, das 7 às 11 horas. Durante toda a manhã, as equipes da Comissão Integrada de Educação e Saúde (CIES) e da Academia da Saúde estarão lá para mais uma roda de Terapia Comunicativa Integrativa (TCI) e coordenar atividades recreativas.

Veja Mais:  Formatura do Projeto Social Bombeiros do Futuro será na sexta-feira, 22

Quem são os pacientes ostomizados

Já ouviu falar em bolsas de colostomia ou de urostomia? Conhece alguém que faz uso dessas bolsas? Necessárias quando há alguma condição que impossibilite o paciente de evacuar naturalmente no caso da colostomia ou de urinar no caso da urostomia, essas bolsas incluem procedimentos responsáveis por salvar a vida de muitas pessoas. A pessoa ostomizada, condição desses pacientes, é aquela que passou por uma intervenção cirúrgica e, que precisa fazer uso de uma dessas bolsas para melhorar a qualidade de vida. Para facilitar e propiciar mais qualidade de vida aos 24 pacientes ostomizados que vivem em Sorriso o Município realiza a entrega domiciliar dessas bolsas aos pacientes cadastrados.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Delegação sorrisense disputa Campeonato Estadual de Atletismo em Cuiabá

Publicado

O fim de semana, 15 e 16 de março, promete muitas emoções para a delegação sorrisense de atletismo que estará em Cuiabá, participando do Campeonato Estadual de Atletismo. A disputa será realizada no Centro Olímpico de Treinamento (COT) e promete reunir os melhores atletas do Estado, nas categorias Sub-23, sub-18, da modalidade.

Os competidores sorrisenses terão que mostrar toda a garra e preparo técnico em provas que inclui velocidade de 100m, 200m e 400m, provas de barreiras com 110m, provas de resistência de 800m, 1500m e 3000m e provas de salto à distância, triplo e de altura. Entusiasmados e confiantes, os atletas esperam alcançar um bom desempenho e trazer medalhas para Sorriso.

“Estamos preparados para dar o nosso melhor em mais esse desafio e representar o nosso Município no pódio da competição”, destacou um dos treinadores, Marquinhos Vieira.

A equipe compõe a Associação Sorrisense de Atletismo (Asa/Sorriso) que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Ecoponto da Noêmia Dal Molin concentrará recebimento de recicláveis
Continue lendo

Sorriso

Corpo em ação: conheça os projetos gratuitos oferecidos pela Academia da Saúde

Publicado

Atende homens e mulheres a partir de 14 anos de idade

Adotar um estilo de vida saudável ajuda prevenir uma série de doenças, e pequenos ajustes na rotina podem trazer grandes benefícios a saúde. Desde 2016, o Município conta com a Academia da Saúde, que disponibiliza atividades diversificadas e inclusivas por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES). A iniciativa dispõe de profissionais habilitados que auxiliam a população a sair do sedentarismo e ter uma qualidade de vida melhor.

Os projetos atendem mulheres e homens de diferentes faixas etárias e gestantes, com práticas de pilates, academia ao ar livre, caminhada, exercícios aeróbicos, alongamento e acompanhamento multidisciplinar.

Veja qual opção melhor se adequa a sua rotina e movimente-se!

Projeto Caminhada Orientada

Voltado as pessoas de 15 a 70 anos, em três locais diferentes:

• Estádio Municipal: terças e quintas-feiras, das 7h às 8h;

• PSF São Domingos: segundas e quartas-feiras, das 7h15 às 8h15;

• Pavilhão do Bairro Santa Maria: segundas e quartas-feiras, das 7h às 8h.

Projeto Bem Estar

Oferecido para pessoas de 15 a 59 anos que preferem exercícios mais dinâmicos, como ginástica, aeróbica e alongamentos. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 7h10 às 8h10, no Ginásio de Esportes Flor do Cerrado, em frente ao PSF Jardim Itália.

Projeto Viva Mais Saudável

Com foco em exercícios funcionais, o projeto Viva Mais Saudável atende pessoas de 15 a 59 anos, às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, na Área Verde do Marco Zero.

Veja Mais:  Terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Sorriso pass...

Grupos de Exercícios Funcionais

Voltado a homens e mulheres de 15 a 59 anos com ginástica e exercícios aeróbicos, através dos grupos:

Movimente-se: segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 8h, em frente ao PSF Jardim Bela Vista e PSF Primavera;

Movimento Ativo: segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 15h30, na Área Verde do Marco Zero.

Projeto Academia ao Ar Livre

Para quem gosta de exercícios ao ar livre, o Projeto Academia ao Ar Livre oferece práticas de alongamento e funcional utilizando aparelhos disponíveis no local. As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h10 às 8h10, em frente ao PSF Bela Vista e PSF Jardim Primavera.

Projetos específicos para idosos e pessoas com DCNT

Voltado para homens e mulheres acima de 60 anos, com exercícios focados na mobilidade, força muscular e equilíbrio. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h, na Academia da Saúde.

Projeto Alongue-se

Atende pessoas acima de 14 anos com problemas de ansiedade e a população com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) com alongamentos e relaxamento. As atividades ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 8h30, na Academia da Saúde.

Projeto Oficina da Postura

Oferece exercícios posturais, alongamentos e técnicas de respiração, para pessoas a partir de 14 anos. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h, na Igreja Santíssimo Redentor, no Bairro Bom Jesus.

Veja Mais:  Nesta sexta-feira (14 de junho), Prefeitura antecipa 50% do 13.º salário

Pilates Solo

Para pacientes com DCNT de 12 a 59 anos. As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h e das 14h às 15h, na Academia da Saúde.

Pilates para gestantes

Ofertada com triagem médica, às segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h, na Academia da Saúde.

E você se interessou em algum desses projetos? Entre em contato com a Academia da Saúde pelo telefone (66) 3545-8049, e veja como participar.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Assistência Social: saiba como acessar os benefícios dos CRAS em Sorriso

Publicado

Quem tiver dúvidas pode procurar a SEMAS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sorriso têm como principal função atender a população em situação de vulnerabilidade social, oferecendo serviços e benefícios eventuais conforme a necessidade de cada família dentro da legalidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Entre os benefícios disponibilizados estão a cesta básica, o kit natalidade, auxílio-funeral e auxílio para a compra de gás de cozinha. Para ter acesso a esses benefícios, os cidadãos precisam comparecer ao CRAS de referência do seu bairro, informar sua situação que será avaliada por uma equipe técnica composta por uma assistente social e uma psicóloga. Após essa análise, a demanda será atendida conforme os critérios estabelecidos pela política pública de assistência social.

Atualmente, Sorriso conta com os seguintes CRAS:

• CRAS São Domingos – Rua das Orquídeas, 120

• CRAS São José – Av. Porto Alegre, 3250

• CRAS Nova Aliança – Rua Vinícius de Moraes, 445

• CRAS Bela Vista – Rua das Violetas, 87

A secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, explica que o objetivo dos CRAS é garantir que as pessoas que realmente necessitam sejam atendidas com respeito e dignidade. “A assistência social tem como prioridade atender a população com qualidade e eficiência, garantindo os direitos daqueles que mais precisam. Trabalhamos para melhorar constantemente nossos serviços e acolher os cidadãos da melhor maneira possível”, disse.

Veja Mais:  Sorriso será sede do 4.º Encontro dos Centros de Atenção Psicossocial da Regional Teles Pires

Além disso, Jucélia orienta que qualquer cidadão que se sinta prejudicado ou tenha dúvidas sobre os atendimentos pode procurar a Secretaria de Assistência Social para esclarecimentos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana