Cidades
CUIABÁ| Mulheres assistidas pelo Cras Osmar Cabral recebem certificados do curso de Modelista
Fruto da parceria entre o Município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o curso de Modelista, aplicado às mulheres assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Cras Osmar Cabral, foi finalizado na manhã desta sexta-feira (17), com a certificação de 40 participantes. O curso teve a duração de dois meses e faz parte das diretrizes da primeira-dama Márcia Pinheiro de trabalhar a educação profissionalizante nas comunidades, levando inclusão social e gerando profissionais qualificados para o mercado de trabalho atual.
A coordenadora da unidade assistencial, Onilce Helena Nascimento, lembrou, na abertura do evento, que a ideia principal da capacitação é aumentar o acesso ao mercado de trabalho para essas mulheres, qualificando-as e incluindo-as, ao mesmo tempo, para atender as necessidades e exigências do mercado, que vem crescendo ao longo dos anos. Ela lembrou também sobre a importância da parceria para o desenvolvimento e sucesso das ações.
“Esse curso é mais que uma capacitação. Ele também é um trabalhar de resgate de vidas. Na maioria das vezes, essas pessoas chegam aqui sem perspectiva nenhuma de vida e, aos poucos, vão se inserindo, dialogando, e encontram, novamente, essa motivação, começam fazer planos. Esse é o intuito: valorizar, acolher, amar. E nossos gestores, por meio do prefeito Emanuel Pinheiro, da primeira-dama Márcia Pinheiro e do secretário Wilton Coelho, da Assistência Social, vem construindo essa nova realidade nas comunidades, buscando parceiros e mostrando que é possível transformar. Diante disso, também agradeço a toda equipe do Cras, que não mede esforços para atender as comunidades e, em especial dessa vez, se propuseram a acolher essas mulheres de maneira magnífica”, externou Onilce.
O evento contou com a exposição das peças modeladas pelas mulheres e abriu espaço para que cada uma expressasse sua experiência na ação. Um dos relatos foi o da batalhadora Gonçalina Jane da Silva Arruda, de 53 anos. A jovem senhora, que desde os anos 90 conduz um trabalho social, produzindo o “sopão” para os mais carentes, declarou, com muita gratidão, que participa pela primeira vez das atividades dos Cras e se sentiu muito acolhida e valorizada durante as aulas do curso.
“Não tinha tido a experiência de participar das atividades ainda, mas quando fiquei sabendo do curso, logo me interessei. Sempre tive vontade de aprender a modelar e a costurar. Acho fantástico o trabalhar da tesoura nos tecidos. O nascer das peças. Então, o curso também é a realização do meu sonho de criança e prova que não existe idade para corrermos atrás dos nossos objetivos”, explanou Jane.
A solenidade de certificação também contou com a palestra motivacional da psicóloga Isabel Silveira, que atua em várias frentes de trabalho voltadas para a valorização da mulher. Isabel também ocupa hoje a função de superintendente Estadual de Políticas para Mulheres do Mato Grosso.
“Acredito na força da mulher quando ela é valorizada. E acredito que o Poder Público com a sociedade civil organizada pode, sim, de maneira unida, trabalhar por uma sociedade mais humana, promovendo esse despertar na mulher, fazendo com que elas sejam reconhecidas e sua participação some aos projetos, construindo um país mais digno. Esse é o meu propósito quando venho ao encontro dessas mulheres lindas e merecedoras de todo amor”, concluiu a fortalecedora.
A inserção do curso na unidade Osmar Cabral, que atende 14 bairros da região Sul da Capital, é um piloto para o projeto de educação profissionalizante e a ideia é levá-lo aos demais Cras de Cuiabá.
Lucas do Rio Verde
Educação que transforma: rede municipal recebe capacitação para implantação do sistema apostilado de ensino em Lucas do Rio Verde
Nos dias 22 e 23 de janeiro, profissionais da rede municipal de Educação de Lucas do Rio Verde participaram de uma capacitação para a implantação do Sistema Estruturado de Ensino SIM/FTD Educação, mais conhecido como apostilado. As capacitações aconteceram no auditório da Prefeitura e no Centro de Educação Infantil Paulo Freire (C.E.I Paulo Freire) reunindo gestores, coordenadores e professores. Com foco em inovação e qualidade, o sistema abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), consolidando um modelo educacional moderno, unificado e eficiente.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância da ação como parte do compromisso com a qualidade educacional no município.
“Estamos dando mais um passo importante para a transformação da educação em Lucas do Rio Verde. O novo sistema estruturado reflete nosso esforço em preparar nossas crianças para um futuro de oportunidades, com um ensino público de qualidade e inovador”, enfatizou o prefeito.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explicou que o momento é de transição e transformação nas práticas pedagógicas das escolas municipais. “Hoje nós estamos fazendo o início de toda a capacitação do sistema estruturado. Como já mencionei, é uma mudança de ciclo, é um aprimoramento de mentalidade, de funcionamento dentro da escola, de abordagem com os alunos, abordagem com nossos colaboradores da Educação e também com as famílias. Está sendo muito proveitoso”, pontuou.
A chegada do novo sistema também recebeu apoio dos gestores escolares, que enxergam nele uma oportunidade para melhorar os índices de aprendizagem. “Eu tenho crenças de que isso vai ser muito positivo. No ano passado, nós fizemos alguns levantamentos, junto de toda a equipe gestora do Município, sobre quais seriam os próximos passos para nós avançarmos mais no IDEB e demais índices que nós tínhamos. E um deles era, sim, a entrada de um material estruturado. Haverá uma adaptação, haverá um período em que nós vamos ter que reconhecer o material, mas a nossa crença é que sim, vai ser muito positiva”, afirmou Leandro de Souza, gestor da Escola Municipal Cecília Meireles.
A gestora da Escola Municipal Menino Deus, Eloiza Vasco, reforçou sua expectativa sobre a iniciativa. “A expectativa é muito boa, porque o material é excelente, é um grupo que fornece muito. Tem toda uma capacitação. Eu espero que nos próximos anos a gente eleve os nossos números de aprendizagem e que Lucas tenha cada vez mais uma aprendizagem de qualidade e excelência”.
Já a coordenadora da Escola Municipal Marcelino Espindola Dutra, Andreia Vitto, destacou como o sistema estruturado vai de encontro aos objetivos da Secretaria de Educação. “Eu vejo que o sistema estruturado vem só auxiliar e vem de encontro com o que a Secretaria busca, que é a qualidade e a equidade no nosso ensino municipal. Então o sistema vai auxiliar professores, coordenadores e, principalmente, os alunos, que são os que têm a ganhar com todo esse material.”
Com a capacitação concluída, Lucas do Rio Verde dá início à implantação do sistema estruturado de ensino, reafirmando seu compromisso com a transformação educacional e o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos.
Ao logo da semana, outras diversas capacitações aconteceram: Cerca de 1400 profissionais da Educação foram instruídos pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, sobre primerios socorros e prevenção e enfrentamento ao gressor ativo, com o objetivo de garantir segurança no ambiente escolar. Os manipuladores de alimentos – merendeiras (os) da rede municipal, também receberam capacitação. Além disso, professores do Atendimento do Atendimento Educacional Especial (AEE) participaram de uma reunião formativa.
Cidades
Conselho Municipal realiza reunião para discutir avanços e desafios na área da saúde
Encontro reforçou compromisso do CMS/VG e da secretaria municipal de Saúde em buscar soluções aos desafios enfrentados pelo município
O Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande (CMS/VG) realizou, ontem (22), a primeira reunião ordinária do ano em sua sede, no Cristo Rei, com o objetivo de tratar pautas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Entre os temas abordados estavam a ampliação da cobertura populacional das Equipes de Saúde Bucal (ESB), a situação de emergência em saúde pública e o combate às arboviroses, além da indicação e posse de novos membros do CMS/VG.
Um ponto relevante discutido foi o contrato de rateio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC), proposto pela secretaria municipal de Saúde (SMS). O consórcio é responsável por otimizar os recursos destinados à saúde e ampliar a oferta de serviços especializados. Presente na reunião, a secretária municipal de Saúde, Deise Bocalon, que também é conselheira titular, explicou que “a parceria com o consórcio CISVARC é estratégica para otimizar recursos e ampliar a oferta de serviços especializados de saúde à população. Esse contrato trará benefícios diretos e melhorará a qualidade dos atendimentos”, pontou.
A reunião também abordou o decreto de situação de emergência em Saúde Pública, que reforça a necessidade de ações estratégicas diante do aumento de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesse contexto, os conselheiros solicitaram que a equipe de Vigilância Ambiental apresente dados detalhados sobre a estrutura e as ações de combate às arboviroses em Várzea Grande.
Deise Bocalon afirmou que o enfrentamento das arboviroses é prioridade para a atual gestão. “Estamos intensificando as ações de vigilância e buscando recursos para estruturar melhor as equipes responsáveis pelo combate a essas doenças. E a decretação de emergência nos permite agir com maior agilidade para implementar medidas de prevenção e controle, garantindo uma resposta rápida às demandas de saúde pública que surgem neste momento crítico”.
MEMBROS – Foi discutida e aprovada, a indicação e posse dos novos membros do CMS/VG, além da apresentação de uma denúncia sobre a ausência de respostas aos ofícios encaminhados por conselheiros à gestão anterior. A questão foi submetida à votação e será formalmente encaminhada à Secretaria de Saúde para as devidas providências. A secretária atual destacou que, em sua gestão, a transparência nas ações e serviços de saúde será uma prioridade, com especial atenção ao Conselho e às suas demandas.
Também foi apresentada uma proposta para regulamentar a carga horária de 40 horas semanais para os cirurgiões-dentistas, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos. A medida é considerada fundamental para melhorar os indicadores de saúde bucal no município.
O presidente interino do CMS/VG, Joilson Ruas do Nascimento, afirmou que a reunião reforçou o compromisso do CMS/VG e da secretaria municipal de Saúde em buscar soluções para os desafios enfrentados pelo município, com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à população. “É importante a participação da sociedade no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Nosso papel é garantir que as demandas da população sejam ouvidas e que os recursos sejam aplicados de forma eficiente”, afirmou.
Sobre o diálogo com o Conselho Municipal de Saúde a secretária Deise Bocalon avaliou: “O diálogo com o Conselho é essencial para alinharmos as prioridades e construirmos soluções que atendam, de forma transparente e eficiente, às necessidades da nossa população. Nosso compromisso é trabalhar para fortalecer a saúde pública de Várzea Grande, garantindo mais qualidade nos serviços e maior acesso da população à saúde”.
Para outras informações, o Conselho Municipal de Saúde está à disposição no telefone (65) 3688-3645 ou pelo e-mail [email protected]
Lucas do Rio Verde
Saúde alerta a população para os cuidados contra o Aedes aegypti
“Dez minutos por semana, podem salvar vidas”, é com essa mensagem que a Secretaria Municipal de Saúde está orientando a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
O mosquito, que se reproduz em qualquer recipiente com água parada, é o principal responsável pela transmissão do vírus da dengue, febre chikungunya e zika.
A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, explica que o período chuvoso é o mais propício a proliferação do mosquito, mas que hábitos de limpeza podem evitar a reprodução do Aedes aegypti.
“Se as pessoas tirarem pelo menos dez minutos por semana pra olhar o seu quintal, verificar se há embalagens que possam acumular água, vamos evitar a proliferação do mosquito e com certeza, salvar vidas”.
Em 2024, o município de Lucas do Rio Verde registrou 304 casos confirmados de dengue, com um óbito e nove casos de chikungunya. Os dados são da Vigilância em Saúde.
Segundo a supervisora, somente nos 18 primeiros dias deste ano, foram confirmados 11 casos de dengue, três casos de chikungunya, e outros três ainda em investigação.
“A nossa preocupação maior, hoje, é em relação a chikungunya. São moradores de Lucas, e a maioria se contaminou em outros municípios, e podem contribuir com a transmissão do vírus”.
Mutirão de Recolhimento de Entulhos
Para reduzir os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras está realizando um mutirão de recolhimento de entulhos.
O trabalho começou em dezembro de 2024, nos bairros Jaime Seiti Fujii e Vida Nova e será finalizado na sexta-feira (24), no Industrial V (em frente a BRF).
Em 25 dias de mutirão, foram recolhidas cerca de 4.200 toneladas de entulhos, são móveis, eletrodomésticos, podas de árvore e pneus, que terão o descarte adequado.
Vacinação contra Dengue
Uma iniciativa importante na redução dos casos graves da doença é a imunização. As doses da vacina contra a dengue estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).
Inicialmente, estão sendo imunizadas as crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses.
A escolha do público-alvo foi realizada pelo Ministério da Saúde, tendo como base estudos que apontam maior risco de agravamento da doença nessa faixa etária.
A vacina apresenta mais de 80% de eficácia contra a dengue, causada pelos quatro sorotipos e também previne as formas graves da doença.
Importante
Horário de vacinação nas UBSs
De segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30 e nos finais de semana e feriados, na unidade do Tessele Junior, das 13h às 18h.
-
Política MT17/01/2025 - 16:30
Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
-
Política MT17/01/2025 - 16:00
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024
-
Política MT16/01/2025 - 22:30
Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso
-
Política MT17/01/2025 - 14:30
Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Chico Guarnieri visita as cidades Rio Branco e Salto do Céu, destruídas pelas chuvas
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres
-
Rondonópolis17/01/2025 - 20:30
Chuva forte abre cratera no Jardim América. Motoristas devem optar por outras rotas
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha